domingo, 28 de janeiro de 2018

O Cantinho das Modalidades

Andebol-

-. A equipa de andebol do FC Porto venceu (31-24) o jogo particular que realizou frente à formação espanhola do Ademar Léon. No Dragão Caixa, os azuis e brancos aproveitaram da melhor forma o teste frente ao quarto classificado da principal divisão espanhola e que disputa atualmente a Liga dos Campeões.

- O FC Porto bateu o Boa Hora (34-25), em Lisboa, na 19.ª jornada da primeira fase do Campeonato Nacional do Andebol 1, somando desta forma a 15.ª vitória consecutiva na prova. Os Dragões passam a somar 49 pontos e seguem na terceira posição, a três do Benfica, primeiro classificado, mas os lisboetas têm mais um jogo disputado.

- O FC Porto não teve dificuldades, mesmo num ritmo baixo, em assegurar a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal, ao bater a Académica de S. Mamede, por claros 44-21. A disparidade entre os Dragões e a última classificada da zona um do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão é enorme e foi clara desde o primeiro minuto, pelo que o momento alto da partida acabou por ser a estreia pela equipa principal de André Gomes. O lateral esquerdo foi contratado no defeso mas fraturou a tíbia em agosto, ao serviço da seleção nacional de Sub-19, pelo que teve de esperar quase meio ano para vestir a camisola azul e branca.

Basquetebol

- O FC Porto recebeu e venceu o Terceira Basket, por 89-84, em jogo relativo à 16.ª jornada da primeira fase da Liga de Basquetebol. No Dragão Caixa, os azuis e brancos tiveram que suar para garantir uma vitória que lhes permite aproximarem-se do segundo classificado, a Oliveirense, e distanciar-se do quarto, o Vitória de Guimarães, ambas derrotados nesta ronda. Will Sheehey foi a figura maior dos portistas, com 26 pontos e seis ressaltos.

- O FC Porto garantiu o acesso à Final a 8 da Taça de Portugal de Basquetebol, que se disputará em Braga, entre 15 a 18 de março, depois ter vencido de forma categórica o Lusitânia por 107-70. Com 16 pontos, seis ressaltos e duas assistências, Sasa Borovnjak foi o MVP de um jogo que a equipa comandada por Moncho López soube tornar fácil e que ficou sentenciado numa primeira parte de luxo.

- O FC Porto venceu no pavilhão do Galitos Barreiro, por 93-75, em partida a contar para a 17.ª jornada da primeira fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. Os Dragões passam agora a somar 29 pontos e seguem na terceira posição, a três do Benfica e a um da Oliveirense, primeiro e segundo classificados, respetivamente.

Hóquei em Patins

- Com golos de Gonçalo Alves e Hélder Nunes, o FC Porto bateu o Sporting, por 2-1, e aproximou-se assim do topo da tabela do Campeonato Nacional. À 12.ª jornada, os Dragões continuam no terceiro lugar, com 30 pontos, mas a apenas dois do primeiro classificado, agora o Benfica, e a um do Sporting, segundo, que ainda não tinha sofrido qualquer derrota na prova. A partida foi emotiva e o guarda-redes Carles Grau foi decisivo na parte final, com defesas espetaculares, nomeadamente a um livre direto de Caio, já no último minuto.

- Edo Bosch foi homenageado antes do início do jogo entre o FC Porto e o Sporting, a contar para a 12.ª jornada do Campeonato Nacional, no Dragão Caixa. O ex-guarda-redes, que trocou esta época a carreira de jogador pela de treinador (é adjunto na Juventude de Viana), recebeu uma camisola azul e branca com o seu número de sempre (47), assinada por Jorge Nuno Pinto da Costa. Para além do presidente, também Eurico Pinto, vogal da direção para o hóquei em patins, esteve presente no rinque.

- O FC Porto Fidelidade não relaxou, como tinha prometido Ton Baliu, e venceu de forma autoritária no recinto do Infante de Sagres, por claros 9-1, em partida da 13.ª jornada do Campeonato Nacional. A superioridade dos Dragões traduziu-se naturalmente no dérbi, que estava praticamente resolvido ao intervalo (3-0), o que permitiu a Guillem Cabestany rodar toda a equipa, inclusive o jovem Dinis Abreu, que costuma alinhar pela formação B. O resultado permite, pelo menos até ao final do Sporting-Oliveirense deste domingo, ascender ao segundo lugar, a dois pontos do Benfica.

- O FC Porto Fidelidade venceu no pavilhão do Grândola, por 7-2, em partida a contar para a 14.ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins, a primeira da segunda volta. Os Dragões passam agora a somar 36 pontos e seguem na terceira posição, a dois do Benfica e a um do Sporting, primeiro e segundo classificados, respetivamente.

Bilhar

- Dick Jaspers teve, em Magdburgo, na Alemanha, um dia de ouro na carreira. O bilharista holandês do FC Porto fixou um novo recorde mundial no bilhar às três tabelas, ao derrotar o austríaco Andreas Eflerde por 40-0, em apenas quatro entradas (5+11+2+22), num jogo relativo ao campeonato alemão. O máximo anterior era de seis entradas.

- O FC Porto venceu a formação do Leixões, por 3-1, na sexta jornada do Campeonato Nacional (zona Norte) de bilhar às três tabelas. Este triunfo permite à equipa portista liderar de forma isolada a prova, agora com mais um ponto do que a formação do Dragon Force (15).

Desporto Adaptado

- A equipa de goalball do FC Porto saiu duplamente vitoriosa da terceira jornada do Campeonato Nacional, tendo levado a melhor sobre o CA Cultural (Clube Atlético e Cultural) e a AJ Pina (Associação Jorge Pina), por 4-3 e 13-7, respetivamente. Ambos os encontros decorreram no Pavilhão da Escola Rodrigues de Freitas.

Natação

- O FC Porto conquistou a quarta edição do Torneio do Clube Naval Povoense, que teve lugar nas Piscinas Municipais da Póvoa de Varzim.

- Com um total de 888 pontos, a recém criada equipa de Masters do FC Porto conseguiu o terceiro lugar nos Campeonatos Nacionais de Masters, que decorreram em Vila Franca de Xira. A prova foi ganha pela equipa do Algés, com 1379 pontos, seguida pelo Fluvial Portuense, com 1108. 
 
- Catarina Silva Soares, nadadora do FC Porto, bateu o recorde nacional juvenil A dos 50 metros livres, em piscina curta (25 metros), cumprindo a distância em 26,60 segundos.

Sem comentários: