segunda-feira, 16 de julho de 2018

A Revolução dos Audiovisuais

Há muito que os telemóveis deixaram de servir apenas para fazer chamadas. Estar em casa ou mesmo no café com os amigos e poder ver um torneio de snooker e um jogo de futebol na tablete ou smartphone é normal. Também já podemos apostar nos resultados desportivos digitando os palpites no telemóvel. Depois podemos escolher entre apostar on-line pela Internet ou com MB WAY QR CODE ”encostá-lo” ao terminal da casa das apostas em vez de perdermos tempo a registar os boletins na maquineta que está sempre a encravar.
 
Se preferirmos visualizar por live streaming ou aplicações como o Mobdro temos acesso a dezenas de canais de Desporto. No YouTube é só escolher. Notícias, Filmes, Musicas etc. que depois podemos “distribuir” por vários televisores da casa.
No futebolzinho indígena o monopólio da Sport Tv parece estar ameaçado. A operadora de Joaquim Oliveira tinha desde 1998 os direitos de transmissão de quase todos os jogos da Liga portuguesa e das principais ligas europeias. Agora com a cumplicidade da FPF permite-se que os encontros do Benfica no galinheiro sejam transmitidos (leia-se aldrabados) pela BTV (televisão do clube da treta) com omissão da repetição de lances e linhas de fora-de-jogo mal colocadas conforme interesse melhor ao clube da casa. Além disso penalizam os associados que além de serem obrigados a subscrever os canais PREMIUM da Sport TV para ver os encontros jogados fora tem que pagar o canal do clube para ver os jogos caseiros.
 
Recentemente foi anunciado que o grupo Eleven Sports tinha adquirido os direitos de transmissão para a época 2018/2019 da UEFA Champions League e da La Liga Santander que pertenciam à Sport Tv. Esta multinacional de canais televisivos de desporto centra os seus negócios na aquisição de direitos desportivos internacionais que depois revende a mercados pequenos como o nosso. Posteriormente cedeu à NOWO (antiga Cabovisão) os direitos para Portugal que terá, por sua vez, de os negociar com os operadores interessados.
Um dia que a Sport Tv perca a titularidade dos direitos da Liga portuguesa quero ver o que fazem os seus subscritores quando é outra vez aflorada a pretensão da LIGA de centralizar a compra dos direitos para “distribuir mais equitativamente” o bolo arrecadado. Isto perante a oposição dos 3 grandes que pretendem continuar a negociar os direitos de cada um deixando os clubes mais modestos sem opção para receber mais uns cobres.
 
Se o detentor dos direitos subir muito a parada está sujeito a que depois, conhecedores destas novas formas de acesso aos jogos por via didital, nenhuma operadora queira pagar o preço que lhe pedem para transmitir os jogos.
 
Neste momento a NOWO já assegurou para Portugal os direitos de 138 jogos da Champions League jogos por temporada, desde a fase de qualificação e a fase de grupos até ao final da prova. Também já possui todos os jogos da Liga Espanhola, Liga Belga, Liga Escocesa e Liga Alemã. Como é óbvio as operadoras MEO, Vodafone, NOS e Sport Tv se quiserem transmitir alguns dos jogos desses países tem que negociar com a NOWO. 
Outro dos trunfos da Eleven Sports foi a contratação de Pedro Pinto, ex-diretor de comunicação da UEFA, para diretor executivo. "A Eleven está a posicionar-se como um dos principais canais no mercado nacional e promete fazer chegar o entusiasmo pelo desporto a mais adeptos que nunca" explicou Pedro Pinto.
 
Para finalizar as novidades tecnológicas o FC do Porto vai ter uma plataforma digital on-line para transmitir os jogos da equipa B, modalidades e formação. A FC Porto TV vai avançar com este projeto que será pago com parte das verbas provenientes do contrato celebrado com a Altice para a difusão do Porto Canal. A partilha de materiais e de recursos humanos está, naturalmente, associada a essa otimização do investimento.
O projeto vai arrancar no decorrer desta época provavelmente ainda em 2018 e o diretor da FC Porto TV será Francisco J. Marques atual Diretor de Comunicação e Informação.
 
Até à próxima

Sem comentários: