segunda-feira, 10 de julho de 2017

O Cantinho das Modalidades

  • Andebol
- A equipa de andebol regressa ao trabalho a 20 de julho, uma quinta-feira, num dia para o qual estão agendados exames médicos e físicos. Trata-se assim da primeira modalidade de pavilhão a dar por terminadas as férias, com o treino inaugural a ter lugar no dia seguinte, 21. Recorde-se que os Dragões serão orientados em 2017/18 pelo dinamarquês Lars Walther, de 51 anos.

  • Basquetebol
- Pedro Pinto é reforço da equipa de basquetebol, tendo rubricado com o clube um contrato válido para as próximas três temporadas. O base internacional português, de 29 anos, chega ao FC Porto depois de se desvincular do Vitória de Guimarães, clube que representou durante quatro épocas, reforçando assim as posições de base e extremo no plantel portista.

- António Monteiro assinou contrato válido por duas temporadas e está de regresso ao plantel orientado por Moncho López versão 2017/18. O basquetebolista, de 28 anos e 2,05m, representou o Lusitânia na época passada, tendo-se distinguido como um dos melhores jogadores da equipa açoriana.

  • Hóquei em Patins
- O FC Porto, recém-consagrado campeão nacional de hóquei em patins, é o clube mais representado no Cinco Ideal do campeonato 2016/17 escolhido pelos treinadores e capitães das equipas, numa votação levada a cabo pelo site HóqueiPT.

Desafiados a indicar um guarda-redes e quatro jogadores de pista, sendo que nenhum poderia ser da equipa que representavam, treinadores e capitães colocaram o guarda-redes Nélson Filipe e os defesas/médios Reinaldo Garcia e Hélder Nunes entre os melhores do campeonato, juntamente com os avançados Jordi Bargalló (Oliveirense) e João Rodrigues (Benfica).

Hélder Nunes, capitão do FC Porto, foi o mais votado, tendo sido escolhido 16 vezes em 24 possíveis, além de ser o único jogador que repete a presença no Cinco Ideal em relação a 2015/16. A segunda equipa é composta por Ângelo Girão (Sporting), Carlos Nicolía (Benfica), Diogo Rafael (Benfica), Rafa (FC Porto) e João Souto (Oliveirense).

- O guarda-redes Nélson Filipe (32 anos), eleito o melhor da edição 2016/17 do campeonato, e o avançado Jorge Silva (33) renovaram contrato com o FC Porto Fidelidade, com o guardião a prolongar o vínculo por duas temporadas e o avançado por mais uma.

- Álvaro Morais vai reforçar o plantel do FC Porto Fidelidade em 2017/18. O avançado, de 21 anos, chegou à equipa principal dos campeões nacionais no verão de 2015, contratado ao Valongo, mas já tinha passado pelos escalões de formação azuis e brancos. Na temporada que terminou foi emprestado ao Óquei de Barcelos e regressa agora ao Dragão Caixa, ocupando a vaga deixada no plantel pela saída de Vítor Hugo.

- As equipas de Sub-17 e Sub-15 do Dragon Force/FC Porto sagraram-se campeãs nacionais de hóquei em patins. Os Sub-17 portistas bateram o Sporting (5-2) e empataram com o Benfica (3-3), resultados que permitiram chegar ao título nacional. Os Sub-15, por sua vez, venceram o Sporting (5-3) e o Sporting de Tomar (4-3), sagrando-se bicampeões nacionais.

Pior sorte teve a equipa de Sub-13 do Dragon Force/FC Porto, que venceu todos os jogos no campeonato e só perdeu na final, frente ao Paço de Arcos (4-7), falhando assim a conquista do título. Ainda assim, esta temporada, os Sub-13 foram campeões distritais, à semelhança dos Sub-15, que ganharam todos os jogos na fase de apuramento do campeão.

Os Sub-17, vice-campeões distritais, garantiram o tão desejado título nacional, que ficou selado com um empate a três golos frente ao Benfica. Em 2016/17, o hóquei em patins portista teve quatro equipas campeãs nacionais: FC Porto, FC Porto B, Sub-17 e Sub-15.

  • Ciclismo
- João Rodrigues foi o melhor portista no contrarrelógio de Elites dos Campeonatos Nacionais de Estrada, que se realizou em Santa Maria da Feira. O ciclista da W52-FC Porto-Mestre da Cor terminou os 33,9 quilómetros na sexta posição, com o tempo de 43m23s.

O vencedor foi Domingos Gonçalves (RP-Boavista), que cumpriu a distância em 42m19s, seguido de Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA) e Sérgio Paulinho (Efapel). Tiago Ferreira, o outro Dragão em prova, ficou em nono lugar (44m36s), a 2m17s do vencedor.

- O portista Rui Vinhas terminou em segundo lugar a prova em linha do campeonato nacional, sagrando-se assim vice-campeão. O atual detentor da Volta a Portugal cumpriu as 10 voltas ao Circuito de Gondomar, num total de 177 quilómetros, em 4h36m28s, com apenas três de atraso para Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo), que é o novo campeão nacional. Ricardo Vilela (Manzana Postobon), a quatro segundos do vencedor, fechou o pódio.

Entre os dez primeiros, destaque para mais dois portistas: António Carvalho foi sexto, a 24 segundos do vencedor, e João Rodrigues foi nono, a 2m46 de Guerreiro.

- O galego Gustavo Veloso terminou o prólogo da edição de 2017 do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras/Troféu Joaquim Agostinho na segunda posição, concluindo os primeiros oito quilómetros da prova em 10m31s.

O ciclista da W52-FC Porto-Mestre da Cor foi apenas ultrapassado pelo vice-campeão norueguês de contrarrelógio, Andreas Vangstad (Team Sparebanken Sor), que gastou menos oito segundos (10m23s) do que o portista para completar o percurso praticamente plano, na freguesia do Turcifal. É ele que sairá vestido de amarelo na primeira etapa.

No que a ciclistas do FC Porto diz respeito, destaque para mais dois nomes: Samuel Caldeira ficou com o sétimo tempo (10m45s) e Raúl Alarcón fechou o top-10 (10m49s).

- Samuel Caldeira foi o portista mais rápido da primeira etapa do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho. Numa chegada ao sprint, o corredor da W52-FC Porto-Mestre da Cor terminou a tirada no segundo lugar, com o mesmo tempo do vencedor, o francês Yannis Yssad (Armée de Terre).

- Amaro Antunes foi o primeiro a cortar a meta no alto de Montejunto, depois de percorridos 155 quilómetros da segunda etapa do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho desde Sobral de Monte Agraço. O corredor da W52-FC Porto-Mestre da Cor cortou a meta ao fim de 3h51m52s, 23 segundos antes de Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira). O terceiro classificado foi José Neves (Liberty Seguros/Carglass), que subiu ao comando da geral individual, destronando o norueguês Andreas Vangstad.

- Amaro Antunes, da W52-FC Porto-Mestre da Cor, assumiu a liderança do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho, que termina com a realização da quarta e última etapa, entre São Martinho do Porto e o Parque Eólico da Carvoeira (162 quilómetros).

- Amaro Antunes sagrou-se vencedor da edição 2017 do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho. Ao terminar em terceiro lugar a quarta e última etapa da prova, que ligou São Martinho do Porto ao Parque Eólico da Carvoeira (162 quilómetros), o ciclista da W52-FC Porto-Mestre da Cor segurou a camisola amarela e o primeiro lugar da geral individual.

Na classificação final, Amaro Antunes registou um total de 16h22m17s, menos 15 segundos do que Rinaldo Nocentini e menos 18 do que Frederico Figueiredo, ambos do Sporting-Tavira, segundo e terceiro classificados, respetivamente. Sem mais Dragões no top-10, estas foram as posições finais dos outros portistas em prova: João Rodrigues (19.º), Gustavo Veloso (24.º), Samuel Caldeira (37.º), Ricardo Mestre (38.º), Raúl Alarcón (40.º), Tiago Ferreira (70.º), Àngel Sánchez Rebollido (87.º).

A W52-FC Porto-Mestre da Cor também triunfou por equipas.

  • Desporto Adaptado
- Carla Oliveira ajudou a seleção nacional de boccia a conquistar a medalha de ouro no BISFED 2017 Regional Open, que se disputa até domingo na Polónia. A atleta do FC Porto participou no par BC4, juntamente com Manuel Cruz e Domingos Vieira, que no tie brakeda final derrotou a Croácia por 1-0, após um empate a dois.

Após perder com a Alemanha, já no parcial de desempate, e ter vencido a Turquia na fase de grupos, Portugal bateu a Eslováquia por 5-3 na meia-final.

Este sábado inicia-se a fase individual da competição, na qual também já entra em campo Bruno Ribeiro na classe BC3, enquanto Carla Oliveira participará na classe BC4.

Para além da medalha de ouro no par BC4, Portugal também conquistou o primeiro lugar no par BC3 e no par BC1/BC2.

- Depois do grande sucesso na fase de pares e equipas, na qual Carla Oliveira conquistou a medalha de ouro no par BC4, a fase individual do BIESFED 2017 Regional Open teve dois Dragões em ação na seleção portuguesa de boccia: Bruno Ribeiro e a já referida Carla Oliveira.

Bruno Ribeiro, na classe BC3, passou em primeiro lugar na fase de grupos após vencer os dois jogos, o primeiro frente a Jari Rummukainen (Grécia) e o segundo por falta de comparência do seu adversário, Thomas Knoth (Alemanha). Nos oitavos de fina, Bruno Ribeiro foi eliminado por Christoffer Hagdahl (Suécia), uma vez que, apesar de ter vencido os dois últimos parciais, os pontos obtidos não foram suficientes.

Carla Oliveira, na classe BC4, ficou em segundo lugar na fase de grupos depois de ter vencido Anita Raguwaran (Alemanha) e de ter sido derrota por Andrzej Janowski (Polónia). A perspetiva seria passar à fase seguinte, mas a desclassificação de dois atletas israelitas alterou a organização da prova e ditou a eliminação de Carla Oliveira.

  • Natação
- O FC Porto foi o grande vencedor dos Campeonatos Regionais de Clubes, que decorreram na Piscina Olímpica de Campanhã. A formação portista totalizou 3054 pontos e superou a concorrência, nomeadamente o Fluvial Portuense (2984) e o Famalicão (2876), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

A equipa azul e branca, que se sagrou campeã, entrou em prova com 33 nadadores de ambos os sexos, entre Juvenis, Juniores e Seniores. No total, os Campeonatos Regionais movimentaram 330 nadadores de 22 clubes da área geográfica da Associação de Natação do Norte de Portugal. - O FC Porto estará representado por 11 nadadores nos Jogos do Eixo Atlântico, que decorrem em Lugo, na Galiza, Espanha. Beatriz Santos Silva, Catarina Carvalho Pereira, Catarina Silva Soares, Bárbara Vilela Magalhães, Rita Constança Cardoso, Martim Neiva Almeida, João André Oliveira são todos juvenis e vão competir pela seleção do município do Porto em natação pura, assim como Amadeu Cruz, Catarina Rocha, Humberto Mendes e Sara Duarte o farão na natação adaptada.

Humberto Mendes foi também convocado para participar na Competição Europeia para Pessoas com Autismo, em Itália, entre 6 e 11 de setembro.

2 comentários:

JOSE LIMA disse...

Só uma achega. Amaro Antunes além do prémio individual e por equipas, acumulou o prémio por Pontos, Montanha e naturalmente o Combinado.
Abraço

Pedro Silva disse...

Obrigado Lima!

E já agora, vai uma aposta como este ano a Volta a Portugal não vai ter impacto nenhum na nossa Comunicação Social tal a força que o FC Porto tem demonstrado nas recentes provas de ciclismo?