domingo, 22 de abril de 2018

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto perdeu este sábado frente ao Benfica (34-27), em Lisboa, em partida a contar para a quarta jornada do Grupo A da fase final do Campeonato Nacional do Andebol 1, no qual os Dragões seguem na terceira posição, com 44 pontos, menos seis do que o Sporting, primeiro classificado.

- O sueco Magnus Andersson será o treinador da equipa de andebol do FC Porto a partir de 2018/19, após ter assinado um contrato válido por duas temporadas. Na época passada, ao serviço dos alemães do Goppingen, o último clube que treinou, o técnico, de 51 anos, conquistou a Taça EHF, depois de ter defrontado os portistas na fase de grupos, vencendo os dois jogos (31-27, no Dragão Caixa, e 30-28,​ na Alemanha).

Magnus Andersson tornou-se treinador em 2001 após uma bem-sucedida carreira como jogador, durante a qual se sagrou duas vezes campeão do mundo e quatro vezes campeão europeu de seleções, tendo ainda conquistado três medalhas de prata nos Jogos Olímpicos.

Até à chegada do técnico sueco, Carlos Martingo, vai assumir, de forma interina, o comando da equipa, uma vez que, esta terça-feira, o treinador Lars Walther e o adjunto Luís Graça rescindiram, por mútuo acordo, o contrato que os ligava ao FC Porto.​​​ O actual treinador do Avanca integrará depois, como adjunto, a equipa técnica liderada por Magnus Andersson.

- O Sporting é o adversário do FC Porto nas meias-finais da Taça de Portugal, cuja Final4vai realizar-se a 26 e 27 de maio, no Peso da Régua. A outra meia-final coloca frente a frente o Benfica e o FC Gaia.

- O FC Porto perdeu frente ao Sporting (30-27), no Dragão Caixa, em partida a contar para a quinta jornada do Grupo A da fase final do Campeonato Nacional do Andebol 1, no qual os Dragões seguem na terceira posição, com 45 pontos, menos oito do que os lisboetas, primeiros classificados.

Basquetebol

- O FC Porto venceu no Pavilhão do Vitória SC, em Guimarães, por 103-88, em jogo a contar para a quinta jornada da segunda fase da Liga Portuguesa de Basquetebol, na qual os Dragões mantêm o terceiro lugar do Grupo A, agora com 47 pontos somados.

- O FC Porto perdeu em casa da Oliveirense, por 91-79, em jogo a contar para a sexta jornada da segunda fase da Liga Portuguesa de Basquetebol, na qual os Dragões mantêm o terceiro lugar do Grupo A, agora com 48 pontos somados, menos quatro do que o Benfica, primeiro classificado.

Hóquei em Patins

- O FC Porto Fidelidade venceu o Benfica, por 5-2, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Depois do triunfo categórico na Liga Europeia, a equipa portista voltar a eliminar o Benfica, desta vez da Taça de Portugal, competição em que já havia deixado para trás a Oliveirense e o Sporting. O carimbo para final four da competição chegou do stick de Rafa, Gonçalo Alves e Hélder Nunes (3).

- O Dragão Caixa vai ser o palco da Final Four da Liga Europeia de hóquei em patins, anunciou a CERS. A fase que vai consagrar o campeão europeu 2017/18 realiza-se nos dias 12 e 13 de maio.

As meias-finais da Liga Europeia contemplam uma eliminatória 100% portuguesa, entre FC Porto e Sporting, e outra 100% espanhola, entre Barcelona e Reus. Esta será a segunda vez que o Dragão Caixa recebe a Final Four, depois de 2012/13.

- O FC Porto Fidelidade venceu o Óquei de Barcelos, por 7-4, em jogo relativo à 21.ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins. Jorge Silva (2), Gonçalo Alves (2), Hélder Nunes, Rafa e Reinaldo Garcia foram os marcadores de serviço nos Dragões que assim se mantém no segundo posto, a um ponto do líder Sporting.

Bilhar

- O FC Porto somou duas vitórias na nona e décima jornadas da Final Six do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas, batendo Leça FC (4-0) e Ginásio do Sul (4-0), respectivamente. Os Dragões seguem no topo da tabela, com os mesmos 22 pontos que o Sporting.

- O FC Porto somou duas vitórias nas 11.ª e 12.ª jornadas da Final Six do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas, batendo Benfica (3-1) e Sporting (4-0) na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão para se sagrar tricampeão nacional da modalidade.

Ciclismo

- Gustavo Veloso foi o melhor corredor da W52-FC Porto no primeiro dia da 3.ª edição do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, cujos 177,2 quilómetros da primeira etapa ligaram as localidades de Mêda a Figueira de Castelo Rodrigo. Numa chegada em grupo (com 23 elementos), o chefe de fila da equipa azul e branca foi o quinto colocado, ficando com o mesmo tempo do vencedor Dmitry Strakhov (Lokosphinnx) e dos companheiros de equipa César Fonte (nono) e Ricardo Mestre (21.º).

- O portista César Fonte venceu a segunda etapa do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela e é o novo camisola amarela da prova internacional, que decorre na Beira Interior. O corredor portista completou o acidentado percurso da segunda etapa, com a extensão de 194,2 quilómetros, em 4h48m58s, liderando um grupo que contou com o chefe de fila Gustavo Veloso a fechar o top-10.

- César Fonte foi o melhor portista no Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, cuja edição de 2018 terminou com a terceira e última etapa a ligar as localidades de Gouveia à Guarda (168,2 quilómetros). O corredor azul e branco foi o segundo da geral e apenas foi batido pelo russo Dmitry Strakhov (Lokosphinkx).

- O algarvio Samuel Caldeira foi o melhor corredor da W52-FC Porto no primeiro dia da edição de 2018 da Volta a Castela e Leão, cuja primeira tirada, com a extensão de 182,4 quilómetros, ligou as localidades de Alba de Torres a Salamanca. O vencedor da etapa, e por isso o primeiro camisola amarela da prova, é o espanhol Carlos Barbero (Movistar).

- Depois do décimo posto na véspera​, Samuel Caldeira voltou a ser o melhor corredor da W52-FC Porto no segundo dia da Volta a Castela e Leão, ao fechar a segunda etapa no 11.º posto, de novo no grupo do vencedor da prova, o estono Mihkel Raim (Israel Cycling Academy), que parou o cronómetro em 4h14m10s.

Natação
 
- A equipa de natação do FC Porto conquistou a sexta edição do Open Vale do Sousa, com 517,5 pontos, seguida pelo Famalicão, com 280,5, e pela seleção júnior de Portugal, com 238,5.

Sem comentários: