domingo, 17 de dezembro de 2017

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto segue imparável e somou a 12.ª vitória consecutiva no Andebol 1, que o mantém na terceira posição da tabela​, a dois pontos dos líderes Sporting e Benfica, ao fim de 15 jornadas da primeira fase. Desta vez recebeu e venceu o Madeira SAD por 32-21, num jogo que começou por ser difícil, mas que soube tornar fácil, graças à boa exibição assinada na segunda parte, e que assinalou a estreia absoluta de Sérgio Morgado no Dragão Caixa – o guarda-redes, que já tinha jogado em Braga frente ao ABC (26-23) está de regresso ao clube​ para ocupar a vaga do lesionado Alfredo Quintana.

- O FC Porto bateu de forma clara o Benfica por 30-23, no Dragão Caixa, e subiu assim ao segundo lugar do Andebol 1, com 43 pontos. A noite foi de superioridade colectiva (os Dragões estiveram em vantagem do primeiro ao último minuto), mas há que destacar as grandes exibições de Hugo Laurentino (17 defesas) e de Miguel Martins (MVP do jogo, com nove golos e ainda uma mão cheia de passes para golo). Foi a 13.ª vitória consecutiva na prova, completando precisamente uma volta: a última derrota foi no Pavilhão da Luz, em setembro.

- A equipa de andebol estendeu o bom momento que vive no Campeonato à Taça de Portugal, competição na qual se estreou esta época com um triunfo claro sobre o Marítimo, na Madeira. Frente a uma formação que milita na Segunda divisão, os Dragões não facilitaram e seguraram o apuramento para os oitavos de final da prova com uma vitória por 37-23.

Basquetebol

- O FC Porto recebeu e bateu o Eléctrico (116-60), no Dragão Caixa, em partida referente à décima jornada da primeira fase da Liga Portuguesa de Basquetebol.

- Will Hanley é o jogador mais valioso (MVP) da décima jornada da Liga portuguesa de basquetebol.

O poste conseguiu números fantásticos na recepção ao Eléctrico (116-60): 12 pontos, dez ressaltos, nove assistências, três roubos de bola, um desarme de lançamento e quatro faltas provocadas. Esta prestação valeu-lhe 33.5 pontos de valorização.

O norte-americano – que foi considerado MVP pela segunda vez esta época, depois do jogo em casa com o Galitos – ficou assim muito perto de um raríssimo triplo-duplo.

- O FC Porto bateu o Barreirense (98-80), no Pavilhão Municipal Luís Carvalho, no Barreiro, em partida referente à 11.ª jornada da primeira fase da Liga Portuguesa de Basquetebol.

- O FC Porto continua a encurtar distâncias para a liderança da Liga Portuguesa de Basquetebol​, que agora está ao alcance de três pontos à custa da derrota do Benfica, primeiro classificado, em Guimarães. Em Ílhavo, o FC Porto venceu o Illiabum por 80-72, em jogo a contar para a 12.ª jornada da fase regular, e primeira da segunda volta. Sasa Borovnjak foi o MVP, com 19 pontos, 11 ressaltos e uma assistência, mas Will Sheehey (26 pontos, 10 ressaltos e 3 assistências) e Will Hanley (14 pontos, 10 ressaltos e 4 assistências) também estiveram em destaque.

Hóquei em Patins

- O FC Porto Fidelidade perdeu os primeiros pontos no Campeonato Nacional de hóquei em patins, ao ser derrotado por 3-2 frente ao Óquei de Barcelos. A deslocação é, tradicionalmente, um dos testes mais complicados da prova e a estatística prova-o: este foi o terceiro ano consecutivo em que os Dragões saíram deste rinque sem pontos. Desta vez, os campeões nacionais foram travados na oitava jornada da prova e, pela primeira vez em encontros oficiais em 2017/18, não ganharam.

Bilhar

- A equipa de bilhar de carambola do FC Porto venceu em Coimbra, o Norton de Matos por 4-0, em jogo da quinta jornada do Torneio de Abertura (zona Norte, série 1). Com este resultado, os azuis e brancos garantem o primeiro lugar da classificação, somando por vitórias todos os jogos realizados na competição e são secundados pelo Dragon Force, que só perdeu os dois jogos disputados contra o FC Porto.

- O holandês Dick Jaspers, atleta do FC Porto, venceu o Lausanne Billard Masters 2017, um prestigiado torneio de bilhar às três tabeles que decorreu na Suiça.

Na final da competição, Dick Jaspers levou a melhor sobre o belga Frédéric Caudron, por 40-24 (em 16 entradas). Os Dragões Daniel Sánchez (terceiro), que venceu em 2016, e Torbjörn Blomdahl (quinto) terminaram entre os cinco primeiros.

- A equipa de bilhar carambola terminou em beleza a fase de grupos do Torneio de Abertura ao vencer no salão do Leixões, por 3-1, em jogo da sexta e última jornada da série 1 da zona Norte do Torneio de Abertura.

Os Dragões conquistaram a totalidade dos pontos em disputa (18, mais quatro do que o Dragon Force, segundo), tendo sido a única equipa das quatro séries a consegui-lo.

- A equipa de bilhar às três tabelas deixou fugir o apuramento para a final do Torneio de Abertura - zona Norte, ao perder frente ao Leça (3-1), nas meias-finais, na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão. Os portistas venceram a competição nas três épocas anteriores.

- O FC Porto iniciou da melhor forma a defesa do título nacional, ao bater o Dragon Force, por 4-0, na primeira jornada da zona Norte do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas.

- O FC Porto empatou (2-2) frente ao Leça na segunda jornada da zona Norte do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas. Com este empate, a equipa está agora no segundo lugar da classificação, com cinco pontos, precisamente os mesmos do Leça – adversário que já tinha eliminado os Dragões nas meias-finais do Torneio de Abertura – e menos um do que o líder Leixões.

Boxe

- Quatro atletas do FC Porto saíram com medalhas da Odivelas Box Cup, que decorreu no Multiusos da cidade. O sénior Pedro Ribeiro ficou com a prata na categoria de 64 quilos, os juniores Sara Pinto (60 quilos) e Daniel Rodrigues (64 quilos) arrecadaram ouro e bronze, respectivamente, e o cadete Fábio Silva sagrou-se vencedor na categoria de 56 quilos.

Esta foi a quinta edição da Odivelas Box Cup, um torneio de boxe olímpico em que marcaram presença 250 atletas, em representação de 15 países, divididos por seis escalões. É considerado o maior evento da modalidade em Portugal.

Desporto Adaptado

- A equipa de goalball do FC Porto conquistou a primeira vitória no Campeonato Nacional, ao vencer no Pavilhão Municipal de Vale de Cambra a formação da CCD Misericórdia do Porto, por 8-2, na segunda jornada.

Os golos da formação azul e branca, orientada por Lara Teixeira, foram apontados por Carlos Coutinho (3), Fábio Oliveira (2), Márcio Carneiro (2) e Vítor Caixeiro.

Natação

- A equipa de estafeta júnior do FC Porto esteve em destaque nos Nacionais de piscina curta, ao vencer nas categorias 4x50, 4x100 e 4x200 metros livres. No clube Fluvial Portuense, na cidade Invicta, a formação vencedora foi constituída pelas nadadoras Mariana Barbosa, Ana Ramos, Beatriz Silva e Maria Costa. Individualmente, Mariana Barbosa conseguiu também a medalha de prata nos 200 metros mariposa, com o tempo de 2m19,35s.

Nos masculinos, importa realçar as medalhas de prata dos juniores João Sousa, nos 50 e 100 metros mariposa, de Pedro Santos, nos 200 metros livres, e as medalhas de bronze do senior Rafael Lino, nos 50 e 100 metros mariposa.

De referir ainda que dos 13 nadadores azuis e brancos, 12 deles somaram 44 recordes pessoais, revelando um claro progresso, rumo aos aliciantes desafios da próxima primavera, mas em piscina olímpica (50 metros).

Em prova estiveram 402 nadadores de ambos os sexos, naquele que foi o encerramento da época de piscina curta e do primeiro macro ciclo da modalidade.

Sem comentários: