sexta-feira, 5 de maio de 2017

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- Alfredo Quintana, Daymaro Salina, António Areia, Miguel Martins e Rui Silva foram chamados à seleção nacional de andebol. Os cinco jogadores do FC Porto, o clube mais representado na convocatória, vão representar Portugal no duplo-compromisso com Suíça, relativo à terceira e quarta jornadas de qualificação para o Campeonato Europeu de 2018.
 
- O FC Porto vai discutir com o ABC um lugar na final da Taça da Portugal, de acordo com o sorteio realizado no Cine-Teatro de Fafe. O outro jogo da meia-final opõe o Sporting ao Avanca.

- O FC Porto regressou às vitórias frente ao ABC (36-24), no Dragão Caixa, e mantém-se firme na liderança do Andebol 1, agora com cinco pontos de vantagem sobre o Sporting, ainda que os lisboetas tenham menos um jogo disputado. Depois do triunfo sobre os campeões em título, na sétima jornada da segunda fase, os azuis e brancos voltam a entrar em campo no dia 13 de maio, precisamente frente ao Sporting. O clássico, referente à oitava e antepenúltima ronda do campeonato, tem início marcado para as 18h00, no Pavilhão Municipal do Casal Vistoso, em Lisboa. 
 
Basquetebol

- O FC Porto fechou com chave de ouro a fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol, ao vencer o Galitos (83-61), no Barreiro, naquele que foi o derradeiro jogo antes do início dos Playoffs. Os campeões nacionais foram os vencedores da fase regular e vão agora defrontar a Ovarense na primeira eliminatória da fase a eliminar. Todas as eliminatórias dos Playoffs serão disputadas à melhor de cinco jogos.

Hóquei em Patins

- O FC Porto Fidelidade venceu a formação da Sanjoanense, por 12-0, na 21.ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins, aumentando assim para sete o número de vitórias consecutivas na prova. No Dragão Caixa, a goleada dos Dragões foi conseguida graças aos golos de Gonçalo Alves (3), Hélder Nunes (3), Telmo Pinto (2), Rafa, Jorge Silva e do estreante Dinis Abreu.

Bilhar

- O FC Porto apurou-se para os quartos de final da Taça de Portugal, após bater o BC Porto por 2-0, na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão. A eliminatória foi disputada em sets de 15 carambolas e à melhor de três sets - como nas mesas dois e três foi ganho pela maior margem, não foi necessário acabar o jogo nas mesas um e quatro.

Ciclismo

- O espanhol Raúl Alarcón, da W52-FC Porto-Mestre da Cor, terminou a primeira etapa da edição de 2017 da Volta às Astúrias na segunda posição, após concluir os 169 quilómetros que ligaram as localidades de Oviedo a Pola de Lena a 22 segundos do ciclista mais rápido do dia. Esse foi o colombiano Alfonso Roldan Weimar (Medellin-Inder), que finalizou a tirada em 4h12m50s.

- Uma exibição de grande nível de Raúl Alarcón, na segunda e mais exigente etapa da edição de 2017 da Volta às Astúrias em bicicleta, vale ao espanhol a camisola azul, símbolo da liderança da prova internacional que termina na segunda-feira. Nesta etapa, o portista repetiu o segundo lugar que tinha conseguido na etapa inaugural, tendo sido apenas superado pelo consagrado Nairo Quintana (Movistar) na chegada ao Alto del Acebo.

- Raúl Alarcón resistiu a tudo, inclusive a muita neve, e foi o grande vencedor da Volta às Astúrias 2017, assinando o primeiro triunfo individual do FC Porto numa prova internacional desde que o clube regressou às estradas. O ciclista espanhol da W52-FC Porto-Mestre da Cor foi o mais rápido na terceira e última etapa, que ligou Cangas del Narcea e Oviedo (Uría), num total de 120 quilómetros.

Desporto Adaptado

- A seleção portuguesa de Futebol de 7 (Paralisia Cerebral) que vai participar na edição inaugural da Sal Beach Soccer Cup é composta unicamente por jogadores do FC Porto: Jesus Barbosa, Jorge Pereira, Lucas Pinheiro, Luís Ferreira, Pedro dos Santos, Rui Gonçalves, Telmo Baptista, Tiago Ramos, Vasco Santos e Vítor Vilarinho.

- Decorreu o IV Torneio da Natação Adaptada da Cidade do Porto, nas Piscinas de Campanhã, prova em que o FC Porto se fez representar por 16 atletas. O torneio rendeu um total de 39 medalhas (17 ouro, 13 prata e 9 bronze) e oito recordes nacionais à equipa portista.

- Decorreu em Santarém, a fase Inter-regional do Campeonato Nacional de Boccia, que voltou a ter como protagonistas atletas do FC Porto. Na classe BC4, e após uma final 100 por cento azul e branca, Pedro da Clara impôs-se à campeã regional Carla Oliveira e “vingou” a última derrota frente à companheira de equipa, enquanto na mesma categoria, mas na variante de pares, a formação portista composta por Pedro da Clara, Hugo Vilela e Carla Oliveira segurou mais um triunfo para os Dragões.

Natação

- O FC Porto venceu coletivamente o Open Vale do Sousa, que decorreu na Piscina Municipal de Felgueiras (25 metros). A equipa azul e branca, que apresentou apenas três nadadores seniores, somou 552,5 pontos, seguida pelo Fluvial Portuense, com 361, e da Seleção Nacional Júnior, com 221.

- Integradas na seleção nacional de juvenis, Mariana Barbosa e Ana Rita Ramos estiveram em destaque no primeiro dia do Meeting Internacional Swann Oberson, que decorre em Genebra, na Suíça.

Mariana Barbosa obteve a medalha de prata ao terminar os 200 metros mariposa na segunda posição, enquanto Ana Rita Ramos conseguiu o terceiro lugar e a respetiva medalha de bronze nos 200 metros livres. - Mariana Barbosa e Ana Rita Ramos, em representação da seleção nacional de juvenis, voltaram a subir ao pódio no último dia do Meeting Internacional Swann Oberson, que decorreu em Genebra, na Suíça. As duas nadadoras do FC Porto conquistaram a medalha de bronze nas provas de 100 metros mariposa e 200 metros costas, respetivamente.

Mariana Barbosa cumpriu os 100 metros mariposa em 1:05.54 minutos, estabelecendo um novo recorde pessoal. No primeiro dia da competição, Mariana Barbosa tinha conquistado a medalha de prata nos 200 metros mariposa, enquanto Ana Rita Ramos tinha chegado à medalha de bronze nos 200 metros livres. As duas portistas estiveram em excelente plano no Meeting suíço.

Sem comentários: