terça-feira, 25 de julho de 2017

O Cantinho das Modalidades

  • Andebol
- Após 13 épocas consecutivas como jogador ao serviço do FC Porto, Ricardo Moreira vai terminar a carreira como atleta mas continuar ligado ao seu clube de sempre. O ponta-direita, que era capitão desde 2009, vai treinar as equipas de juniores e B do clube, dando continuidade a experiências anteriores ao serviço dos Dragões e do Colégio dos Carvalhos.

- Alexis Borges vai jogar no FC Barcelona em 2017/18, por empréstimo do FC Porto, sendo que o clube espanhol tem opção de compra para mais dois anos. O pivô de 26 anos é o primeiro andebolista português a representar os catalães, que foram campeões nacionais nas últimas sete épocas e que já se sagraram por nove vezes campeões europeus, um recorde. Recorde-se que Alexis nasceu em Cuba mas tem também nacionalidade portuguesa, estando apto a representar a seleção.

- Lars Walther foi oficializado como novo treinador de andebol do FC Porto. Na Tribuna VIP do Dragão Caixa, o dinamarquês, de 51 anos, falou pela primeira vez como técnico dos Dragões e deixou já antever os princípios que vão nortear a sua liderança: disciplina, equilíbrio e paciência são predicados que apontou como fundamentais para atingir o sucesso. O objetivo, continuou, é devolver o FC Porto ao topo do andebol nacional, recuperando os principais títulos do calendário português, ao mesmo tempo que espera subir degraus na europa. Para já, a viver os primeiros dias da realidade portista, o técnico admite estar muito feliz pelo regresso a Portugal, desta vez para treinar um “um grande clube” do qual se orgulha de fazer parte.

- Realizou-se no auditório do Centro Cultural Casapiano, em Lisboa, o sorteio da fase regular da edição de 2017/18 do Andebol 1 e a sorte ditou que o FC Porto inicia a prova com uma sempre difícil receção ao ABC, no Dragão Caixa. A estreia no campeonato está prevista para o dia 2 de setembro.

O início do Andebol 1 está longe de, pelo menos na teoria, ser fácil para os Dragões, uma vez que até à quinta jornada visitam três dos pavilhões mais difíceis da prova. Depois da estreia segue-se uma deslocação ao Funchal, para jogar frente ao Madeira SAD (9 de setembro), e nova deslocação, desta vez à Luz, casa do Benfica (16 de setembro).

Os Dragões voltarão depois a casa para receber o São Bernardo (23 de setembro), antes de voltar a Lisboa, desta vez para jogar frente ao Sporting (30 de setembro). A sequência repete-se por ordem inversa na segunda volta da fase regular, que tem início a 6 de dezembro, dia no qual os portistas jogarão no pavilhão do ABC.

A fase regular da prova, que inclui um total de 14 equipas, termina a 10 de março do próximo ano, após 26 jornadas. Tal como no ano passado, o campeão de 2017/18 será conhecido após uma fase final para a qual se apuram os seis primeiros classificados da primeira fase. Estes disputarão uma mini liga que iniciam com metade dos pontos com que terminaram a fase regular. O campeão será o clube com mais pontos somados no final das dez jornadas.

  • Basquetebol
- O FC Porto é um das cabeças de série da segunda ronda de qualificação da edição de 2017/18 da Taça da Europa da FIBA, prevista para os dias 4 e 11 de outubro e cujos vencedores terão acesso à fase de grupos da competição, que os Dragões disputaram nas duas últimas épocas. O adversário será proveniente da primeira ronda, igualmente jogada a duas mãos (20 e 27 de setembro), e só depois será realizado o sorteio da segunda eliminatória, que ainda não tem data definida mas que irá decorrer em Munique, na Alemanha.

Cabeças de série da segunda ronda de qualificação: FC Porto (Portugal), Proximus Spirou Basket (Bélgica), BC Beroe (Bulgária), Petrolina AEK Larnaca (Chipre), ESSM Le Portel (França), Falco KC Szombathely (Hungria), CSA Steaua Bucharest (Roménia), Södertälje (Suécia) e BC Khimik (Ucrânia).

Possíveis adversários: BC Balkan Botevgrad (Bulgária), BC Sokhumi (Geórgia), s.Oliver Würzburg (Alemanha), Szolnoki Olaj KK (Hungria), KR (Islândia), Bnei Herzliya (Israel), BC Nevezis (Lituânia), CSU Sibiu (Roménia), Parma (Rússia), KFUM Boras Basket (Suécia), Demir Insaat Büyükcekmece (Turquia), Belfius Mons-Hainaut (Bélgica), BC Rilski Sportist (Bulgária), BK Pardubice (República Checa), Universidade de Tartu (Estónia), Egis Körmend (Hungria), BC Rabotnicki Skopje (Macedónia), BM SLAM STAL Ostrow (Polónia), CSM CSU Oradea (Rómenia), Istambul Büyüksehir (Turquia), Trabzonspor Medicalpark (Turquia) e Dnipro (Ucrânia).

