sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Uma viagem no tempo na cápsula do Restelo

Já lá vão 51 anos desde a última vez que Lusitano de Évora e FC Porto estiveram frente a frente num campo de futebol. Entre as décadas de 1950 e 1960, foram 35 os duelos entre as duas equipas, numa altura em que a formação eborense atuava no primeiro escalão do futebol português. Agora, em 2017, os tempos são bem distintos.

A atuar nas distritais desde 2009/10, a última época em que disputou a antiga III Divisão - atual CPP -, o Lusitano conta com um plantel modesto e o orçamento é residual quando comparado com o do adversário desta sexta-feira. Também residuais são, na teoria, as hipóteses de o FC Porto cair nesta fase, mas a esperança dos pequenos contra os grandes é parte integral da festa da Taça.

Fator casa anulado

Muitas vezes é o fator casa que acaba por equilibrar a balança a favor dos pequenos em duelos como este, mas esse será inexistente neste caso. Será em campo neutro que Lusitano e FC Porto se irão defrontar, mais precisamente no Restelo, um campo que até são os dragões que mais visitam hoje em dia.

Ainda assim, e não existindo fator casa, existe o fator Taça. A equipa alentejana sabe que nada tem a perder e sabe que esta é uma oportunidade única para conquistar manchetes dos jornais e prolongar o mediatismo por mais algum tempo; razões suficientes para que os jogadores se transcendam e aproveitem a onda de motivação. 

Que mudanças no Dragão?

É certo que Sérgio Conceição aproveitará para fazer mudanças na equipa e poupar jogadores, principalmente se tivermos em conta que o técnico já em mais de uma ocasião admitiu que o plantel não é tão vasto como gostaria que fosse, considerando as competições em que o FC Porto está envolvido.

Dificilmente haverá nos próximos tempos uma melhor oportunidade para dar descanso a algumas das peças mais importantes, mas ao mesmo tempo o técnico portista não quererá abdicar da competitividade. Assim, e analisando as palavras do técnico na antevisão, haverá algumas alterações no onze, mas este não deverá ser inteiramente novo. Até porque o estado de graça que a equipa atravessa junto dos adeptos é algo que o treinador certamente não quererá arriscar perder tão cedo..
clicar para ampkiar
Retirado de zerozero

Sem comentários: