terça-feira, 27 de novembro de 2018

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto recebeu e bateu o Águas Santas (39-25), no Dragão Caixa, em partida referente à 9.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional do Andebol 1.

- O FC Porto venceu o Belenenses, por 32-23, em encontro relativo à 11.ª jornada da 1.ª fase do Andebol 1. A equipa portista foi mais forte ao longo do encontro realizado no Pavilhão Acácio Rosa, em Lisboa.

- O FC Porto perdeu frente ao Magdeburgo (26-23), na Alemanha, na 1.ª mão da 3.ª ronda de qualificação para a Taça EHF.

- O FC Porto e o Grupo Sofarma estabeleceram uma parceria que entrará em vigor já no próximo domingo e que levará a que os dois nomes passem a estar presentes na denominação da equipa de Andebol do FC Porto.

- O FC Porto Sofarma está na fase de grupos da Taça EHF depois de receber e bater o Magdeburgo (34-27), no Dragão Caixa, na 2.ª mão da 3.ª ronda de qualificação. Na 1.ª mão, disputada na Alemanha, o Magdeburgo tinha vencido por 26-23, mas a equipa comandada por Magnus Andersson deu a volta à eliminatória num Dragão Caixa cheio e efervescente.

Basquetebol

- O FC Porto perdeu frente à Oliveirense (96-82), no Dragão Caixa, em jogo a contar para a 6.ª jornada da 1.ª fase da Liga Portuguesa de Basquetebol.

- Era o jogo do tudo ou nada para o FC Porto, mas quem saiu a sorrir do Dragão Caixa foi o Varese, que venceu por 89-71 e anulou todas as hipóteses de os azuis e brancos poderem discutir o apuramento para a próxima fase da Taça da Europa da FIBA na última jornada da fase de grupos.

- Pedro Pinto, João Soares e Miguel Queiroz, jogadores do FC Porto, integram a convocatória de Portugal para o jogo frente à Bélgica, agendado para dia 2 de dezembro, às 17h00, no Pavilhão Desportivo de Albufeira.

O encontro com a Bélgica é referente ao Grupo C da 2.ª ronda de pré-qualificação para o Eurobasket 2021. Portugal lidera o agrupamento, com três pontos, mas a Bélgica (dois) e a Islândia (um) têm menos um jogo disputado.

- O FC Porto perdeu frente aos búlgaros do Rilski Sportist (91-79), no Dragão Caixa, em jogo da 6.ª e última jornada do Grupo F da Taça da Europa da FIBA. Os azuis e brancos terminaram a prova na quarta posição do grupo, com sete pontos somados.

- O FC Porto recebeu e bateu o Illiabum (97-68), no Dragão Caixa, em jogo referente à 8.ª jornada da 1.ª fase da Liga Portuguesa de Basquetebol, regressando assim às vitórias na prova.

Hóquei em Patins

- Os jogadores do FC Porto Fidelidade cumpriram o que tinham prometido durante a semana: dar uma resposta de força ao que aconteceu na jornada anterior, no clássico frente ao Benfica. A equipa portista venceu o Sporting de Tomar no Dragão Caixa, por 5-2, na quinta jornada do Campeonato Nacional.

- O FC Porto venceu no Pavilhão do Reus, em Espanha, por 4-2, em partida referente à 2.ª jornada do Grupo C da Liga Europeia, somando desta forma o segundo triunfo na prova. Os Dragões lideram o grupo a par dos italianos do Lodi, ambos com seis pontos somados.

- Bom espetáculo de hóquei em patins em Oliveira de Azeméis, com uma igualdade (1-1) entre FC Porto Fidelidade e Oliveirense na 6.ª jornada do Campeonato Nacional. Os golos surgiram na etapa complementar, com Marc Torra a colocar a equipa da casa em vantagem e Hélder Nunes a fixar o resultado final, com um grande golo, pouco depois.

- O FC Porto Fidelidade perdeu frente ao Sporting (5-3), no Pavilhão João Rocha, em encontro relativo à 7.ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins. O encontro ficou marcado por falhas evidentes da equipa de arbitragem, tal como havia acontecido na Luz, prejudicando os Dragões e permitindo à formação local construir uma vantagem injustificada.

Bilhar

- A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto apurou-se para as meias-finais do Torneio de Abertura ao terminar na liderança da Série 1 da Zona Norte da 1.ª Divisão, com 16 pontos, à frente de BC Porto (13 pontos), Portuguesa de Leça (12) e Leixões (7).

As meias-finais do Torneio de Abertura realizam-se a 26 e 27 de novembro, com o FC Porto a defrontar o Leça, 2.º classificado na Série 2. Famalicense-BC Porto é o outro duelo da Zona Norte. Na Zona Sul, o Sporting jogará frente ao Sporting B, enquanto o Benfica irá defrontar o CB Amadora.

Boxe

- A Secção de Boxe do FC Porto participou no Campeonato Regional de Boxe – Seniores Consagrados 2018, realizado nas instalações da União Desportiva da Sé, no Porto.

Márcio "Rocky" Cardoso (56 kg) e Pedro "Golden-Boy" Ribeiro (64 kg) fizeram o pleno nas categorias em que combateram. Na classe feminina, destaque para as participações de Nancy Moreira (64 kg) e Eva Branco (69 kg).

- Pedro “Golden-Boy” Ribeiro, atleta da secção de Boxe do FC Porto, sagrou-se Campeão Nacional de Seniores Consagrados na categoria de 64 kg, vencendo a final realizada na Arena de Matosinhos.

Nancy Moreira (64kg) e Eva Branco (69kg), sem opositoras nas finais, venceram as respetivas categorias da classe feminina. O FC Porto ficou no 3.º lugar da classificação por equipas no Campeonato Nacional de Seniores Consagrados, realizado durante o fim de semana em Matosinhos.

Natação

- O FC Porto venceu o XXIX Troféu Speedo, prova que se realizou no Complexo de Piscinas de Campanha, com organização do clube azul e branco.

A equipa absoluta do FC Porto venceu 8 das 10 provas disputadas em regime de estafetas, totalizando 86 pontos, à frente do Famalicão (67 pontos) e do Braga (64). Os Dragões também venceram a prova de Infantis, enquanto a Associação Desportiva de Fafe foi a primeira classificada na prova de Cadetes.

O troféu organizado pela secção de Natação do FC Porto vai na 29.ª edição e contou uma vez mais com o apoio da Speedo, patrocinador ao longo destes anos.

- O FC Porto dominou os Campeonatos Regionais de Juvenis, Juniores e Seniores de piscina curta da Associação de Natação do Norte de Portugal, que decorreram na Piscina Municipal de Felgueiras. A equipa portista, constituída por 45 nadadores, liderou folgadamente o medalheiro da prova, tendo alcançado 112 medalhas: 57 de ouro, 25 de prata e 30 de bronze.

O sénior Diogo Nunes, com 704 pontos nos 1500m livres (15.52,91), foi o nadador do FC Porto com melhor performance, mas o desempenho dos nadadores portistas foi muito elevado, já que nos 559 resultados possíveis, foram alcançados 205 recordes pessoais. As equipas juniores femininas do FC Porto de estafetas bateram os recordes regionais da categoria nas distâncias de 4x50 metros e 4x100 metros estilos.

Esta prova, que contou com a participação de 454 atletas (255 masculinos e 199 femininos) em representação de 21 clubes, inseriu-se na preparação para os Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores, que também se disputarão na Piscina Municipal de Felgueiras, entre os dias 21 e 23 de dezembro deste ano. Uma semana antes, as equipas juvenis disputarão o Torneio Zonal Norte da categoria, na Piscina Municipal de Braga.

Desporto Adaptado

- César Morais e Daniel Maia, atletas da secção de Desporto Adaptado do FC Porto, foram convocados pela seleção de Portugal para o 1.º Campeonato da Europa de Futsal FIFDS, que se realizará entre 12 e 15 novembro em Terno, Itália.

O FC Porto é o único clube a ter dois atletas na lista de convocados da seleção. A comitiva nacional parte a 12 de novembro para Itália. O Campeonato da Europa contará com as participações de Portugal, Itália e Turquia.

- Nos primeiros Campeonatos Nacionais de boccia nos escalões de Sub-21 e Sub-14, nos quais o FC Porto somou por vitórias todos os 11 jogos disputados, registo que culminou com a conquista dos títulos nacionais.

No escalão de Sub-21, sagraram-se campeões Alice Moreira (BC3) e Pedro Ferreira (BC1/BC2), enquanto Tiago Silva (BC5) triunfou no escalão de Sub-14. Na prova de perícia, que desafia diferentes capacidades técnicas, Alice Moreira e Tiago Silva também terminaram na primeira posição.

- César Morais e Daniel Maia, atletas da secção de Desporto Adaptado do FC Porto, sagraram-se Campeões da Europa de Futsal FIFDS (Federação Internacional de Futebol para Síndrome de Down) ao serviço da Seleção de Portugal.

A Seleção Nacional venceu a Itália na final, por 4-0, com um dos golos a ser apontado por César Morais. O torneio realizou-se em Terni, cidade italiana, contando igualmente com a participação da Turquia.

Antes do jogo decisivo, Portugal defrontou por por duas vezes a Turquia (vitórias por 3-2 e 1-0) e a Itália (vitória por 5-3 e derrota por 4-3). Na final, a equipa lusa não deu hipótese à congénere transalpina, vencendo por 4-0 a atual campeã do mundo na modalidade.

César Morais foi o melhor marcador do torneio, com seis golos, vencendo a Bota de Ouro do Campeonato da Europa Futsal FIFDS.

- O FC Porto terminou na 3.ª posição o II Meeting Internacional de natação adaptada, que decorreu na Mealhada. A equipa portista somou um total de 508 pontos e subiu assim ao pódio da prova, registando ainda 32 recordes pessoais e 43 medalhas por classe em 49 provas realizadas.

Das 43 medalhas obtidas, 18 foram de ouro (Ana Castro S21: 100m mariposa e 400m estilos; António Oliveira S10: 50m livres, 100m livres e 100m bruços; David Montoia S7: 100m bruços; Diana Torres S21: 50m livres, 100m livres, 400m livres e 50m mariposa; Humberto Mendes S14: 50m costas; José Miguel Silva S21: 200m costas; Renato Silva S9: 100m mariposa e 400m livres; Sara Duarte S21: 100m costas; Teresa Barbosa S5: 50m livres, 100m livres e 100m bruços); 13 de prata (Ana Castro S21: 400m livres e 200m mariposa; André Guimarães S14: 200m estilos; Bruno Silva S14: 200m costas; Diogo Ferreira S7: 100m costas e 100m bruços; Helder Sousa S9: 100m livres; João Rocha S8: 100m bruços; José Miguel Silva S21: 100m mariposa e 100m livres; Renato Silva S9: 50m livres; Sara Duarte S21: 50m livres e 50m costas); e 12 de bronze (André Guimarães S14: 100m mariposa; Helder Sousa S9: 100m bruços; Humberto Mendes S14: 100m costas, 50m livres e 100m livres; João Rocha S8: 50m livres e 100m livres; José Miguel Silva S21: 200m livres; Luís Oliveira S14: 100m bruços; Miguel Pestana S21: 50m livres, 50m bruços e 100m bruços). 
 
A estafeta a 4x50m estilos, constituída por Humberto Mendes, Rui Miguel Pestana, André Guimarães e José Miguel Silva, alcançou o 1.º lugar, enquanto Diana Torres obteve o recorde nacional de 400m livres e 50m mariposa, na classe S21.

Sem comentários: