sábado, 25 de novembro de 2017

Mais do que um estágio para o clássico

No que toca a esta 12ª jornada da Liga NOS, a perspetiva azul-e-branca é uma: manter (ou aumentar) a vantagem sobre os rivais antes do clássico que já tão próximo está. O FC Porto vai este sábado a Vila dos Aves sabendo que três pontos permitirão precisamente isso.

Depois de um empate na Liga dos Campeões e três vitórias seguidas em competições nacionais, a equipa de Sérgio Conceição chega a esta partida como clara favorita, mas pela frente terá uma equipa que, agora comandada por Lito Vidigal, conseguiu voltar às vitórias e sair da zona de descida da tabela.

Os avenses venceram na Liga diante do Vitória FC e afastaram da Taça de Portugal o União de Leiria, pelo que os níveis anímicos estão de volta ao seu melhor ponto depois das derrotas contra Benfica e Vitória SC. Já é também conhecido o cunho habitual de Lito Vidigal, cujas equipas tendem a ser pressionantes e batalhadoras. Para este jogo, a mensagem do técnico, em jeito de aviso, foi clara: a equipa vai «fazer das tripas coração».
 
Conflito tático e uma ou outra dúvida

Frente a frente deverão estar duas equipas semelhantes a nível de disposição tática. O Aves de Lito Vidigal atua em 4x3x3 e o FC Porto de Sérgio Conceição, sem Soares ou Marega, tem por hábito fazê-lo também. Com as equipas encaixadas, poderão bem ser as individualidades... ou os erros a fazerem a diferença.

A equipa do Desportivo das Aves tem já um número considerável de golos sofridos (18 em 9 jogos) mas marca com alguma regularidade. As três últimas derrotas na Liga foram contra Vitória SC, Benfica e Marítimo e em todas elas os avenses conseguiram pelo menos apontar um golo. No processo ofensivo sobressaem os extremos mas também os laterais, que têm papel importante na construção; no lado esquerdo estará Nildo Petrolina, no direito reside a dúvida sobre a disponibilidade de Pedrinho.

Os dragões, por sua vez, contam com uma defesa que apenas sofreu golos em três dos últimos dez jogos e os 30 golos já marcados na Liga NOS impressionam e deixam toda a concorrência para trás. No que toca à equipa a apresentar, Danilo Pereira vai regressar ao seu posto no miolo depois de cumprir suspensão e a principal dúvida reside nesta altura sobre quem acompanhará Herrera mais à frente no terreno.

Quaisquer que sejam as escolhas de Sérgio Conceição e mesmo sem Otávio, Soares e Marega, a maior parte das cartas está na mão do FC Porto. Falta ver quais irão valer mais em campo.
clicar para ampliar
Retirado de zerozero

Sem comentários: