domingo, 9 de setembro de 2018

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto entrou com a mão direita na nova temporada. No Dragão Caixa, venceu de forma confortável o Madeira Andebol por 27-19 em jogo antecipado da jornada inaugural do Campeonato Nacional Andebol 1. O central Miguel Martins e o lateral esquerdo André Gomes, com cinco golos, foram os melhores marcadores da equipa portista, agora treinada pelo sueco Magnus Andersson, que assim se estreou com a mão direita ao comando dos azuis e brancos.

- Ao segundo jogo oficial na temporada 2018/19, o primeiro desafio europeu. Depois de vencer o Madeira Andebol (27-19) na jornada inaugural do Campeonato Nacional Andebol 1, o FC Porto regressou ao Dragão Caixa para garantir o triunfo (41-21) frente ao Potaissa Turda na primeira mão da primeira ronda de qualificação da Taça EHF.

- O FC Porto não vacilou e está na 2.ª ronda de qualificação para a Taça EHF, na qual vai defrontar o SKA Minsk, da Bielorrússia. Depois do triunfo expressivo no jogo da 1.ª mão da 1.ª ronda de qualificação, no Dragão Caixa (41-21), os azuis e brancos voltaram a bater o Potaissa Turda (27-24), desta vez na Roménia, e carimbaram o passaporte para a eliminatória seguinte.

Basquetebol

- A equipa principal de basquetebol do FC Porto vai defrontar o Morabanc Andorra no III Memorial Quino Salvo, agendado para 15 de setembro (19h00, hora portuguesa) no Complejo Deportivo de As Travesas, em Vigo, Espanha.

A formação orientada por Mocho López realizará em Vigo o último teste antes de receber os russos do Nizhny Novgorod na primeira eliminatória de qualificação para a Liga dos Campeões de basquetebol, a 20 de setembro, no Dragão Caixa.

Quino Salvo foi um carismático jogador e treinador espanhol, falecido a 8 de junho de 2016. “Tinha vontade de participar neste memorial porque fui adversário do Salvo nos bancos da Liga ACB. Para além disso, Vigo é uma cidade que significa muito para mim e uma cidade de onde saíram grandes jogadores e treinadores”, explicou Moncho López, na conferencia de imprensa de apresentação do evento.

- João Soares está de regresso ao FC Porto, chegando por empréstimo do CB L’Hospitalet, num acordo válido até 30 de junho de 2019. Após intensas e cordiais negociações com o clube espanhol, foi possível ao FC Porto consumar o regresso do extremo/poste internacional português, de 28 anos e 2,02m.

Em 2010/11, João Soares sagrou-se campeão nacional de Dragão ao peito, reencontrando assim o treinador Moncho López. Em Portugal, além do FC Porto, João Soares já representou a Ovarense, a Oliveirense e o Benfica, clube no qual esteve as últimas quatro temporadas.

João Soares conta ainda com passagens pela Sérvia (Partizan e Mega Vizura) e por Espanha (Planasa Navarra). Em 2018/19, no FC Porto, o extremo vai ter o número 17 nas costas.

Hóquei em Patins

- O FC Porto vai defrontar AW Lodi (Itália), Reus Deportiu (Espanha) e SCRA Saint-Omer (França) no Grupo C da Liga Europeia de hóquei em patins. O sorteio da fase de grupos da prova realizou-se em Correggio, Itália.

Os Dragões disputam o primeiro jogo no Grupo C em casa, frente ao SCRA Saint-Omer (20/10/2018), e terminam a fase de grupos igualmente em casa, frente ao Reus Deportiu (09/03/2019). Pelo meio, visitam o Reus Deportiu (17/11/2018), o AW Lodi (19/01/2019) e o SCRA Saint-Omer (16/02/2019), recebendo o AW Lodi na terceira jornada (01/12/2018).

Nos quartos de final, os dois primeiros classificados do Grupo C defrontam os dois primeiros classificados do Grupo B, onde estão Sporting CP (Portugal), HC Liceo (Espanha), HC Forte dei Marmi (Itália) e SKG Herringen (Alemanha).

As 16 equipas em competição foram distribuídas em 4 grupos. Os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para os quartos de final, seguindo-se uma Final Four a 11 e 12 de maio de 2019.

Na época passada, o Dragão Caixa foi o palco da Final Four da Liga Europeia. O FC Porto chegou à final da competição, perdendo no jogo decisivo frente ao Barcelona.

A temporada europeia de hóquei em patins arranca com a Taça Continental, que irá decorrer em Barcelos, a 29 e 30 de setembro. Os finalistas das últimas edições da Liga Europeia e da Taça CERS disputam entre si o troféu. Assim, nas meias-finais, o FC Porto (finalista vencido da Liga Europeia) vai defrontar o CE Lleida (vencedor da Taça CERS) e o Óquei de Barcelos (finalista vencido da Taça CERS) vai ter como adversário o FC Barcelona (vencedor da Liga Europeia). 
 
- O FC Porto Fidelidade foi derrotado pelo Liceo da Corunha por 4-2, no segundo jogo de carácter particular da pré-temporada 2018/19, disputado no Dragão Caixa. Reinaldo García e Telmo Pinto, na conversão de uma grande penalidade, assinaram os golos da equipa orientada por Guillem Cabesytany.

Sem comentários: