terça-feira, 31 de julho de 2018

O Cantinho das Modalidades

Basquetebol

- O FC Porto vai receber o recém-promovido Imortal Basket na primeira jornada da primeira fase da Liga Portuguesa de Basquetebol, ditou o sorteio do calendário realizado na sede da Federação Portuguesa de Basquetebol, em Lisboa.

O primeiro clássico da época vai disputar-se na quinta jornada, com o FC Porto a viajar até Lisboa para defrontar o Benfica (3 de novembro). Na ronda seguinte, a sexta, há novo duelo entre candidatos ao título, desta vez no Dragão Caixa: FC Porto e Oliveirense reeditam a final da época passada (10 de novembro).

A primeira fase da 11.ª edição da Liga Portuguesa de Basquetebol disputa-se entre 7 de outubro e 10 de março, seguindo-se uma segunda fase, de 23 de março a 5 de maio, na qual as equipas estarão divididas por dois grupos. Os Playoffs, com todas as eliminatórias a serem disputadas à melhor de cinco jogos, começam a 11 de maio, podendo prolongar-se até 20 de junho.

- Toni Prostran é o mais recente reforço da equipa de basquetebol do FC Porto, tendo assinado com o clube um contrato válido por uma temporada, até 30 de junho de 2019. O base croata, de 27 anos e 1,83m, chega à Invicta já com muita experiência europeia acumulada: representou KK Zadar e KK Zagreb (Croácia), Norrkoping Dolphins, BC Lulea e Jämtland Basket (Suécia), Nevezis Kedainiai (Lituânia) e Kolossos H Hotels (Grécia).

Bilhar

- Luis Pinto sagrou-se campeão nacional de esperanças de bilhar às três tabelas, em Lisboa. Nascido a 15 de dezembro de 2003, o atleta da Dragon Force garantiu o título nacional aos 14 anos.

A Dragon Force esteve em destaque no campeonato nacional de esperanças. Para além de Luis Pinto, outros três atletas ocuparam lugares de topo da classificação: Gonçalo Filhote, Tiago Mendes e Luis Almeida.

Na Holanda, Vânia Franco (FC Porto) e Sara Rocha levaram a seleção portuguesa de Pool feminino à conquista da medalha de ouro no Campeonato da Europa.

Boxe

- A equipa masculina do FC Porto venceu a Taça de Portugal de boxe, no Centro Social Luso Venezolano, em Nogueira da Regedoura.

Na competição feminina, a equipa portista terminou no 2.º lugar da competição.

A Taça de Portugal de boxe contou com a presença de atletas das Associações de Boxe de Porto, Aveiro, Setúbal, Lisboa e Algarve.

Natação

- No primeiro dia do OPEN de Portugal/Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos, que decorreu na Piscina Olímpica do Jamor, em Oeiras, foram conseguidas seis medalhas pelos nadadores do FC Porto.

A equipa feminina, composta por Mariana Barbosa, Francisca Cabral, Ana Rita Ramos e Ana Rita Faria, subiu ao lugar mais alto do pódio na estafeta de 4x200m livres, com o tempo de 8:29.75. Também em Absolutos, Alexandre Amorim alcançou a prata nos 100m bruços, tal como a estafeta feminina (Carolina Pinho, Filipa Manso-Preto, Leonor Amorim e Catarina Soares) nos 4x200m livres, mas em Juvenis. No mesmo escalão, esta equipa também chegou ao ouro nos 4x100m livres.

A estafeta masculina (Alexandre Amorim, Rafael Lino, Pedro Santos e Tiago Soares), por sua vez, conquistou o bronze nos 4x50m livres, à semelhança da estafeta feminina (Catarina Soares, Rosa Oliveira, Francisca Cabral e Ana Rita Faria). Na Piscina Olímpica do Jamor, em Oeiras, evoluem 815 nadadores, de 134 clubes, 16 dos quais estrangeiros.

- Os nadadores do FC Porto garantiram mais oito medalhas no Open de Portugal/ Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos, na Piscina Olímpica do Jamor, em Oeiras.

Jaime Plaza conquistou a medalha de ouro nos 50 metros bruços absolutos, assim como a equipa juvenil feminina (Filipa Manso-Preto, Carolina Pinho, Catarina Pereira e Catarina Soares) na estafeta dos 4x100 Livres. Alexandre Amorim (50 metros bruços) e Francisca Cabral (200 metros costas) garantiram medalhas de prata.

Para além de duas medalhas de ouro e duas de prata, os atletas do FC Porto chegaram ainda a quatro medalhas de bronze. Catarina Soares (200 metros livres) e Duarte Castro (200 metros costas) ocuparam terceiros lugares, na competição juvenil, tal como as equipas masculina (Pedro Santos, Rafael Lino, Alexandre Amorim e Tiago Soares), e feminina (Francisca Cabral, Ana Rita Faria, Ana Rita Ramos e Mariana Barbosa) nas estafetas absolutas de 4x100 Livres.

- Mariana Barbosa estabeleceu um novo recorde nacional júnior 16 nos 200 metros mariposa. A jovem atleta do FC Porto fez o tempo de 2'17,09" no Open de Portugal/Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos, conseguindo ainda o segundo lugar absoluto.

No último dia da competição que se realizou na Piscina Olímpica do Jamor, em Oeiras, a equipa portista garantiu a medalha de prata na estafeta juvenil feminina de 4x100 metros estilos, com Leonor Amorim, Filipa Manso-Preto, Catarina Pereira e Catarina Soares. Catarina Soares obteve a medalha de bronze dos 100 metros livres juvenis.
 
A equipa do FC Porto, constituída por 27 nadadores, terminou o Open de Portugal/Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos com 77 recordes pessoais e dois recordes nacionais.

Sem comentários: