quarta-feira, 14 de março de 2018

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto, na condição de visitado, bateu o Xico Andebol (37-22), em Guimarães, na 26.ª e última jornada da primeira fase do Campeonato Nacional do Andebol 1. Os Dragões terminaram esta fase na segunda posição, com 71 pontos, menos quatro do que o Sporting, primeiro classificado.

- O FC Porto desloca-se a Avanca na jornada inaugural do Grupo A da fase final do Andebol 1. O jogo com o quinto classificado da primeira fase está agendado para 24 de março. O sorteio, realizado na sede da Federação de Andebol de Portugal, em Lisboa, ditou ainda que os azuis e brancos vão enfrentar dois clássicos consecutivos: primeiro com o Benfica e, logo a seguir, com o Sporting, adversário com o qual disputarão a décima e última ronda.

Nesta fase final, as equipas arrancam com metade dos pontos obtidos na primeira, com os arredondamentos a serem feitos para cima quando o valor é igual ou superior a 0,5. Assim, os Dragões somam 36 pontos, os mesmos do que o Benfica - adversário com o qual partilham o segundo lugar da tabela classificativa -, menos dois do que o Sporting, que é primeiro.

Em caso de igualdade pontual, os primeiros critérios de desempate são a diferença de golos marcados e sofridos nos jogos da segunda fase entre as equipas empatadas e, depois, entre todas as equipas.

Basquetebol

- O FC Porto recebeu e bateu o Barreirense (93-72), no Dragão Caixa, em partida a contar para a 22.ª e última jornada da primeira fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. Os azuis e brancos terminaram na terceira posição, com 39 pontos, menos dois do que o Benfica e menos um do que a Oliveirense, primeiro e segundo classificados, respetivamente. Segue-se a segunda fase da prova, na qual o FC Porto competirá no grupo A, destinado aos seis primeiros.

- Will Hanley, que assinou uma grande exibição na vitória do FC Porto frente ao Barreirense (93-72), foi eleito o MVP da 22.ª e última jornada da primeira fase da Liga Portuguesa de Basquetebol.

Hóquei em Patins

- Giulio Cocco é reforço do FC Porto Fidelidade para 2018/19, tendo rubricado com os Dragões um contrato válido para as próximas três temporadas. O avançado italiano, de apenas 21 anos, chegará à Invicta no final da época em curso, proveniente do Lodi, clube no qual se sagrou campeão em 2016/17.

- O FC Porto Fidelidade venceu a formação francesa do La Vandéenne, por 8-3, em jogo da sexta e última jornada da Liga Europeia de Hóquei em patins. Já com o apuramento garantido, os Dragões fecharam a fase de grupos com cinco triunfos e um empate e já sabem que vão enfrentar o segundo classificado do Grupo C, que será discutido entre o Benfica ou os italianos do Forte dei Marmi.

Bilhar

- Foi em Coimbra, diante do Norton de Matos, que o FC Porto perdeu pela primeira vez na atual edição do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas (1,5-2,5). O resultado do encontro não impede que os Dragões, já apurados para a Final Six, continuem a liderar a classificação da zona norte, com 31 pontos, ao fim de 12 jornadas desta primeira fase da competição.

Ciclismo

- A época de ciclismo está a começar. Os primeiros quilómetros de competição oficial já ficaram para trás, mas o calendário nacional só agora reserva os primeiros grandes desafios aos corredores da W52-FC Porto. Por este motivo, e porque nunca é de mais elogiar quem tão alto eleva o patamar da modalidade, do clube e da localidade de Sobrado, onde está sediada a equipa, a Casa das Artes daquela localidade recebeu os ciclistas que vão defender a camisola azul e branca nos próximos meses, que se adivinham de muita e dura competição.

Desporto Adaptado

- Pedro da Clara, no terceiro posto, e Carla Oliveira, no segundo, conseguiram um lugar no pódio na segunda fase do Campeonato Regional de boccia (categoria BC4), o que valeu ao jogador do FC Porto o vice-campeonato regional (graças à soma dos pontos das duas fases).

Em prova, na primeira divisão, nas categorias BC1, BC2, BC4 e BC5 estiveram ainda Fernando Ferreira, João Pereira e Hugo Vilela, mas estes não conseguiram ultrapassar a fase de grupos. Contudo, João Pereira somou pontos suficientes para se sagrar vice-campeão Regional, da categoria BC2.
 
No que à segunda divisão diz respeito, o FC Porto acabou por conseguir o título regional, graças à prestação de Pedro Ferreira. O terceiro lugar nesta segunda fase garantiu ao portista o triunfo na classce BC2 no ano de estreia em competição.

Sem comentários: