segunda-feira, 10 de setembro de 2018

O Culpado é Sempre o Mordomo

A recente inauguração de mais uma Feira do Livro no Porto, excelente iniciativa da CMP fez-me recordar os tempos da minha adolescência quando passava as noites a devorar livros policiais. Tinha autores preferidos Ellery Queen; George Simenon e o Inspector Maigret; Agatha Christie com o seu detetive Hércule Poirot; Arthur Conan Doyle o criador de Sherlock Holmes; Edgar Allan Poe; e tantos e tantos outros.
 
O prazer do enredo policial é adivinhar o mais rápido possível o autor do crime. Achava muita graça porque me entretinha a descobrir e nunca acertava. Por essa altura, paralelamente aos grandes escritores havia imitações baratas nos livros de bolso que costumávamos levar para as férias. O cenário era normalmente uma casa senhorial onde no decorrer de uma qualquer festa com muitos convidados aparecia um (ou mais) dos participantes mortos. Depois era preciso desembrulhar as pistas e encontrar o assassino. Normalmente o autor indicava-nos pistas falsas para desviar as atenções e no final o culpado era sempre o mesmo.
Estávamos nos anos 50 arrumei a coleção Vampiro nas prateleiras passei a interessar-me por Desporto. Frequentava o Campo da Constituição no tempo do Barrigana, Virgílio, Alfredo e Carvalho deixei os policiais de lado e lia A BOLHA único jornal desportivo que viria a ser até hoje o órgão oficioso da “instituição”. Algum tempo depois o saudoso sportinguista Artur Agostinho publicava o Record para servir de contra vapor ao pasquim da Queimada.
 
Saltando no tempo e voltando ao início da crónica, vejam lá o que fui sonhar uma destas noites. Depois de ouvir a espantosa defesa escrita pelos 4 escritórios dos advogados que o senhor das orelhas contratou para defender o indefensável adormeci. Como nessa tarde tinha ido visitar a Feira do Livro vejam lá o que me aconteceu! Sonhei com um Stand todo encarnado onde só vendiam livros sobre o clube da treta.
Ele há coisas que contadas ninguém acredita! O pesadelo de uma noite de verão...
 
Até à próxima
 
Fotomontagens de JOSE LIMA

2 comentários:

Jose Riobom dos Santos disse...

Estás um ás na montagem de imagens...
Photoshop ?

JOSE LIMA disse...

É verdade amigo. Abraço