quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

105 Anos de Portismo

Andamos todos pelos blogues a dizer que acompanhamos a equipa há muitos anos, somos do tempo do Campo da Rainha, blá, blá, blá. Tudo muito lindo para os “portistas novos” (aqueles que entraram para o clube a partir de 1982 e estão habituados a ganhar quase tudo), os “novíssimos” que são os filhos dos portistas novos e poucos dos anos 40 (como eu) que viajamos neste barco desde o Campo da Constituição. Se eu vos disser que muito mais para trás tenho um amigo do tempo da 1ª Grande Guerra acreditam? Então tomem lá!
Parece que tem 70 não é? Metam-lhe mais 35 em cima! Acreditem que este Portista festeja no próximo dia 20 de janeiro o seu centésimo quinto aniversário. Conheci o Jaime pessoalmente quando ele tinha 96 anos. Através de um blogue que muitos ainda recordarão, FUTEBOLAR, esgrimia argumentos a favor do nosso clube com uma graça e ironia que ainda hoje continua a revelar. Faz versos lindíssimos e é um brincalhão. Vejam-no em 2014!
Aquando dos 100 anos uma voz amiga segredou ao senhor Pinto da Costa que havia um sócio portista centenário e até vivia por aqui perto. Resposta imediata do nosso presidente “está convidado para vir assistir no meu camarote a um jogo no Dragão”! Assim aconteceu e até foi recebido com honras no gabinete pessoal onde ofereceu um quadro com uma poesia e recebeu uma recordação.
É Pai de Fernando Tavares (também colaborador do blogue Mística Azul e Branca) e vive com a filha Teresa Tavares, companheira de sempre, que o enche de mimos. Outro episódio com muita graça. No ano passado uma equipa da TVI deslocou-se lá a casa para fazer uma entrevista. Tocaram à porta e quem veio abrir foi o Jaime que desconhecia a surpresa. Perguntou o que desejavam e os jornalistas disseram que iam filmar um senhor que festejava 104 anos. Imaginem a cara com que devem ter ficado quando o Jaime disse que o “senhor” era ele!
Entre livros e recordações sobre a história do FC do Porto tem um quarto cheio. Merece uma camisola muito especial e um grande 2019 com uma imagem inventada por mim. Ouro sobre azul!
E nos 106 cá estaremos outra vez!

6 comentários:

Fernando Tavares disse...

Muito obrigado José Lima
Grande abraço para si e para o Pedro

Fernando tavares

Armando Pinto disse...

Gostei. Este artigo é de se lhe tirar o chapéu. Como portista agradeço a partilha, pois é bom saber que temos assim grandes portistas também com muito para contar, pela sua longa vida e grande ligação ao clube. Este senhor Jaime Tavares seria portanto mais velho que meu falecido pai cerca de 2 anos. Está com muito bom aspeto. Que assim continue por muito tempo.
Abraço
AP
Memória Portista

JOSE LIMA disse...

Obrigado meu amigo. Já não haverá muitos como ele. É Portista de bandeira na janela. Todos os anos nesta dada me refiro a ele nas minhas crónicas. Grande abraço

Alexandra Ferraz disse...

Ao Senhor Jaime, muitos parabéns, quer por todas as primaveras, quer por todo o Portismo que emana e defende!
Um bem haja e que continue com todo o ar jovial a defender as cores deste nosso Porto.

Ao José Lima, um muito obrigada pela crónica, cheia de mística e de romantismo azul e branco! Parabéns!!!

Viriato de Viseu disse...

O José Lima de azul e branco equipado brinda uma linda ODE a quem tem o coração mais AZUL que se conhece entre todos os sócios, adeptos e simpatizantes do clube que em boa hora foi fundado por Monteiro da Costa.

Mais logo irei dar os parabéns ao enorme JAIME TAVARES!!!!

MG disse...

Muitos parabéns! Mesmoooo!

abraço.