terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- Quintana foi eleito o MVP da vitória deste sábado (32-30) sobre o ABC, na 21.ª jornada da fase regular do Andebol 1 e, de facto, as suas 12 defesas fizeram uma boa parte da diferença. Mas há muito mais nomes a incluir como responsáveis pela 29.ª vitória em 29 partidas esta época dos Dragões: toda a equipa mostrou alma para dar a volta a um início difícil e manter a liderança do marcador numa segunda parte em que os minhotos nunca deixaram o FC Porto deslocar. Entre outros, há a referir a capacidade ofensiva revelada por Leandro Semedo (quatro golos), as assistências de Miguel Martins (ainda mais importantes do que os três golos que marcou) e o esforço de Areia (mesmo a jogar fora da sua posição, como lateral, apontou quatro golos) e de Gustavo Rodrigues, que se lesionou na primeira parte mas ainda voltou ao campo.

Basquetebol

- O FC Porto bateu o Illiabum (73-63), no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital, garantindo assim um lugar nas meias-finais da Taça Hugo dos Santos, nas quais vai defrontar a Oliveirense, que levou a melhor sobre o Vitória de Guimarães (70-51). A outra meia-final irá opor o Benfica ao Galitos Barreiro.

Os campeões nacionais vão assim discutir com a formação de Oliveira de Azeméis o acesso à final de uma prova que conquistaram na época passada, após um triunfo sobre o Benfica (69-68) no jogo da decisão.

- Às 15h00 deste domingo (com transmissão em direto em A Bola TV), no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital, FC Porto e Benfica discutem o segundo troféu da temporada, a Taça Hugo dos Santos, depois da vitória azul e branca (84-70), na Supertaça, disputada em setembro do ano passado. Os Dragões, atuais detentores do troféu - conquistado precisamente aos lisboetas​-, garantiram a presença no jogo decisivo depois de terem batido a Oliveirense por 70-65, nas meias-finais da competição, num jogo dividido do princípio ao fim e com trocas constantes no marcador.

- O FC Porto perdeu diante do Benfica por 60-77 na final da Taça Hugo dos Santos, competição que em 2009/10 tomou o lugar da Taça da Liga no calendário basquetebolístico nacional. Os Dragões falharam a conquista do troféu que ergueram na época passada​, porque não tiveram uma tarde inspirada e tiveram pela frente um adversário dono de uma enorme eficácia no jogo exterior: 16 lançamentos convertidos em 33 tentados contra 3 em 18 dos portistas. A diferença que ajuda a explicar aquela que foi a quarta derrota dos campeões nacionais a nível interno nesta temporada.

Hóquei em Patins

- O FC Porto Fidelidade venceu a formação francesa do Mérignac, por 6-2, no jogo da 5.ª jornada do Grupo B da Liga Europeia de hóquei em patins, resultado que apura a equipa de Guillem Cabestany para os quartos de final da prova, uma vez que os italianos do Bassano foram derrotados pelo FC Barcelona (3-2) no outro jogo do grupo.

Bilhar

- A equipa de bilhar do FC Porto bateu o BC Porto, por 4-0, conquistando o quarto triunfo em quatro jogos realizados no Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas (zona Norte) e o 30.º consecutivo na prova. A última derrota aconteceu em Almada, contra o Sporting, pela margem mínima, em julho de 2015, e o recorde de 28 vitórias estabelecido em dezembro continua assim a engordar. O resultado deixa os campeões nacionais – única equipa só com triunfos na zona Norte – no topo da classificação, com 12 pontos, mais três do que os perseguidores Leça e Leixões.

Ciclismo

- A equipa de ciclismo do FC Porto, a W52-FC Porto-Mestre da Cor, deu início à competição oficial no ano de 2017, concluindo a primeira etapa da Volta à Comunidade Valenciana, disputado em Orihuela (Espanha), no 20.º posto.

- Amaro Antunes terminou em sexto lugar a segunda etapa da Volta à Comunidade Valenciana, que ligou Alicante a Dénia, num total de 180,6 quilómetros. O ciclista português, o único dos três reforços da W52-FC Porto-Mestre da Cor para 2017 presente na prova, gastou mais 12 segundos do que o vencedor da etapa, o alemão Tony Martin (Katusha), que cumpriu a distância em 4h44m35s.

- Samuel Caldeira terminou em sexto lugar a terceira etapa da Volta à Comunidade Valenciana, que ligou Canals a Riba-Roja de Túria, num total de 161 quilómetros. Numa chegada ao sprint, o algarvio da W52-FC Porto-Mestre da Cor terminou com o mesmo tempo (3h49m02s) do que o vencedor, o dinamarquês Magnus Cort Nielsen (ORICA-Scott), seguindo-se os franceses Nacer Bouhanni (Cofidis) e Bryan Coquard (Direct Energie).

- O portista Amaro Antunes foi o grande destaque da equipa da W52-FC Porto-Mestre da Cor na quarta e penúltima etapa da Volta à Comunidade Velenciana (Valência, Espanha), ao concluir a etapa mais dura da prova, que terminou com uma chegada numa contagem de montanha de primeira categoria, no terceiro posto, sendo apenas superado pelo consagrado colombiano Nairo Quintana (Movistar), vencedor da etapa, e pelo ciclista da Eritreia Merhawi Kudus (Dimension Data).

- Terminou a 68.ª edição da Volta à Comunidade Valenciana, com Samuel Caldeira, em 20.º, a ser o melhor ciclista da W52-FC Porto-Mestre da Cor entre os que cortaram a derradeira meta, na cidade de Valência, na conclusão da quinta etapa da prova espanhola.

Natação

- A equipa master (maiores de 25 anos) do FC Porto alcançou o terceiro lugar no Open Internacional de Masters de Inverno, atrás de Algés e Fluvial Portuense. Os Dragões participaram na prova – que teve lugar na Piscina Municipal Carlos Manafaia, em Sines – com 21 atletas, demonstrando um crescimento no número e no nível dos nadadores, devido à utilização da nova Piscina de Campanhã, desde o final de 2015.

A comitiva azul e branca obteve vários títulos e bateu recordes de Portugal, numa competição que teve a presença de 614 nadadores, 399 masculinos e 215 femininos, em representação de 62 clubes. A organização foi da Federação Portuguesa de Natação, Associação de Natação do Alentejo e Município de Sines.

- A nadadora do FC Porto Ana Rita Faria integrou a seleção júnior portuguesa de natação, que participou no 25.º International Meeting Uster 2017, na Suíça. Na competição, participaram 288 nadadores absolutos, de 77 clubes, e seleções de 18 países.

A jovem portista, em fase de intensa preparação para os Campeonatos Nacionais do final de março, alcançou três finais A (dois oitavos e um nono lugares) nas provas de 50, 200 e 400 metros livres, bem como um quinto lugar na final B dos 100 metros livres.

Sem comentários: