terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Pensamento da Semana: Ao que isto chegou

Não vou atirar com mais lenha para a fogueira que tem queimado Paulo Fonseca. Já disse aqui o que penso sobre o assunto e acho que não vale a pena repetir-me.
 
Já o mesmo não posso dizer sobre o comportamento deplorável de alguns adeptos que foram ao Estádio do Dragão.
 
As coisas estão más. A equipa não rende, o Treinador parece não saber o que fazer em campo e fora dele mete os pés pelas mãos de uma forma patética. Para mais começam a surgir rumores de que as finanças do Futebol Clube do Porto estão pelas ruas da amargura e como tal não se pagam os salários a tempo e horas.
 
Em resumo a época está a correr mal e, muito provavelmente, mal vai acabar. Mas nada disto justifica as cenas de pugilato que vi no Dragão.
 
Portistas a baterem em Portistas porque queriam entrar pelo campo adentro para “acertar o passo” a Fonseca e seus pares? Onde é que já se viu tal coisa da parte de adeptos que se dizem diferentes? 
 
Realmente são diferentes pois fazem cenas ainda mais tristes que os adeptos do SL Benfica e do Sporting CP. Alias à beira desta gente os Benfiquistas e Sportinguistas parecem uns anjinhos.
 
Uma coisa é ir berrar para o Estádio e dar uso ao vocabulário que não podem usar em casa. Outra bem diferente é envolverem-se em cenas de pancadaria por uma coisa tão banal como o futebol.
 
E isto não é cultura de exigência. É idiotice chapada porque está provado que não é assim que Paulo Fonseca é despedido nem vai ser nunca assim que alguma coisa vai melhorar no Reino do Dragão.

13 comentários:

JOSE LIMA disse...

Caro The Blue One
Assino por baixo.

Anónimo disse...

Tem toda a razão, mas qual a solução???

Zé da Mouraria disse...

isto, seja por que motivo for, quando corre menos bem e não há o costumeiro 'empurrãozinho', torna-se muito mais difícil.

GS

Anónimo disse...

Porra! Um portista lúcido!
Pena não o terem sido durante todos estes anos e só agora estarem a abrir os olhos.

Lek disse...

Era o que nos faltava, ter adeptos "lampiões". Mudem-se para a 2ª circular.

Penta disse...

@ Pedro

«
começam a surgir rumores de que as finanças do Futebol Clube do Porto estão pelas ruas da amargura e como tal não se pagam os salários a tempo e horas.
»

dar voz a «rumores»?!
qual a fonte credível dos mesmos? alguém da SAD? ou alguém que é muito lesto a escrever em fóruns portistas e afins, mas ninguém sabe quem é? algum órgão de comunicação social, inclusive manhoso e/ou com sede na Travessa da Queimada?

desculpa-me este desabafo, Pedro.
não te conheço, mas tenho que o afirmar: tal como compreendo, respeito e subscrevo a tua indignação acerca de alguns comportamentos menos próprios, não poderia deixar de te criticar por dares essa voz a «rumores» - os quais, afirmo-te com conhecimento de causa, porque sobre eles me informei junto da estrutura e assim que li este post, são infundados e não correspondem à realidade.

abr@ço
Miguel | Tomo II

Pedro Silva disse...

Grande Miguel eu escrevi o seguinte:

"Fala-se á boca pequena que as finanças do Clube Azul e Branco estão de rastos e que os ordenados não têm sido pagos, mas eu prefiro não alimentar especulações. O que interessa agora é pensar em soluções. E quanto a soluções (tal como resultou de uma tertúlia com um amigo meu), temos as seguintes:"

Repara bem que eu "chutei para canto" a questão dos rumores. Mas eles andam ai e não convêm disfarçar até porque só surgem nas horas más. Nas boas não se fala em nada disto e ninguém quer saber do aspecto financeiro para nada (José Lima que o diga).

Quanto ás criticas, venham elas desde que sejam respeitosas. Só melhoramos quando somos criticados.

E a caixa de comentários é para se desabafar. Desde que o respeito impere como é óbvio. Mas eu nunca esperei nem espero uma outra postura da tua parte.

Aquele abraço!!!

Pedro Silva disse...

Lima obrigado pelo comentário e compreensão.

O meu caro amigo já passou por muito mais que eu e sabe bem como reage o nosso FC Porto aos momentos maus.

È uma pena que muitos adeptos do nosso FC Porto não saibam o que é "penar". Soubessem o que é isto e não fariam nem metade das cenas que fizeram no passado Domingo.

Aquele abraço!!!

Pedro Silva disse...

Anónimo a solução será a de que as pessoas percebam de uma vez por todas que o futebol é um jogo onde se ganha, empata e se perde e que não se pode ganhar sempre porque Dirigentes, Treinador e Jogadores são Seres Humanos.

Não será com certeza com pancadaria nas bancadas que o FC Porto vai ganhar tudo e mais alguma coisa.

Pedro Silva disse...

Zé da Mouraria isto que diz é um mal que toca a todos.

Pedro Silva disse...

Lek +e o Portista moderno.

Só sabe ganhar e ganhar. Quando a coisa corre mal é pancada e berreiro no Estádio.

JOSE LIMA disse...

Miguel Tomo II
É preciso termos a cabeça fria. O que estamos a fazer é o jogo do adversário.
Não contem comigo para achincalhar o treinador, os atletas, e muito menos o Presidente.
.
Logo às 00:00h sai aqui uma crónica minha a pedir o apoio de todos.
Abraço

Shadows disse...

Parabéns pelo texto e pela abordagem ao tema dos adeptos atrasados mentais, que existem em qualquer clube e que tantas vezes estragam o espectaculo a famílias ou gente de bem.