terça-feira, 17 de outubro de 2017

Uma Arena com ar de casa que pode dar asas ao Dragão

Coloque-se em espera o campeonato, ponha-se de parte a Taça de Portugal, agora é hora de Champions. A terceira jornada está aí à porta, os grupos ganham maior definição, a margem de erro acaba... e ganha força o primeiro objetivo: o de chegar ao mata-mata.

Nesta última ronda da primeira volta será o FC Porto o primeiro dos três representantes portugueses a entrar em campo, mais uma vez numa deslocação ao estrangeiro mas num recinto que, curiosamente, tem ares de casa para os portistas. Ou não fosse a Red Bull Arena, recinto do RB Leipzig, notoriamente semelhante ao Estádio do Dragão.

Mas porque o foco da noite estará no futebol, e não na arquitetura, é essencial recordar: do outro lado está uma equipa com experiência limitada a nível de futebol europeu, sim, mas que tem brilhado num dos mais competitivos campeonatos, a Bundesliga. Atual vice-campeão, o RB Leipzig ocupa de momento o terceiro lugar e vem de um impressionante triunfo no terreno do líder Borussia Dortmund. 
 
Portistas embalados e com crença para mais

Verdade seja dita, no entanto, também o FC Porto vive um bom momento. Tendo realizado mais uma exibição convincente em mais uma competição distinta - realce-se, claro, o nível bem diferente do adversário na Taça de Portugal -, a equipa azul-e-branca está também ainda embalada pelo triunfo recente no Mónaco, que reforçou as esperanças dos dragões.

Nesta altura, Sérgio Conceição e companhia sabem que têm toda a legitimidade para aspirar à presença nos oitavos-de-final da prova milionária, mesmo tendo em conta a entrada em falso diante do Besiktas, mas este primeiro duelo frente ao RB Leipzig tem potencial para ser decisivo ou perto disso.

Em caso de um triunfo em terreno alemão, a equipa portista fica em posição verdadeiramente privilegiada para seguir em frente na prova. Pelo contrário, uma derrota retiraria o FC Porto dos lugares de apuramento e colocaria grande pressãosobre os azuis-e-brancos para os restantes três jogos.
 
Uma dúvida alemã e as possíveis surpresas

Se o português Bruma parece ter lugar garantido na equipa inicial do RB Leipzig - e será sem dúvida foco de perigo na estratégia da equipa alemã -, o mesmo não se pode dizer do melhor marcador da formação germânica, Timo Werner.

É sobre o avançado de 21 anos que residem as grandes dúvidas no que toca a esta partida, já que o talentoso jogador tem exibido problemas físicos e não atuou em Dortmund. Os seis golos apontados em nove jogos são razão suficiente para deixar os portistas em alerta.

Quanto à equipa do FC Porto, é difícil colocar de parte a hipótese de haver surpresas. No Mónaco surgiu Sérgio Oliveira no onze inicial, uma decisão que surpreendeu tudo e todos e que acabou por dar frutos, tendo o médio realizado uma exibição sólida.

Tendo em conta as várias competições em que o FC Porto está envolvido e tendo também em conta o discurso frequente de Sérgio Conceição, que de forma insistente garante confiar em todos os elementos do plantel, há várias alternativas possíveis para a equipa inicial. Na lateral-direita, Ricardo ou Layún? No meio-campo, Sérgio Oliveira ou Óliver, ou os dois? Dúvidas para dissipar uma hora antes das 19h45, a hora milionária.
clicar para ampliar
Retirado de zerozero
 
NOTA: A análise pós jogo a esta partida poderá só vir a ser publicada durante o dia de Quarta-feira (18 de Outubro).

Sem comentários: