segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Rescaldo dos Dragões de Ouro

125 anos é muito tempo. Eu já venho lá de trás desde o Campo da Constituição e mais tarde em 1952 no Estádio das Antas Os meus ídolos eram o Barrigana, o Virgílio e o Carvalho. Até hoje as estatísticas apontam para 1862 títulos só no futebol profissional e 1785 nas modalidades. Fonte: JN de 28 setembro 2018.
 
Por isso permito-me classificar os portistas dos últimos 36 anos (a era Pinto da Costa) como “portistas novos” que quase só sabem o que é ganhar. Vamos então entrar por aí. Esta nova era começou com José Maria Pedroto e Pinto da Costa. Os Dragões de Ouro atribuídos no Sábado no Coliseu do Porto foram “apenas” os de 2018.
Vou fugir aos grandes nomes laureados e recordar os que mais me impressionaram. Emocionar-me mesmo foi com o Prémio Carreira atribuído a Fernando Brandão, carinhosamente conhecido como Moreno. Já me tinha acontecido na Avenida dos Aliados na conquista do título. Repararam na simplicidade dele? Além de dividir o galardão pelos “seus meninos” quase pediu desculpa por o ter ganho. 
Depois o Prémio Atleta Amador do Ano. Foi para Pedro Cardoso que é simplesmente no Desporto Adaptado Penta Campeão em Ténis de Mesa! Coincidência ou não é treinado por outro Dragão de Ouro, o meu amigo Rui Vicente Silva.
 
A seguir um nome que me surpreendeu pelo inesperado. Para Sócio do Ano foi escolhido Pedro Marques Lopes comentador político, cronista e comentador televisivo independente. Não deve ser nada fácil viver em Lisboa com aquela cambada de cartilheiros!
O Pedro nem imagina mas por causa dele compro a BOLHA todas as sextas feiras…
 
Todos já suspeitávamos de 2 dos premiados. Iker Casillas e Sérgio Conceição. Fiquei contente por o ouvir dizer “temos a responsabilidade coletiva de revalidar este título". 
Coletiva! Ouviram bem pipoqueiros? Todos nós, sócios, simpatizantes e adeptos temos esse dever e responsabilidade. E foi lindo ver o Sérgio quebrar o protocolo e chamar os verdadeiros obreiros ao palco para serem aplaudidos.
Não queria terminar esta singela crónica sem colocar esta imagem que, para mim e para os Portistas do meu tempo, simbolizam muita coisa…
Obrigado Drª Cecília Pedroto por estar entre nós. Obrigado senhor Presidente Pinto da Costa por tudo que nos tem dado.
 
Até à próxima

1 comentário:

Unknown disse...

Bom dia, amigo, gostei de ler esta tua crónica e estou completamente de acordo com o que escreveste, um grande ABRAÇO e VIVA O FCP, carago!
Manuel Ro
cha