sábado, 4 de março de 2017

A missão é chegar à liderança...nem que seja por umas horas

A fase FC Porto atualmente é de simples caracterização: Ganhar todos os jogos e ficar à espera do tal deslize do Benfica. É nesse conceito que chega o jogo da 24ª jornada da Liga NOS frente ao Nacional da Madeira, um dos jogos de maior favoritismo portista até ao final do campeonato.

Em condições normais a equipa de Nuno Espírito Santo seria sempre favorita a jogar em casa frente ao Nacional da Madeira, mais ainda quando nos vemos que os insulares estão a fazer um campeonato negativo e estão nos lugares de despromoção. A situação não está fácil para a equipa de Predrag Jokanovic que ainda não venceu em 2017 e está numa série de 10 jogos sem vencer.

Já o FC Porto está na melhor série da temporada e tem aliado vitórias a exibições agradáveis na Liga NOS. São sete vitórias seguidas. Seja com Soares, com André Silva, com Óliver ou sem Óliver, o dragão tem vencido e está numa luta interessante pela liderança.
Mudança tática no horizonte?
Nuno Espírito Santo tem sido adepto de constantes mudanças no 11 e também no sistema tático. Por exemplo, na última partida frente ao Boavista o treinador portista optou por atuar só com um avançado (Soares), deixando André Silva no banco. NES optou por reforçar o meio-campo, como tantas vez faz nos jogos fora de portas.

Ainda assim, e porque tem sido uma postura recorrente, é esperado um FC Porto com mais peças no ataque de início. Por isso espera-se que André Silva regresse ao 11 e faça dupla com Soares, um avançado em grande forma que leva seis golos nos últimos cinco jogos da Liga NOS. A grande dúvida será na direita. Corona e Herrera não estão (ambos lesionados) e por isso as opções passam por colocar André André ou Otávio.

Para terminar temos de referir um aspecto curioso que envolve Jokanovic. O treinador do Nacional da Madeira já jogou seis vezes contra o FC Porto e tem um saldo de 50% de vitórias, com três triunfos. Para além disso o Nacional da Madeira já venceu por três vezes no Estádio do Dragão e é a par de Sporting e Benfica o clube que mais vezes venceu no novo estádio portista. 
clicar para ampliar

Sem comentários: