segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Quem Serão os Melhores de Sempre?

Na continuação dos recentes prémios de Modric comecei a refletir quem seriam os melhores jogadores do nosso futebol. Por mim, que já cá ando há muitos anos, tive a felicidade de ver jogadores fora-de-série desde os anos 50. Mais lá para baixo vão ver “os meus melhores” (não vale espreitar agora). Não são aqueles “de quem ouvi falar” são “os que vi jogar” ainda que alguns fossem apenas pela televisão que estava a despertar nessa década.

Se começarmos pelos guarda-redes o meu primeiro ídolo foi naturalmente o Barrigana. Andava na Escola Comercial Raúl Dória, onde hoje está o edifício do JN, fugia das aulas, subia a Rua de Camões e lá estava eu no Campo da Constituição a vê-lo treinar com Reboredo. Ele e os 3 da defesa Virgílio, Alfredo e Carvalho eram para mim os melhores jogadores do mundo.
Mais tarde fui vendo diferentes equipas e, claro, tive que fazer outras escolhas. O primeiro “rival” para Barrigana foi Lev Yashin a quem chamavam a Aranha Negra! Outros se seguiram do meu agrado: Zubizarreta, Michel Preud’homme, Pfaff, Schmeichel, Oliver Kahn, Baía, Higuita, Sepp Mayer, Barthez, Casillas, Neuer, e Buffon.
Defesas saliento: Nilton Santos, Bobby Moore, Beckenbauer, Maldini, Djalma Santos, Breitner, Cannavaro, João Pinto, Virgilio, Cafu, Baresi, Roberto Carlos, Branco, John Terry, Pepe, Aloísio, Piquê e Sérgio Ramos.
Meio campo - Aqui há um enorme “sortido”. É difícil escolher os melhores. Vamos ver: Matthaus, Laudrup, Zico, Bobby Charlton, Zidane, Pedroto, Maradona, Rijkaard, Cruyff, Di Stefano, Platini, Puskas, Coluna, Stoitchkov, Gerrard, Pavão, Rudd Gullit, Seedorf, Beckham, Cubillas, Deco, Lampard, Messi, Iniesta, Xabi Alonso, etc.
Os avançados que mais gostei foram: Garrincha, Pelé, Hugo Sanchez, Rivellino, Lineker, José Águas, Eusébio, Platini, Paulo Rossi, Ronaldo (o Brasileiro), Hernâni, Arjen Robben, Batistuta, Shevchenko, Fernando Gomes, Ronaldinho, Kluivert, Gerd Mueller, Romário, Madger, Suaréz e Ronaldo.

Finalmente a minha escolha com jogadores de diferentes gerações desde os anos 50 até hoje. Se fosse possível selecionar apenas 11 os que mais me impressionaram foram estes.
Se me pedirem para destes 11 escolher o melhor dos melhores sem dúvida seria Pelé.

PS – Comecem lá de cima e encontram no meio daqueles enormes jogadores a “minha” equipa de sempre do FC do Porto por posição. Baía, João Pinto, Pepe, Aloísio e Branco. Pedroto, Pavão e Deco. Hernâni, Fernando Gomes e Madger.

Até à próxima

8 comentários:

Felisberto disse...

Também foi na Constituição, o meu "batismo" no FC PORTO, pela mão do meu pai!

No meu tempo de quando as recordações se tornam ainda "visiveis" destaco o meu onze.

Américo
João Pinto, Geraldão, Celso, Branco
Pavão, Oliveira, Hernâni*
Deco, Gomes e Madjer

Suplentes.
Vitor Baía, Gabriel, Eurico, Rodolfo, Jaime Magalhães e Jardel.

* Hernâni, que nunca vi jogar mas que para o meu pai foi o melhor jogador português de sempre, qual Eusébio, qual carapuça!

JOSE LIMA disse...

Amigo Felisberto
Obrigado por ter comentado.
Quando me refiro ao Eusébio apenas o enquadrei nos melhores jogadores do Mundo, dado o seu currículo goleador.
Na equipa do FC Porto onde o amigo alguns "titulares" diferentes dos meus é preciso ver o que uns e outros ganharam. Ou seja, Américo, Geraldão, Celso e Oliveira pouco ou nada ganharam no nosso Clube, ao contrário de Vitor Baía, Aloísio e Pepe. Temos que contar com muitos jogos de maior dificuldade em que intervieram.
Abraço

rbn disse...

Sou leitor diário de seu blog, e hoje vou opinar:-)

Dos que vi jogar, desde que me entendo por gente em mais de meio século, sem sombra de dúvidas que o melhor e mais completo foi Pelé.

Pelé tinha tanta técnica (em ambas as pernas) como Messi ou Maradona,
a força, a velocidade e a explosão de CR7,
a impulsão e o cabeceio de Van Basten,
a visão de jogo de Zidane, Platini ou Zico,
o improviso e a magia de Ronaldinho,
o instinto matador de Gerd Muller,
a agilidade de "rato de área" de Romário,
a potencia e precisão de remate ( em ambas as pernas) de Roberto Carlos ou Rivelino,
exímio cobrador de livres ( ambas as pernas),
e....jogou 4 vezes de guarda-redes substituindo os GR titulares por lesão ou expulsão:-)

A seu melhor 11 de todos os tempos é muito bem escolhido, sem sombra de dúvida.

Por questão de gosto, na baliza eu colocava Yashin (único guarda-redes a vencer a Bola de Ouro). Mas se fosse Sepp Mayer também estava bom:-)

Na defesa eu colocava Fachetti, Baresi ou Maldini no lugar de Beckenbauer, e este ia para "trinco" no lugar de Puskas ( não vi jogar), que ia para o "banco".

Meio de campo completava com Maradona de nº 8 e Pelé jogava na sua verdadeira posição de nº 10.

No ataque era Garrincha na direita, Messi na esquerda e CR7 no meio.

No 11 (ou 22) suplente, era Sepp Mayer ( Gordon Banks), Carlos Alberto Torres, Baresi (Tresor), Maldini (Koeman) e Fachetti ( Nilton Santos).
Boniek(Platini), Zico (Iniesta) e Zidane (Cruyff).
Ronaldinho (Cantona), Romário ( Ronaldo), e Rivelino (Gerd Muller):-)
Mas ainda cabiam mais, muitos mais:-)

Neste link abaixo do meu blog, tem um vídeo com os até agora 400 gols registados em vídeo do Pelé. Impressionante a quantidade (e qualidade) de gols que ele marcou a perna esquerda...

https://pelethebest.blogspot.com/2016/08/video-400-gols-do-rei-pele.html

Já o melhor 11 do Porto, dos que vi jogar, é Baía, João Pinto, Aloísio, Jorge Costa e Branco.
Meio campo sem trinco, é Deco, Madjer e Futre.
Hulk, Jardel e Gomes.

11 suplente( de cabeça) : Casillas, Paulo Ferreira, Fernando Couto, Pepe e Palito. Lucho, James e Moutinho.
Quaresma, Falcao e Drulovic.
Mas cabiam mais, muitos mais
Abraço.

JOSE LIMA disse...

Muito obrigado amigo rbn pelo seu contributo. Podíamos fazer várias equipas com tantos e tão bons jogadores que passaram pelo futebol desde os anos 50. Eu como já venho do W M nem sei como hei-de alinhar táticamente a equipa "internacional". Escolhi o 4-3-3
O guarda-redes foi o maior problema...
Quanto ao nosso FC do Porto, todos os atletas que o amigo menciona são bons e susceptíveis de integrar os melhores de sempre. Podíamos também constituir diversas equipas! Nos nossos 2 centrais tive dificuldade. Tivemos muitos e bons. É tudo uma questão subjetiva, e do momento que alguns dos jogadores atravessaram. Uma delas é a que está no Museu... Também me preocupei com o curriculum de cada um e da longevidade na carreira. Procurei sublinhar aqueles que mais títulos conquistaram.
Grande abraço

Unknown disse...

Bom dia. Sendo eu muito mais jovem que os senhores, obviamente nao vi metade dos jogadores que mencionaram.
Sou um assiduo leitor do blog...
Vou assim deixar a minha equipa favorita com os jogadores que eu vi, seja ao vivo ou pela TV;
4-3-3 falso 9
GR- Van der Sar
DD- Dani Alves
DC- Maldini
DC- Vidic
DE- Roberto Carlos
MDC- Makelele
MC- Xavi
MC- Iniesta
ED- Ronaldinho
EE- Cristiano Ronaldo
AC- Messi (falso 9)

Jogadores do F. C. Porto que vi
433
GR- Vitor Baia
DD- Bosingwa
DC- Jorge Costa
DC- Ricardo Carvalho
DE- Alvaro Pereira
MDC- Paulo Assuncao
MC- Joao Moutinho
MC- Deco
ED- Hulk
EE- Quaresma
PL- Falcao

Continue com o bom trabalho no blog :)
Um abraço.

JOSE LIMA disse...

Muito obrigado. Gostava que mais amigos Portistas participassem...

Unknown disse...

Bom dia,

Sou, tal como já foi dito anteriormente por outro adepto, um leitor assíduo do Blog, mas só agora comento pela primeira vez. A verdade é que, e cingindo-me apenas ao FC Porto, o nosso clube já teve tantos tantos craques, que fica muito difícil escolher apenas 11, pelo que me propus a fazer o inverso: encontrar o pior 11 que me lembro do FC Porto! Espero que me perdoem a "brincadeira" e sendo assim aqui vai:

GR: Ivica Kralj
DD: Butorovic
DC: Matias
DC: Stepanov
DE: Nelson Benítez
MDC: Prediguer
MC: Pavlin
MC: Tiago
AVA: Cajú
AVA: Esnaider
AVA: Baroni (Capitão)
TREINADOR: Otávio Machado

Acreditem que não foi fácil!

Cumprimentos

Fernando Resende

JOSE LIMA disse...

Fernando Resende tá boa! Não me tinha lembrado dessa.
Obrigado por ter comentado. Aconselho a visitar o blogue na próxima semana vai ver uma coisa engraçada.Saudações portistas