  • Bilhar
- O bilharista do FC Porto Rui Manuel Costa sagrou-se tetracampeão nacional de bilhar às três tabelas, após vencer o também portista João Ferreira na final da prova que decorreu no salão do Leixões FC.

Com este título individual, Rui Manuel Costa soma mais um a uma época que, por equipas, já tinha ganho, tal como João Ferreira, a Taça dos Campeões Europeus, o campeonato e a Taça de Portugal.

  • Natação
- O primeiro dia da edição de 2017 dos Campeonato Nacional de verão absolutos e juvenis, que decorreram nas piscinas olímpicas do Jamor, em Oeiras, terminaram com os nadadores do FC Porto a arrecadarem sete medalhas, com as estafetas femininas a serem o grande destaque ao conseguirem dois títulos nacionais.

No escalão absoluto as nadadoras azuis e brancas (Catarina Soares, Ana Faria, Maria Cabral e Rosa Oliveira) venceram a categoria 4x50 metros livres, fixando a marca de 1m49,53s, enquanto as juvenis venceram nos 4x200 metros livres. Mariana Barbosa, Catarina Pereira, Catarina Soares e Ana Ramos a terminaram com o tempo de 8m55,09s.

No que toca a medalhas de prata foram duas as arrecadadas por nadadores portistas: o juvenil Pedro Santos nos 1500 metros livres e a estafeta feminina absoluta na categoria 4x200 metros livres. Com o bronze saíram Paula Oliveira (100 metros bruços absolutos), a juvenil Mariana Barbosa (800 metros livres) e a equipa de estafeta masculina na categoria 4x200 metros livres.

- O segundo dia do Open de Portugal - Campeonatos Absolutos de Portugal e Campeonatos Nacionais de Juvenis terminou com os nadadores portistas a conquistarem seis medalhas, com destaque para as três de ouro na categoria de juvenis.

Pedro Santos e Mariana Barbosa (na foto), ambos nos 200 metros livres, chegaram ao triunfo com as marcas de 1:56.79 e 2:06.55, respetivamente. Também de ouro foi o desempenho da equipa (Maria Barbosa, Catarina Soares, Catarina Pereira e Ana Ramos) de estafetas femininas nos 4x100 metros livres, tendo fixado o tempo de 4:05.53.

O medalheiro azul branco do dia na prova, também conhecida como Nacionais de verão, incluiu ainda os terceiros lugares da estafeta absoluta feminina (4x100 metros livres), da sénior Paula Oliveira (50 metros bruços) e da juvenil Ana Ramos (200 metros costas).

- O FC Porto encerrou o terceiro dia do Open de Portugal - Campeonatos Absolutos de Portugal e Campeonatos Nacionais de Juvenis, que decorreram no Complexo de Piscinas do Jamor, com mais seis medalhas conquistadas, com os destaques do dia a serem as medalhas de ouro conseguidas pelos nadadores juvenis Mariana Barbosa 4.27,95m) e Pedro Santos (4.05,23). Os atletas portistas subiram ao lugar mais alto do pódio nos 400 metros livres.

No que respeita a medalhas de prata, foram conseguidas pela sénior Paula Oliveira (2.35,04m), nos 200 metros bruços, e pelo juvenil João Sousa, que terminou no segundo lugar a prova dos 100 metros mariposa (58,96m).

Num dia em que os nadadores portistas conseguiram vários recordes pessoais, destaque ainda para as medalhas de bronze de Mariana Barbosa, nos 100 metros mariposa, e da equipa de estafeta feminina nos 4x50 metros estilos. - Terminou a edição 2017 dos Campeonatos Nacionais de Verão de natação (escalões juvenis e absolutos), com a formação portista a somar no último dia de competição mais sete medalhas. O destaque foi o ouro conseguido pelo juvenil Pedro Santos, nos 200 metros estilos (2m13,83s).

No último de quatro dias de competição no Complexo de Piscinas do Jamor, os Dragões somaram ainda quatro medalhas de prata e duas de bronze. A prata foi conseguida por Mariana Barbosa, nos 200 metros mariposa (2m21,03s), Ana Rita Ramos, nos 100 metros livres (59,55s), ambas com recordes pessoais, e pela equipa de estafeta feminina dos 4x100 metros estilos, enquanto na categoria absoluta a estafeta feminina da mesma categoria fechou também no segundo posto.

Quanto às medalhas de bronze, foram alcançadas pela júnior Maria Carolina Costa (17m34,04s), nos 1500 metros livres (a mais longa distancia do calendário) e por Ana Rita Faria, nos 100 metros livres (58,39s).

Com estes resultados, os Dragões fecharam a competição com um total de 26 medalhas conquistadas.

Sem comentários: