quarta-feira, 17 de maio de 2017

Não me Venham com Histórias

“É melhor ficar em segundo do que em terceiro”. “Ganhámos mais 26M€ com a participação na Champions”! Estranhas frases de alguns (poucos) portistas a deitar água na fervura. Contos da Carochinha para quem estiver distraído. Se a participação desportiva foi insuficiente, a atividade económica foi um desastre. O resultado do 1º Semestre (1 de Julho a 31 de Dezembro) foi de 30M€ negativos e o Capital Próprio evaporou-se. Sem transações com jogadores os Proveitos Operacionais não chegam para pagar os Custos. Gastámos mais do que temos. Ou seja o Resultado Operacional deu prejuízo.
Mas nem é isso que me preocupa. Foi assim todos os anos. No passado tivemos o saber e a sorte de fazer excelentes transações. Compramos barato e vendemos caro. Só que, de algum tempo a esta parte, as posições parecem ter-se invertido. Precisamos de arranjar um bom empresário ou não vamos lá. Os meus amigos fazem ideia de quanto renderam os jogadores que saíram nos últimos 10 anos? Eu digo: Mais de seiscentos milhões de euros (vai por extenso para dar mais ênfase)! Mesmo com esta massa toda não conseguimos substituí-los e construir uma equipa ganhadora. Vamos ter muito trabalhinho pela frente.
Problema número um: A HYDRA DAS SETE CABEÇAS. A “instituição” ocupou todos os lugares de controlo do futebol português: Liga, FPF, Comissões de Disciplina e Justiça, Observadores, Representantes de Jogadores, Árbitros e o Tribunal Arbitral. Urge continuar a denunciar as focas amestradas que vomitam a cartilha todas as semanas e os pasquins escritos e televisionados (com a querida RTP à cabeça) que a troco de uns vouchers para umas cervejolas, e borlas para encher o galinheiro mentem descaradamente sobre as “virtudes” do clube da treta escondendo o Passivo monumental em que está atolado. A Administração esconde-se e quem faz o trabalho de campo é o Porto Canal!
 
Problema número dois: O TREINADOR. Como é conhecido Nuno tem contrato até Junho de 2018. Não acredito que tome a iniciativa de sair por isso teremos que negociar um acordo e pagar-lhe o que for de pagar como aconteceu com os dois anteriores. Este ano foi mau de mais para ser verdade. A equipa pratica um futebol amorfo, descontinuado, inconsequente, previsível. Acredito que possam existir dois NES: o NES Bom e o NES Mau. Desculpem lá os que gostariam que continuasse mas eu não acredito em milagres. Este é mesmo mau.
 
Problema número três: CONTRATAR JOGADORES. Ultimamente, e salvo raras exceções, só tem entrado “Barónis”, a equipa é uma manta de retalhos. Bem sei que andam por aí emprestados uns 30 caramelos dos quais poderemos aproveitar 2 ou 3 mas gostava que a administração conseguisse alguns jogadores de primeira água que se fixassem na equipa. Do plantel atual não creio que mais de metade se aproveite. 
 
Problema número quatro: NÃO TEMOS DINHEIRO. Precisamos de jogadores para entrar de caras na equipa. É urgente despachar os excedentários mas vai ser difícil encontrar quem lhes pegue. Acresce que dos 2 ou 3 que poderemos vender não temos sequer a totalidade dos passes. Os emprestados habitualmente saem de graça ou ficam na prateleira. Resultado: Custos a subir, Ganhos a descer.
Problema número cinco: PINTO DA COSTA. Todos gostamos muito dele (e não estou a ser irónico) deu-nos o que nós, Portistas da velha guarda, nunca sonhamos conseguir depois de 19 anos sem ganhar nada. Seccionista e dirigente tenho que salientar a dupla que fez com José Maria Pedroto. Foi com ambos que se iniciou a conquista de uma quantidade inesquecível de títulos nacionais e estrangeiros nos últimos 30 anos. No património deu um significativo contributo na construção do Dragão, o Pavilhão e o Museu. Com imensa pena minha e de todos os Portistas acabou. Poderia ter ficado como merecia presidente honorário mas não quis. Os restantes membros da administração da sociedade nem merecem comentários. Simplesmente não existem. A SAD é Pinto da Costa os louros ou derrotas são dele.
Problema número seis: PREPARAR O FUTURO. Confesso que embora acompanhe o Clube desde o Campo da Constituição não tenho conhecimento suficiente de quem sejam os sócios capazes de fazer regressar o Clube aos sucessos que nos habituou integrando as listas quando houver eleições. Naturalmente para o Clube deverão ser Portistas se possível com obra feita. Na Sociedade haverá acionistas maioritários com participação assegurada na administração. Sendo o Clube o seu principal acionista com 74,59% é conveniente que o eleito acumule a presidência de ambas. António Oliveira como maior acionista individual deve ter “pelo menos” direito a um lugar na Administração. Assim o queira.
 
Até à próxima
 
PS – No Sábado gostei muito de ver o desportivismo do Vitória ir ao galinheiro assistir ao jogo. A minha dúvida é saber se pagaram o bilhete ou viram o jogo de borla.

2 comentários:

Pedro Silva disse...

Lima

Concordo com muito daquilo que escreveu. Discordo inteiramente é na parte do Treinador.

Isto porque estando o nosso Clube mal de finanças, acredito que não vá dar assim muito jeito estar a pagar mais uma choruda indemnização.

Para mais não faz lá grande sentido “despachar” um Treinador que com a equipa que todos conhecemos conseguiu até à penúltima jornada ter tantos golos marcados e sofridos como o 1.º classificado (este “recadinho” é para quem anda aí a fazer contas à merceeiro).

Para além disto não existem sinais evidentes de que o grupo de trabalho esteja contra NES.

Podemos não gostar do discurso de NES. Assim como podemos não gostar do seu futebol. Mas isto é subjectivo e no dia em que a subjectividade tomar o lugar da razão então o nosso Futebol Clube do Porto ter-se-á transformado numa filial do Sporting CP!

Um forte abraço!

JOSE LIMA disse...

Ok Pedro obrigado por ter comentado. Mas é "a minha subjetividade" que ali coloquei. Acho que tenho a tal "razão"
Não quero para o ano mais do mesmo. Acredito que se NES ficar será mesmo por causa da indemnização.
Grande abraço