sexta-feira, 3 de março de 2017

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto reencontrou-se com as vitórias ao derrotar sem dificuldades a Académica S. Mamede por 38-25, e recuperou os seis pontos de vantagem que lhe permitem continuar a comandar de forma isolada e invicta a classificação​ da primeira fase do Andebol 1 ao fim de 23 jornadas. Os números do marcador refletem na perfeição um jogo em que os azuis e brancos foram dominadores do início ao fim e que foi sentenciado nos primeiros minutos avassaladores da segunda parte.

- Com a vitória incontestável conquistada em Braga sobre o Arsenal da Devesa (45-27), o FC Porto igualou o recorde de melhor arranque de sempre no Andebol 1 por si próprio estabelecido na época anterior: 24 vitórias nos primeiros 24 jogos, 22 jogos da fase regular e dois dos quartos de final do play-off. A duas jornadas de terminar a primeira fase do campeonato, os Dragões seguem na liderança da tabela e é nessa condição que, com este resultado, entrarão na fase final que apurará o próximo campeão nacional e para a qual transitam metade dos pontos somados nestas 26 rondas.

- Uma defesa de Hugo Laurentino no último segundo do jogo, quando o Madeira SAD procurava desesperadamente o empate, permitiu ao FC Porto vencer no Funchal, por 29-28, em encontro da 25.ª jornada do Andebol 1. Isso significa que os Dragões superaram o arranque da temporada passada (24 vitórias nos primeiros 24 jogos, 22 da fase regular e dois dos quartos de final do play-off) e ficam a apenas um triunfo (na casa do Sporting da Horta, em encontro a disputar a 15 de março) de terminar pelo segundo ano consecutivo a primeira fase com um registo perfeito. A partida, que teve lugar no Pavilhão do Funchal – os portistas aparecem como visitados devido a uma inversão de jornada, sendo que a recepção aos madeirenses ocorreu na primeira volta –, ficou marcada pelo final frenético: os insulares chegaram a ter sete golos de desvantagem no início da segunda parte, mas ainda foram a tempo de discutir o resultado.

Basquetebol

- O FC Porto recebeu e bateu o Maia Basket (110-60), no Dragão Caixa, terminando assim com uma vitória a primeira fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. Frente ao último classificado à entrada para esta ronda, os Dragões não vacilaram e registaram o 19.º triunfo nos 22 jogos que perfizeram a primeira fase, que fechou com o FC Porto na liderança, com 41 pontos, mais dois do que o Benfica.

- O FC Porto perdeu diante do Illiabum (78-77), no Dragão Caixa, falhando assim o apuramento para a Final 8 da Taça de Portugal. Em partida referente aos oitavos de final da prova, os Dragões estiveram quase sempre na frente do marcador, mas um triplo de Nikola Tadic no último segundo atirou os campeões nacionais para fora da Taça de Portugal.

Hóquei em Patins

- Três golos nos primeiros cinco minutos da partida acabaram por ser determinantes na vitória (7-2) do FC Porto Fidelidade no pavilhão do Turquel, no jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins. Os portistas “vingaram” a derrota sofrida na época anterior com um “bis” de Vítor Hugo e golos de Hélder Nunes, Rafa e Gonçalo Alves, Reinaldo Garcia e Jorge Silva. A segunda vitória consecutiva dos portistas reduz, à condição, a distância para o topo da tabela, que está agora a dois pontos.

Bilhar

- A equipa de bilhar do FC Porto bateu o Leixões, por 3-1, em jogo da sétima ronda da zona Norte do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, disputado na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão. Concluída a primeira volta, os Dragões mantêm o registo perfeito (sete vitórias em sete encontros) e lideram com 21 pontos, mais sete do que o segundo, o Leça, que tem menos um encontro disputado. São já 33 os triunfos consecutivos da equipa, desde julho de 2015.

Ciclismo

- O penafidelense Joaquim Silva foi o melhor ciclista da W52-FC Porto-Mestre da Cor na primeira etapa da edição de 2017 da Volta ao Alentejo, terminando no 21.º posto uma etapa que terminou em Castelo de Vide com uma chegada ao sprint e um grupo de 28 a concluir com o mesmo tempo do líder. O italiano Rinaldo Nocentini (Sporting/Tavira) venceu a etapa, seguido por Eduard Prades (Caja Rural-Seguros) e Carlos Barbero (Movistar), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

- Após mais uma chegada em pelotão compacto, Daniel Freitas foi o primeiro corredor da W52-FC Porto-Mestre da Cor a terminar a segunda etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta, concluindo os 171,3 quilómetros da ligação entre Monforte e Portel no 12.º posto, com o mesmo tempo do vencedor e de mais cinco portistas.

- Na chegada a Mértola, no final da terceira etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta, o portista Daniel Freitas voltou a ser, à semelhança da segunda etapa, o melhor corredor da W52-FC Porto-Mestre da Cor, terminando a tirada no 12.º posto, a dois segundos do vencedor, o colombiano Juan Sebastian Molano (Manzana Postobon), que bateu nos derradeiros metros o britânico Christopher Lawless (Axeon Hagens Berman).

- À semelhança do que tem sido habitual na 35.ª edição da Volta ao Alentejo, a quarta etapa terminou ao sprint, desta vez ganho pelo norte-americano Logan Owen (Axeon Hagens Berman), que terminou os 175,8 quilómetros da tirada que ligou Odemira a Alcácer do Sal em 3h58m53s. O melhor portista, tal como nos dois últimos dias, foi Daniel Freitas, com o corredor da W52-FC Porto-Mestre da cor a encabeçar um grupo que terminou cinco segundos depois do vencedor.

- O algarvio Samuel Caldeira foi o melhor portista na quinta e última etapa da edição de 2017 da Volta ao Alentejo em bicicleta, tendo sido o sétimo a cortar a meta final situada na cidade de Évora. No último sprint da 35.ª edição da alentejana, o colombiano Juan Molano repetiu o triunfo do terceiro dia, vencendo nos metros finais o britânico Christopher Lawless (Axeon Argens Berman) e o suíço Dylan Page (Caja Rural), tendo o trio concluído os 168,9 quilómetros em 4h05m50s.

Sem comentários: