segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Futebolando

O ambiente no clube da treta é de frustração. O gerente adiou pela segunda vez a pseudo entrevista de propaganda da casa à televisão do clube. Ou o Galamba se esqueceu de lhe escrever o discurso ou o homem ficou patareco com a Sábado. 
O ambiente da terça-feira em todas as tvs e paineleiros afetos ao clube da gaivota voadora era consonante com o dia dos mortos. Tudo com cara de enterro! Era vê-los, os diáconos, sacristões, os que seguram o andor, os escribas avençados etc. a não digerirem a excelente vitória do FCP que até foi maior “à cause” das substituições forçadas e cujos atletas corresponderam em pleno. Mas voltemos aos comentadeiros frustrados que em conjunto rezavam que o penalty a favor do FCP e que não foi assinalado não era penalty. O 2º golo “era em fora de jogo” (já vi as repetições dezenas de vezes, quando a bola parte os atletas do FCP adiantam-se os do Leipzig também avançam e fica um em linha com o Danilo mas nem era necessário), depois com a história das lesões “que o FCP tem um plantel curto, que não vão recuperar, que na Turquia vai ser difícil etc.” e lá vieram com a cena do Casillas que os preocupa mais a eles que estão com um garnisé na baliza do que a nós com a excelente defesa do José Sá de coeficiente 21 numa escala de 0 a 20. O que os deve ter ainda incomodado foi o golo do Maxi a cereja no topo do bolo.
Tiveram porém uma vitória, o FCP jogou quarta e foi obrigado a jogar no Sábado! O Galinheiro e o Zborden que jogaram terça jogaram só no Domingo. Em Guimarães lá se atamancaram com uma equipa da casa muito adormecida. O outro (o que manda nisto tudo) ainda teve a lata de se sentar na Tribuna do Dragão no dia do jogo com o Leipzig!
A Magnífica vitória do FCP sobre o 2º clube mais poderoso da Alemanha soube-nos que nem Ginjas mas caiu nas hostes inimigas como uma bomba de neutrões causando mais estragos que o caso dos emails, a situação caótica do Passivo do clube e os barretes enfiados com a poltica de vendas e compras. Soube-se agora que afinal o Ederson rendeu aos cofres do clube 16 milhões ao contrário dos 40 milhões anunciados com pompa e circunstância, os resultados europeus piores de sempre, a tal dimensão europeia que o Rui Vitória vinha trazer ao clube, a acusação de homicídio qualificado pelo membro de uma das claques que o clube sustenta mas que se recusa a legalizar. Um mistério!

Para variar o clube está agora acusado do lançamento de petardos e artefactos pirotécnicos por adeptos nos recintos desportivos, facto já reincidente como aconteceu em Madrid, onde famílias com crianças sofreram queimaduras causadas pelos energúmenos que o clube diz desconhecer!
Nos recintos desportivos nacionais e fora deles os desacatos e agressões são contínuas. Como com a FIFA e a UEFA não brincam estão a pedir uns jogos á porta fechada ou uma multa que levará o clube a mais uma vergonha nos anais da Champions.

Pela primeira vez um clube poderá ter um triste recorde. Prejuízos com as deslocações superiores às receitas na Champions League! Sobre os desportivos nem é bom falar. Se quiserem anotar descreve-se com alguns algarismos: 0 0 0 0!
 
Outra cena: consta-se que o Bayern de Munique pediu o Livro das Reclamações á instituição por venda de produto defeituoso. Já foi "emprestadado" mas pode ser devolvido! Pessoalmente elogio a contratação do Gabi dos Golos foi uma boa aquisição. Já está na porta de saída. O que vale é que prá semana há mais. Vem aí o São Martinho.
Epílogo - Esta crónica foi escrita na senda do saudoso Futebolar, blogue extinto que estava a denunciar e causar muitos danos e estragos no clube da treta. Silenciaram-nos como tentam silenciar o Universo de Bancada. Tive o prazer de aderir ao Futebolar onde travei "guerras" com os Snnipers Vermelhos, Viriatos de Viseu, Eagle, Shadows, Red Moon etc personagens que eram a guarda avançada nessa altura dos atuais cartilheiros (ainda amadores) e que já flutuavam qual urubus no referido blogue. Denunciamos as artimanhas das arbitragens e as nomeações como as do Vitinho. Corremos com o Ti Lucílio que ficou imortalizada no futebol nacional com a Taça Lucílio Batista o bancário/anarquista que se enfeitiçou por uma Bela Moura e teve de abandonar a carreira. Destruímos a tese do Apito Dourado que passou a apito de folheta mas não conseguimos fazer passar o apito vermelho nem travar as novas aquisições para a direção da arbitragem como o Lucílio, o Duarte Gomes, João Ferreira e outros.

Anulámos todas as queixas á UEFA e não nos esqueceremos de quem as fez mas que foram um flop total. Denunciamos a vigarice do "Bando dos Quatro" do CJ da FPF sobre uma reunião que continuou depois de estar encerrada! Aqui saliento o parecer do Dr. Fretes do Amaral pago a peso de ouro e que foi destruído pelos Tribunais verdadeiros e, ponto por ponto, pelo assíduo colaborador José Lima atualmente autor de irónicas e excelentes crónicas neste blogue.

Fica a recordação e os cumprimentos à Manifcp, (Manuela Martins), José Lima, Fernando Tavares, João Ferreira, entre tantos outros, que defenderam a honra do nosso clube em momentos muito difíceis.

Este texto é de RUI LIMA

2 comentários:

Unknown disse...

Fui um dos que compartilharam essa batalha no futebolada, onde juntamente com outros Portistas defendemos a honra do nosso clube contra a propaganda dos nossos adversários. Nessa altura surgiram blogs como injustiça e o brigdaazul onual ajudei a manter durante alguns meses, mas que devido a inércia de uns, e profissão de outros acabou por desaparecer. Parabéns aos meus amigos, Fernando, Manuela,

JOSE LIMA disse...

Ok unknown, recordo-me do nick, e do Brigada Azul.
Apareça sempre que quiser será benvindo.
Provavelmente já nos cruzamos mas creio que não nos conhecemos pessoalmente. Presumo de seja dos amigos que frequentam os nossos Encontros, agora denominados Dia do Clube.
Qualquer coisa é só dizer
Saudações portistas
joselima918@gmail.com