quinta-feira, 28 de junho de 2018

O Cantinho das Modalidades

Basquetebol

- O FC Porto está entre os clubes que vão lutar por uma vaga na fase regular da Liga dos Campeões de basquetebol, a mais prestigiada competição europeia de clubes. Os Dragões, vice-campeões de Portugal, vão disputar a primeira fase de qualificação, da qual sairão 12 apurados para a segunda.

Ultrapassada a segunda, os seis vencedores terão a derradeira barreira até à fase regular, defrontando seis equipas que entram diretamente na terceira eliminatória. Concluída a fase qualificação, será disputada uma fase regular, com 32 equipas. Em caso de os portistas falharem a qualificação, têm garantida a participação na Taça da Europa da FIBA.

A fase de apuramento terá início no dia 20 de setembro, sendo que a fase regular arranca no dia 9 de outubro.

O adversário do FC Porto sairá do lote destes 23 clubes: AEK Larnaca (CYP), Aris (GRE), Avtodor Saratov (RUS), Bakken Bears (DEN), CSM Oradea (ROU), Dinamo Tbilisi (GEO), Donar Groningen (NED), Fribourg Olympic (SUI), Hapoel Tel Aviv (ISR), Kalev Cramo (EST), Karhu Basket Kauhajoki (FIN), Leicester Riders (GBR), Lukoil Levski (BUL), Movistar Estudiantes (ESP), Nizhny Novgorod (RUS), Norrköping Dolphins (SWE), Polski Cukier Torun (POL), Proximus Spirou Charleroi (BEL), Red October Cantù (ITA), Siauliai (LTU), Szolnoki Olaj (HUN), Telenet Giants Antwerp (BEL), Tsmoki Minsk (BLR).

Hóquei em Patins

- Telmo Pinto renovou contrato com o FC Porto até 2019, acrescentando mais uma época ao vínculo que o liga ao clube azul e branco. Com a garantia de permanência até junho de 2019, o hoquista de 25 anos contará 15 anos desde que, aos 11, chegou pela primeira vez ao clube azul e branco.

- O defesa/médio Hélder Nunes e os avançados Rafa e Gonçalo Alves, do FC Porto Fidelidade, estão entre os dez eleitos do selecionador Luís Sénica que vão disputar o Campeonato da Europa de hóquei em patins, que decorrerá entre os dias 14 e 22 de julho na Corunha, em Espanha.

A seleção portuguesa, campeã europeia em título (2016), está inserida no Grupo A do Europeu 2018, juntamente com Andorra (15 de julho), Suíça (16 de julho), Áustria (18 de julho) e França (19 de julho).

Ciclismo

- Ao terminar o Grande Prémio Abimota/Altice na 7ª posição da Classificação Geral Individual, João Rodrigues foi o melhor corredor da W52-FC Porto na prova, que teve Óscar Pelegrí como vencedor.

- José Neves foi quarto classificado na edição de 2018 do Campeonato Nacional na categoria de Contrarrelógio de Elite, terminando a prova a 1m28 segundos do vencedor Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista).

Gonçalves terminou os 33,7 quilómetros por Belmonte em 43m06s, a uma média de 46,9 quilómetros por hora, deixando o rival mais próximo (José Gonçalves) a 12 segundos e Tiago Machado, que foi terceiro, a 20.

O outro portista em prova, João Rodrigues, concluiu a prova no sétimo posto, a 3m14 do vencedor.

- César Fonte foi o melhor ciclista da W52-FC Porto na prova de fundo do Campeonato Nacional de Estrada, terminando na quinta posição, a 58 segundos do vencedor Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista). 
 
A prova de 181,8 quilómetros teve início e fim no centro de Belmonte. A cerca de 15 quilómetros do final, Domingos Gonçalves fugiu ao grupo da frente e garantiu o trunfo, com Joni Brandão (Sporting-Tavira) em segundo e Henrique Casimiro (EFAPEL) a fechar o pódio.

Entre os ciclistas da W52-FC Porto, César Fonte ficou no quinto lugar, António Carvalho em 11.º e João Rodrigues em 15.º.​

Sem comentários: