quinta-feira, 26 de outubro de 2017

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto deu um passo importante rumo ao apuramento para a terceira ronda de qualificação para a Taça EHF, ao vencer, no Dragão Caixa, os macedónios do HC Ohrid por uns claros 37-20.

- Depois dos 17 golos de vantagem trazidos da véspera (37-20), o FC Porto voltou a bater o HC Ohrid (44-26), no Dragão Caixa, e apurou-se para a terceira ronda de qualificação para a Taça EHF, a última antes da fase de grupos da prova.

- O guarda-redes Alfredo Quintana, o ponta Diogo Branquinho, o pivô Daymaro Salina e os centrais Rui Silva e Miguel Martins foram chamados à seleção nacional de andebol. Os cinco jogadores do FC Porto, o clube mais representado na convocatória, vão representar Portugal no duplo-compromisso com a Roménia, no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira, para a disputa do II Torneio Terras do Demo. Saliente-se ainda a inclusão na lista de Alexis Borges, pivô emprestado pelos azuis e brancos ao FC Barcelona.

- Os alemães do Füchse Berlim são os adversários da equipa de andebol do FC Porto na terceira eliminatória da Taça EHF, segundo ditou o sorteio realizado em Viena, Áustria. A eliminatória que garante um lugar na fase de grupos vai ter o primeiro jogo no Dragão Caixa, no fim de semana de 18/19 de novembro, seguindo-se a viagem a Berlim no fim de semana de 25/26 do mesmo mês.

- A equipa de andebol do FC Porto conquistou a quarta vitória consecutiva no Campeonato Nacional de Andebol, ao bater a formação vizinha da ADA Maia, por 30-21, na sétima jornada da prova. No Pavilhão Municipal da Maia, uma boa ponta final do primeiro tempo e uma segunda parte autoritária foram determinantes para os portistas chegarem aos 16 pontos na prova, continuando assim a recuperação na tabela após um início de campeonato menos conseguido.

Basquetebol

- O FC Porto somou a segunda derrota na Liga Portuguesa de Basquetebol ao perder diante da Oliveirense (78-93), no Dragão Caixa, em partida referente à terceira jornada da primeira fase.

- O FC Porto perdeu diante do Mornar Bar (81-70), no Montenegro, na jornada inaugural do Grupo C da Taça da Europa da FIBA. Na próxima ronda, a segunda, os Dragões viajam até à Finlândia para defrontar o Kataja Basket.

- O FC Porto perdeu frente ao Benfica (77-71), em Lisboa, na quarta jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol, somando assim a terceira derrota na prova. Depois de mais um jogo europeu, segue-se uma deslocação ao Açores, onde os Dragões vão defrontar o Terceira Basket (28 de outubro, 16h00) e o Lusitânia (29 de outubro, 17h30).

- O FC Porto averbou, na Finlândia, a segunda derrota nesta edição da Taça da Europa da FIBA, ao perder por 84-88 diante do Kataja Basket, num jogo em que a vitória poderia ter sorrido para ambos os lados. Com este resultado, os Dragões ocupam a terceira posição do grupo C, com dois pontos, os mesmos que os austríacos Kapfenberg Bulls (adversário na próxima jornada), menos dois do que os finlandeses, primeiros, e do que os montenegrinos do Mornar Bar, segundos.

Hóquei em Patins

- O FC Porto Fidelidade conquistou a 21.ª Supertaça António Livramento depois de bater o Sporting de Tomar, por 7-3, no Pavilhão Municipal do Entroncamento. Este foi, tão-somente, o quinto título consecutivo da equipa comandada por Guillem Cabestany: duas Supertaças António Livramento, duas Taças de Portugal e um Campeonato perfazem o pecúlio portista a nível interno nos últimos tempos.

- O FC Porto Fidelidade venceu a formação do Grândola, por 14-2, no jogo inaugural do Campeonato nacional de hóquei em patins. A formação de Guillem Cabestany começa assim da melhor forma a defesa do título nacional, voltando à competição no próximo sábado (18h00), com uma deslocação ao pavilhão do Tomar, numa reedição da recente final da Supertaça ganha pelos Dragões.

- Rafa vai continuar a ser jogador do FC Porto até 2020, tendo acrescentado mais dois anos ao atual vínculo, que terminava no final da época. O hoquista, que foi parte importante do triplete em 2016/17, está pela quarta temporada consecutiva no plantel, mas chegou aos Dragões em 2009 – participou ainda no mítico decacampeonato, como júnior, passando depois três anos em Braga, Barcelos e Valongo, regressando em 2014. As conquistas europeias são o grande desafio para os próximos anos.

Bilhar

- A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto venceu o Dragon Force, por 3-1, na primeira jornada do Torneio de Abertura (zona Norte, série um). Na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, apenas Rui Manuel Costa perdeu o seu jogo (40-39 frente a Hugo Costa, em 43 entradas). Fernando Cunha (36-31, em 50 entradas), João Ferreira (40-24, em 31 entradas) e Santos Oliveira (40-16, em 29 entradas) derrotaram os seus rivais, respetivamente Vítor Pinto, Jorge Costa e Manuel de Sousa.

- A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto conseguiu a segunda vitória em dois jogos na série um (zona Norte) do Torneio de Abertura, ao receber e vencer por 3-1 o Centro Norton de Matos. Os portistas lideram a classificação, com seis pontos, mais três do que o Leixões, segundo, com apenas um encontro disputado.

Desporto Adaptado

- O portista Fábio Ramalho, ao serviço da seleção portuguesa de ténis de mesa, conquistou a medalha de bronze nos Campeonatos Internacionais SU-DS para atletas com Síndrome de Down, que estão a decorrer em Vila Nova de Gaia.

- Em representação da seleção nacional, o atleta de boccia do FC Porto Tiago Tavares conquistou a medalha de ouro na categoria de BC3, tanto a nível individual como em pares em que fez dupla com Luís Costa nos Youth Games, que decorrem em Italia

Sem comentários: