segunda-feira, 31 de agosto de 2009

RESPIREMOS FUNDO...!

Podemos respirar fundo! Francamente andava com alguma preocupação,com a saída ou não de Bruno Alves. Penso ser generalizada a opinião que o nosso, defesa central vale quanto se eleva perante os adversários!

Este ano, quanto a mim, seria o pior ano para o Bruno e FCPorto a nível desportivo, serem confrontados com a sua saída . Espero, ou melhor, esperamos os Portistas, que Bruno Alves passeie a sua indiscutível categoria no palco Europeu. Ele merece, fazer o contrato da vida e estará no fim desta época, pronto para partir com destino a outras paragens economicamente mais compensadoras.


Mas esta semana temos entre mãos um assunto muito sério e lamentável, que urge há muito por cobro, mas inexplicavelmente adiado.O vandalismo de alguns elementos das claques do FCPorto. Digo do FCP, pois são essas que me interessam, com as outras claques posso eu bem!

Penso ser razoável e até urgente exigir um código de conduta para a aprovação da entrada de A, B, ou C, como membro de uma claque, assim como, proporcionalmente a sua lógica exclusão, por incumprimento do pré-estabelecido. A vergonha do que se passou em Aveiro com 20 energúmenos, vândalos, salteadores, não pode voltar a acontecer. Senhores responsáveis das claques, estes vândalos, não podem ser, não devem ser, o reflexo de centenas de adeptos das claques do FCPorto. Recuso-me a ter que encolher os ombros, sobre este manifesto exemplo de selvajaria. Isto não é nossa gente!

Em todas as famílias, há uma ovelha ranhosa, é obrigação da família para manter o seu bom nome afastá-la do convívio familiar. Os selvagens, que praticaram o vandalismo descrito estão todos identificados, logo, será uma obrigação de honra das Direcções responsáveis das Claques, simplesmente excluírem-nos, de participarem no seio dos núcleos apoiantes do FCPorto! Sim, exactamente isso, ostracizá-los do convívio que se quer de festa das claques, não de barbárie! Será a maneira mais radical, para tirar do cesto das maçãs a maçã podre!

A maçã foi tirada do cesto ontem, pelo Tribunal de Aveiro, que condenou o energúmeno a apresentar-se na polícia à hora dos jogos do FCPorto, proibindo-o assim de assistir aos encontros em causa. Aqui está uma maneira pedagógica e perfeitamente razoável, que fará pensar duas vezes estes agitadores.Esta medida já é aliás usada na Europa há uns anos em casos semelhantes. Compreendo que o comportamento de centenas de adeptos das claques, não possa ser sempre e até, facilmente controlado pelos respectivos responsáveis, mas neste caso até pode servir de exemplo para o futuro próximo, pois sabe-se quem são.

Quem assistiu pode confirmar que as TVs Lisbonárias, deliciaram-se, babaram-se, com o momento noticioso sobre, este acontecimento! Foi inclusive, notícia de abertura de Jornal, aliás como já tinha sido notícia de abertura também, o fantástico ATROPLAMENTO do retratista!

O FCPorto e todos os Portistas, sabem até por experiência recente, que tudo o que aconteça colado de negativo, ao nosso Clube, é imediatamente empolado e divulgado da maneira mais vil, porca e azeda, por alguns (jornalistas?) que encontram nestes factos, uma soberana oportunidade para mancharem a imagem do FCP. Como exemplo, deixo aqui, um título de um inacreditável artigo do Correio da Manhã, assinado por (Manuela Teixeira / Tânia Laranjo a 26-8-09) que escrevem sobre o retratista:…« Atropelam jornalista e fogem…» Querem melhor? …. Só por encomenda!

Bem meus caros Portistas, esta época 2009-2010, o Campeonato está entregue! Há muitos anos, que não via tanta alegria da massa associativa encarnada. Penso até, que já poderão encomendar as faixas de Campeão. Desta vez sim, temos gente!

Há anos, que não ouvia um apito de comboio tão efusivo e....... lonnnnnngo, logo após o quarto golo do Benfica! Já me tinha esquecido desse pormenor, caracteristico dos maquinistas adeptos do Benfica! Aguardemos serenamente, pois dentro de nove meses haverá um «bum» excepcional de nascimentos!!! Prestem atenção às futuras estatísticas, no mês de Maio de 2010. O Governo vai sujeitar-se, ir à falência só com os prémios e abonos que terá de pagar!

Este que vos estima;

1 comentário:

Pedro Silva disse...

Caro Fernando, sobre as Claques permita-me contar esta pequena história:

Na altura em que Mourinho ainda era Treinador do FC Porto, um Primo meu convidou-me para ir ver um Jogo do FC Porto a Guimarães no Afonso Henriques, e como não havia bilhetes para mais lugar nenhum tivemos de ficar no meio da Claque dos SD e dos Ultras do FC Porto... Com a do Guimarães mesmo ao lado.

O jogo até foi polémico e este meu Primo é Sportinguista ferrenho...

Acha que houve algum problema durante a partida? Nem por isto, o ambiente até foi salutar e agradavél e o meu Primo ainda meteu conversa com muito pessoal. O único senão foi ter de ver o Jogo todo de pé, mas isto...

Isto para dizer que as Claques não são assim tão más como as pintam, pura e simplesmente há sempre quem se aproveite delas para levar a cabo as suas parvoices...

Portanto é como o meu amigo diz, a tal Comunicação Social faz de um bicho um Papão sempre que este é Azul e Branco.

Saudações Portistas!!!