sexta-feira, 7 de abril de 2017

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- A aventura europeia do FC Porto na Taça EHF terminou, na Alemanha, onde os Dragões perderam por 30-28 com o Göppingen, o vencedor do Grupo B e organizador da fase final da competição. Os azuis e brancos, que entraram no terreno de jogo já a saber da impossibilidade de qualificação para os quartos-de-final, chegaram ao intervalo em vantagem (13-10), mas permitiram a reviravolta na segunda metade.

- A primeira derrota do FC Porto na edição 2016/17 do Andebol 1 aconteceu em Braga, frente ao ABC (28-30), o fim de 28 jogos, de mais de meio ano – seis meses e quatro semanas, 209 dias para sermos precisos. Aconteceu porque os bracarenses foram mais fortes na segunda parte, mas também porque houve algumas decisões da dupla de arbitragem que penalizaram muito os azuis e brancos. E cumpridas que estão duas jornadas da fase final, o campeonato parece relançado: os azuis e brancos, primeiros da classificação, têm agora apenas um ponto de vantagem sobre o Sporting, segundo, que no próximo sábado (21h00, Porto Canal) visita o Dragão Caixa para jogar a partida da terceira ronda.

Basquetebol

- O poste Miguel Queiroz e o extremo José Silva são os dois portistas escolhidos para participar no jogo All Star da Liga Portuguesa de Basquetebol, integrando a seleção do Norte, que volta a ser, tal como na edição anterior, comandada pelo treinador dos campeões nacionais Moncho López e respetiva equipa técnica.

A partida que coloca frente a frente as seleções do Norte e do Sul está agendada para o dia 9 de abril, no Pavilhão Municipal de Albufeira, voltando a ser um dos destaques das Festas do Basquetebol Juvenil, que decorrem entre 6 e 11 desse mês.

- O FC Porto segue firme na liderança da Liga Portuguesa de Basquetebol depois de receber e vencer o Galitos Barreiro (82-58), no Dragão Caixa, em partida da quinta jornada da segunda fase da prova. Com este triunfo, os campeões nacionais passam a somar 49 pontos e voltam a entrar em campo na quinta-feira (6 de abril), novamente no Dragão Caixa, frente à Oliveirense. O encontro, da sexta ronda desta segunda fase, terá transmissão em direto no Porto Canal.

Hóquei em Patins

- O FC Porto Fidelidade tem quatro dos dez jogadores convocados por Luís Sénica para representar Portugal na Taça das Nações, também conhecida como Torneio de Montreux, uma vez que se disputa nesta cidade suíça. O guarda-redes Nélson Filipe, o defesa/médio Hélder Nunes e os avançados Rafa e Gonçalo Alves são os Dragões presentes na convocatória.

A edição de 2017 da Taça das Nações vai decorrer entre os dias 12 e 16 de abril e a seleção portuguesa está inserida no Grupo A, juntamente com Espanha, Angola e Chile. Portugal começa por defrontar os chilenos (12/04, 20h00), seguindo-se o duelo com os angolanos (13/04, 21h00) e, na última ronda, frente aos espanhóis (14/04, 19h30).

- O FC Porto Fidelidade falhou o apuramento para a final-four da Liga Europeia de clubes de hóquei em patins, após ter sido derrotado no desempate por grandes penalidades pelo Reus (4-2), depois de um empate a duas bolas no final do prolongamento. No momento da decisão, os Dragões não conseguiram bater o guardião Pedro Henriques, tendo os espanhóis concretizado dois penáltis.

- O FC Porto Fidelidade venceu no pavilhão da AD Oeiras (10-2), nos oitavos de final da Taça de Portugal, carimbando assim o passaporte para os “quartos” da prova, nos quais vai defrontar a Oliveirense. Os Dragões, atuais detentores do troféu, confirmaram o favoritismo que lhes era atribuído e não deram grandes hipóteses à equipa que ocupa atualmente o segundo lugar da Zona Sul da Segunda Divisão. Segue-se o Candelária, no Dragão Caixa, na 19.ª jornada do Campeonato Nacional. O encontro disputa-se no sábado, às 15h00, e terá transmissão em direto no Porto Canal.

Bilhar

- A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto venceu o Leça por 3-1 em jogo da décima jornada da zona norte do Campeonato disputado na Academia do Estádio do Dragão. Com este resultado os campeões nacionais aumentam para sete os pontos de vantagem sobre o segundo classificado, precisamente os leceiros, e alargam para 36 a série de vitórias conquistadas de forma consecutiva no principal escalão da modalidade a nível nacional.

- O espanhol Daniel Sanchez venceu a segunda etapa da Taça do Mundo de bilhar às três tabelas, batendo na final do torneio que decorreu em Luxor o companheiro de equipa Dick Jaspers, por 40-28. O espanhol, que com este triunfo ascendeu ao segundo lugar do ranking mundial, que é liderado por Jaspers, fixou ao longo do torneio um novo recorde mundial, conseguindo um total de 200 carambolas em 71 entradas, o que resulta numa média de 2,817.

- O FC Porto bateu o BC Porto, na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, por 3-1, em jogo da 11.ª jornada da zona Norte do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas. Foi a 37.ª vitória consecutiva na prova, o que faz dos campeões nacionais a única equipa invicta das 16 que disputam esta primeira fase da competição. Na zona Norte, os azuis e brancos têm agora 33 pontos, mais dez do que o Leça, segundo.

Ciclismo

- O penafidelense Joaquim Silva foi o melhor ciclista da W52-FC Porto-Mestre da Cor no Grande Prémio Miguel Indurain, que decorreu em Estella, na região de Navarra, de onde é natural o corredor penta-campeão da Volta à França que empresta o nome à clássica. O portista terminou o duro percurso de 186 quilómetros, que incluíram duas contagens de segunda categoria e uma de primeira, no 26.º posto, a 6m43 segundos do mais rápido, o britânico Simon Yates (Orica-Scott), que cortou a meta em 4h34m01s.

- O portista Daniel Freitas terminou na décima posição a 57.ª edição da Vuelta Ciclista a la Rioja, que se realizou em Logroño (Espanha), num total de 150,5 quilómetros. Daniel Freitas, o melhor Dragão em prova, cumpriu a distância em 3h26m16s, enquanto o vencedor, o britânico Rory Sutherland (Movistar), fez o percurso em 3h25m07s.

Desporto Adaptado

- A portista Carla Oliveira (categoria BC4) sagrou-se, pela primeira vez, campeã regional de boccia, após vencer o companheiro de equipa Pedro da Clara (BC4) na final da fase regional do Campeonato Nacional, que durante o fim de semana decorreu no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima.

Natação

- Tiago Silva Soares, nadador do FC Porto e filho da campeã portista Alexandra Silva, venceu a prova dos 100 metros livres no escalão de Juniores, nos Campeonatos Nacionais que decorrem até domingo no Centro Olímpico de Piscinas Municipais, em Coimbra.

- João Ribeiro Sousa, nadador do FC Porto, venceu a prova dos 100 metros mariposa no escalão de Juvenis, nos Campeonatos Nacionais que decorreram no Centro Olímpico de Piscinas Municipais, em Coimbra.
 
- A portista Ana Rita Faria sagrou-se campeã nacional de juniores na categoria de 200 metros livres, concluindo a prova com o tempo de 2m05,23s, batendo toda a concorrência do escalão. O tempo fixado pela portista foi também o terceiro a nível absoluto dos Campeonatos Nacionais que decorreram no Centro Olímpico de Piscinas Municipais, em Coimbra.

Sem comentários: