sábado, 18 de março de 2017

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto perdeu no pavilhão do Granollers, por 33-22, na quarta jornada do grupo B da Taça EHF, o que complica muito as hipóteses de passagem dos Dragões à fase seguinte. Os portistas são terceiros e têm apenas dois pontos, resultado precisamente do triunfo da semana passada frente ao mesmo adversário, enquanto os catalães, segundos, somam quatro, quando faltam disputar duas rondas. Neste jogo, os azuis e brancos estiveram em desvantagem desde o oitavo minuto (3-2), perderam o comboio do marcador nos últimos dez minutos da primeira parte (ao intervalo o resultado era de 14-8) e nunca mais se conseguiram colocar em posição de discutir o resultado. Para além dos erros próprios, tiveram ainda pela frente um guarda-redes adversário inspirado: Vicente Álamo fez 15 defesas ao longo de todo o encontro.

- O FC Porto fez o pleno na primeira fase do Campeonato Nacional do Andebol 1, terminando-a com 26 triunfos em 26 jogos depois de bater o Sporting da Horta (38-28), nos Açores. Repetido o feito da época anterior, na qual também venceram todos os jogos na primeira fase, os Dragões somaram os 78 pontos em disputa e olham agora para a segunda fase do campeonato, na qual a pontuação passará para metade. O FC Porto vai integrar o Grupo A, juntamente com Sporting, ABC, Benfica, Madeira SAD e Águas Santas.

- O FC Porto recebe o Madeira SAD na primeira jornada do grupo A da fase final do Andebol 1, em encontro agendado para as 20h30 da próxima quarta-feira, 22 de março, e com transmissão em direto no Porto Canal. O sorteio, realizado no Auditório do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa, ditou ainda dois clássicos consecutivos no Dragão Caixa: a 8 de abril, frente ao Sporting, e quatro dias depois, frente ao Benfica. Na 10.ª e última ronda, os azuis e brancos recebem o Águas Santas, a 27 de maio, mas o calendário final poderá ainda sofrer várias alterações.

Os Dragões iniciam a fase final com 39 pontos, mais três do que o segundo, o Sporting. Recorde-se que os clubes arrancam com metade dos pontos que obtiveram na primeira fase, com os arredondamentos a serem feitos para cima quando o valor é igual ou superior a 0,5. Um eventual desempate em caso de igual número de pontos nada tem a ver com a primeira fase: nesse caso, os primeiros critérios serão a diferença de golos marcados e sofridos nos jogos da segunda fase entre as equipas empatadas e, depois, entre todas as equipas.

Basquetebol

- A liderança da Liga Portuguesa de Basquetebol continua a pertencer ao FC Porto ao fim dos 24 jogos até agora disputados – a vantagem é de dois pontos para o trio que partilha a segunda posição da tabela​. A segunda jornada da segunda fase foi fechada no Dragão Caixa com uma vitória incontestável do FC Porto sobre o Benfica por 85-74 num jogo em que foi claramente mais forte e em que mandou no marcador durante quase todos os 40 minutos. Com 22 pontos, o poste sérvio Sasa Borovnjak sobressaiu por ter sido o mais eficaz dos portistas na hora de lançar ao cesto, mas a verdade é que este foi um triunfo conquistado por uma equipa que coletivamente foi superior ao adversário, sobretudo a nível defensivo.

- Depois do triunfo no clássico, o FC Porto venceu no Dragão Caixa o Illiabum, desforrando assim a derrota frente à formação de Ílhavo que ditou o afastamento da Taça de Portugal. O triunfo na partida da terceira jornada da segunda fase, por claros 85-53, permite aos Dragões continuar confortavelmente na liderança da tabela, com dois pontos de vantagem sobre Benfica e Oliveirense.

Hóquei em Patins

- Terminou com um empate a sete golos a primeira mão dos quartos de final da Liga Europeia de hóquei em patins, que colocou frente a frente o FC Porto Fidelidade e os catalães do Reus. No Dragão Caixa, os azuis e brancos estiveram praticamente toda a partida em vantagem no marcador, mas nos minutos finais foram obrigados a recuperar de uma desvantagem de um golo para segurar o empate que serve de base para o decisivo jogo da segunda mão, agendado para 1 de abril.

Bilhar

- O portista Tiago Teixeira, de apenas 14 anos, venceu o 6.º Open Federativo de snooker, no qual competem jogadores dos distritos do Porto, Braga e Aveiro, derrotando na decisiva partida o atleta do Leixões Mário Maravilhas, por 3-1.

No percurso até à final, a jovem promessa, há dois anos nos quadros azuis e brancos, deixou pelo caminho nos quartos de final Tiago Silva (3-1) e na meia-final Luís Alves (3-1).

- O FC Porto bateu a Académica de Leça, por 3-1, em jogo da nona jornada da zona Norte do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas. Foi a 35.ª vitória consecutiva na prova, a nona em outras tantas jornadas já disputadas nesta temporada que fazem dos campeões nacionais a única equipa invicta das 16 que disputam esta primeira fase da competição maior do bilhar a nível nacional, depois da derrota do Benfica diante do Sporting nesta mesma ronda da zona Sul.

Ciclismo
 
- O algarvio Amaro Antunes foi o melhor ciclista da W52-FC Porto-Mestre da Cor na Clássica Aldeias do Xisto, que foi ganha pelo espanhol Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé). Este resultado deixou o portista no segundo posto do troféu Liberty Seguros, que, além desta prova, foi composto pela Clássica da Serra da Arrábida e pela Prova de Abertura-Região de Aveiro.

Sem comentários: