sexta-feira, 15 de junho de 2018

A Hierro e fogo

Chegou a hora de entrar em campo. Não há mais jogos de preparação, agora é mesmo a sério. O campeão da Europa entra em campo e tem encontro marcado com a vizinha Espanha, num jogo que promete marcar a primeira jornada da fase de grupos do Mundial.

A seleção portuguesa defronta uma Espanha a viver um momento atípico, depois do despedimento de Lopetegui e da entrada de Hierro numa altura em que faltavam apenas dois dias para o arranque do grupo B, por isso, a equipa orientada por Fernando Santos vai procurar entrar no Mundial com uma vitória, algo que não acontece numa fase final desde o Euro 2008.

Depois dos testes, os do costume (e uma possível surpresa...)

Fernando Santos não é propriamente um treinador de muitas surpresas e gosta de manter uma equipa rotinada e na qual confia plenamente, por isso não se preveem grandes mudanças relativamente à fase de qualificação para o Mundial, apesar dosvários testes desde o último jogo a sério, diante da Suíça.

A fórmula tem funcionado e o selecionador não vê motivos para mudanças, ainda assim há setores em que as dúvidas ainda pairam. O setor defensivo é aquele que merece mais discussão (pode ler mais aqui), mas espera-se que Fernando Santos aposte no quarteto habitual, pelo que a única mudança deve ser mesmo na frente, onde Gonçalo Guedes parece ter ganho o lugar a André Silva.

O avançado do Valência brilhou em Espanha e se tinha deixado água na boca durante a temporada, os jogos de preparação parecem ter catapultado o avançado para a presença no onze, juntamente com o capitão e um nome incontornável, Cristiano Ronaldo.

Uma mudança e... no más

Falar da saída de Lopetegui é inevitável. Surpreendeu e é inédito ver um selecionador sair em vésperas de começar um Mundial. Hierro assumiu o cargo no imediato, mas haverá pouco dedo do novo treinador nesta Espanha, como é normal tendo em conta o pouco tempo para transmitir ideias.

Por isso, mais do que novas ideias, o que esta Espanha procura é não mexer e os tempos recentes dão motivos para a continuidade. A última derrota de La Rojafoi no Euro 2016 e as ideias de Lopetegui vão continuar na mente dos jogadores, que defrontam Portugal com vontade de demonstrar que tudo o que se passou nos últimos dias não afetou o grupo.

Esta não é a mesma Espanha campeã Mundial em 2014, mas este jogo de vizinhos promete ser escaldante. Começa a caminhada da seleção nacional na Rússia.
CLICAR PARA AMPLIAR
Artigo publicado no site zerozero 

Sem comentários: