domingo, 11 de fevereiro de 2018

Na fronteira sem olhar para a Europa

É com várias baixas de relevo e com a aproximar do primeiro duelo milionário com o Liverpool que o FC Porto visita o terreno do Chaves. Os dragões querem voltar a terminar a jornada como líderes isolados e para tal terão de encontrar soluções para as limitações e manter o pensamento afastado da Champions.

Do outro lado está agora uma equipa que continua a fazer uma campanha muito positiva e até mantém o sonho do lugar europeu. Acima de tudo, é uma equipa tranquila, que mesmo sem ter conseguido bater o pé a qualquer um dos grandes nesta época, tem somado os pontos desejados nos jogos do «seu» campeonato. Depois de uma série de 10 jogos em que só perdeu com o Benfica, a formação de Luís Castro está confortável e um eventual resultado negativo não constituiria qualquer tipo de drama.
 
A ideia de jogo ambiciosa do Chaves quase só tem esbarrado na qualidade de equipas com outro tipo de recursos. Luís Castro impôs o desejo de ter bola e ataques ponderados pelas alas e essas prioridades não são alteradas de forma gritante em duelos com os três grandes. O castigo em jogos assim tem chegado na forma de um ou outro resultado mais pesado.
 
Mais ausências para os dragões

Aboubakar, Marcano, André André e Danilo Pereira são as ausências confirmadas por Sérgio Conceição, que assim não deverá apresentar uma equipa muito distinta daquela que triunfou no recente clássico da Taça de Portugal. 
 
Jogadores como Sérgio Oliveira ou Diego Reyes, que inicialmente não seriam primeiras opções, têm correspondido por inteiro e não parece haver razão para abdicar destas boas alternativas. Ou estará Sérgio Oliveira mesmo reservado para jogos grandes (e o Liverpool está à espreita...)?

Quanto ao Chaves, a única baixa confirmada é a do médio João Patrão, embora haja duas sérias dúvidas: o lateral Djavan tem trabalhado condicionado, assim como o médio Jefferson. Tendo em conta a posição tranquila da equipa na tabela e o facto de não haver grande pressão do lado flaviense para este jogo, não parece provável que Luís Castro tome grandes riscos.
CLICAR PARA AMPLIAR
Artigo publicado no site zerozero

Sem comentários: