Realidade: Não se trata de uma só realidade, mas sim de uma enorme realidade que muita gente ignora e vá se lá saber porquê. Esta mesma Realidade resume-se no simples facto de ser uma enorme vergonha para o nosso Futebol haver na nossa 1ª Liga equipas que ainda sofrem resultados desastrosos como foi o caso do Setúbal que foi á Luz perder por 8 bolas a 1.
Hoje em dia já nem nos Distritais tal coisa acontece, pois o nível de exigência, treino e cultura táctica faz com que as equipas de futebol apresentem argumentos e trabalho para evitarem ser o “bombo da festa”.
Contudo para tal é preciso que os Clubes tenham na sua posse o dinheiro necessário para contratar Profissionais e não Amadores, coisa que o Vitória de Setúbal não tem… È que os Sadinos nos últimos tempos tem demonstrado que nem tem dinheiro para ser um Clube de Futebol, quanto mais para terem Jogadores de qualidade para poder disputar uma Liga Sagres que é somente a 1ª Liga Portuguesa onde supostamente deveriam militar as melhores equipas de Portugal.
Portanto aqui a realidade é esta: Se o Vitória de Setúbal não tem € para contratar Atletas com qualidade para disputar a 1ª Liga Portuguesa e não tem infra-estruturas para que Treinadores e Jogadores trabalhem, então que se faça como fez o Estrela, Campomaiorense e outros, ou seja, que se feche portas e se evite que o Futebol Português viva estas cenas tristes típicas de uma qualquer pré história que já foi esquecida pela própria história.
Dito isto, passemos ao difícil trabalho das Ilusões…
1ª Ilusão: Carlos Azenha – Carlos Azenha foi durante muito anos o “apoio” de Jesualdo, ou seja, foi um Adjunto que esteve com Jesualdo e aprendeu com este a Ciência do Futebol desde que o Professor assinou pelo Braga. Esta dupla fez da equipa Bracarense uma equipa Europeia e isto com um orçamento de uma equipa que lutava todos os anos para não descer de divisão. Era uma dupla perfeita e inseparável, sendo que quando Jesualdo assinou pelo FC Porto a sua primeira preocupação foi a de chamar para a sua beira o seu aluno Carlos Azenha.
Contudo ao fazer isto, o Mestre não se apercebeu que estava a desencaminhar o seu Aluno… Fruto da tal mania que os adeptos Portistas têm de se armar em Treinadores de Bancada e de exigirem o impossível a quem cumpre com os objectivos, e eis que começam lentamente a lançar o boato de que quem mandava na equipa não era Jesualdo, mas sim o Azenha… E porque diziam isto? Muito simples, porque quem ia ao Estádio via muitas vezes o Azenha a dar uma palmadinha nas costas de Jesualdo, apontando para o relógio e como acto consequente tinha a substituição que já meio estádio andava a berrar há coisa de meia hora.
Ora esta ideia dos Adeptos do FC Porto foi fatal para Carlos Azenha, que deixando-se levar pela onda, convenceu-se que era mesmo ele o Mestre e não o Aluno… Resolveu abandonar o seu cargo de Treinador Adjunto e abraçou o Projecto do Vitória de Setúbal depois de ter andado alguns meses na Comunicação Social a dar uma de “Dr.” da Bola. Bem, o resultado foi o que se viu na Luz... Mesmo sabendo que era um buraco do qual não poderia ter saída, o Azenha convencido de que era o Novo Mourinho, toca a andar para a frente. O resultado foi este ter formado uma equipa Sadina que no Estádio da Luz, na última Jornada, não sabia atacar, não sabia defender e nem sequer sabia o que era marcação á zona. E que fez Azenha perante esta derrapagem suicida do seu “autocarro”? Limitou-se a contar as Estrelas do céu de Lisboa sentado no seu banco como se nada fosse… Depois venham-me dizer que quem mandava na equipa Portista era o Azenha.
2ª Ilusão: Jorge Jesus – Eu com esta ilusão de Treinador nem vou perder muito tempo, pois quando há não muito tempo este ainda era Treinador do Braga, os Jornalistas e demais Humoristas Portugueses gozavam á farta com esta personagem que dizia cada calinada que até metia medo a quem ouvia… Agora como está a treinar o Benfica e há que manter a ilusão de que este ano é que (é igual aos outros, ou seja de 3º Lugar para baixo), o Jesus passou a ser mais um novo Mourinho… Muita epidemia de Mourinhos temos em Portugal…
Este Treinador até fez descer o Belenenses, ficou mal classificado com o Braga que era de todas as equipas da 1ª Liga aquela que detinha o maior Orçamento depois dos 3 grandes, levou já vários banhos de bola de Paulo Bento (final da Taça de Portugal e outros jogos na Liga Portuguesa), o que só por si diz da mediocridade deste Treinador, sendo que até o "imprestável" Quique que entrou pela mesma porta grande de Jesus e saindo depois pela porta do cavalo, deu um banho de bola ao Mestre da Táctica. Mas pronto, está no Benfica e há que manter o Povo entretido. Não acordem para o Mundo.
3ª Ilusão: Maxi Pereira: Um título de um certo Jornal que este ano prece ter perdido a vergonha e assumiu de vez o seu facciosismo e falta de profissionalismo, intitulou o Jogador do Benfica de nome Maxi Pereira de Super Maxi….
Ora meus amigos(as), o único Super Maxi que conheço é o que se vende nos Cafés e Confeitarias que tem á venda os Gelados da Olá, sendo o Super Maxi o tal Gelado com cobertura de Chocolate e Baunilha por dentro. Já é muito antigo este gelado e quando eu era pequeno este tinha o tamanho de um gelado normal, sendo que quando se passou a chamar Super foi porque lhe aumentaram o tamanho, mas o sabor a Chocolate com Baunilha manteve-se. Foi portanto uma jogada Comercial para vender mais Gelados…
Ora com este Maxi Pereira a coisa está a ser a mesma. É que o Maxi continua a ser o mesmo jogador mediano que era na época anterior e que continua a tentar tapar um buracão enorme que existe no lado direito da Defesa Benfiquista, uma vez que este não é nem nunca foi Defesa Direito. Alias, quando as coisas começaram a correr mal na época anterior, a primeira queixa deste Super Maxi foi a de não estar a jogar na sua posição original e que era Defesa Direito apenas para fazer o jeito ao Quique. Mas pronto é o Super. Que se há de fazer?
4ª Ilusão: Aimar – Este jogador é o exemplo crasso de quem vêm para Portugal pura e simplesmente para receber a “Reforma Dourada” antecipada. Aimar este ano ainda não mostrou nadinha de jeito, sendo que o único golo que marcou foi ao Setúbal (mas a estes até o Clube aqui do Bairro marcava golos) e de ressalto. A única questão quanto a este Argentino é a de saber quando é que vai arrebentar fisicamente e quanto tempo vai ficar encostado na clínica do Benfica graças aos inovadores métodos de Treino do “Mestre” que inventou a defesa á zona quando estava no Felgueiras. Há quem diga que Aimar é mais do que uma “Rabona”, pois para mim nem meia “Rabona” o moço é, mas lá está é do Benfica e o Povo precisa das alegrias.
5ª Ilusão: Saviola – Este já foi objecto de analise numa das minhas Crónicas aqui no Mística, sendo que quanto a este jogador que quase nunca jogou em Madrid e que foi corrido de Barcelona eu faço a seguinte pergunta: Se o gajo fosse mesmo um Jogador de Classe Mundial teria vindo para Portugal? E ainda por cima para o Benfica? Pois… O Benfica agora é um Clube da Liga Inglesa com certeza.
6ª Ilusão: Di Maria - Este pobre desgraçado já foi vendido pelos Jornais Desportivos Portugueses sei lá quantas vezes… O rapaz já correu o Mundo Futebolístico todo, passando pelo Chelsea, Real Madrid, A.C. Milan, etc., mas o que é Verdade é que nunca saiu do Benfica. E já lá está há mais de 3 épocas!!! O Maradona até o convocou para disputar uns joguinhos da Zona de Qualificação Sul Americana, mas cedo se arrependeu da asneira que fez quando o Di Maria mostrou o seu talento para a pancadaria e como o Árbitro do Bolívia x Argentina não era Português, expulsou o rapaz sem apelo nem agravo. Decididamente o Di Maria é uma "maravilha do outro Mundo".
7ª Ilusão: O Crédito do Benfica – Este é daqueles temas que não vale mesmo muito a pena perder o meu tempo a explicar seja o que for, dado que os ceguinhos do costume andam de tal forma tão aflitos para ganhar qualquer coisa que até embarcam nesta do Benfica ter crédito na Banca. Como é que é possível que um Clube que está numa situação de extrema dificuldade financeira conseguir ter Crédito na Banca? Coitado do Banco que empresta 50 Milhões de Euros sem sequer ter uma garantia de que vá receber de novo este dinheiro e com juros!!! È que se foi realmente um Banco que emprestou este Dinheiro ao Benfica, então só espero que não seja o meu senão terei as minhas poupanças em risco.
E não me venham cá com esta história de que a receita do Estádio num dia de jogo dá para pagar tudo e mais alguma coisa, pois isto é agora nas primeiras Jornadas, mais lá para a frente quando os efeitos do “Mestre da Táctica” se começarem a sentir e o Benfica estiver a lutar com o Braga pelo 3º Lugar da Liga eu quero ver quantos adeptos vão estar na Luz…
8ª Ilusão: Benfica TV – Está é a maior asneira que o Benfica alguma vez poderia ter feito…. Mais valia ter esperado que o Contrato de Exclusividade de transmissão dos Jogos pela SPORTV tivesse terminado para depois poder tirar proveito do canal do Benfica. Quem assistir á Benfica TV repara que os Comentadores dos Jogos deixam o profissionalismo á porta da estação e que as imagens que passam são só as que lhes interessam e ainda por cima nos dias em que o Benfica joga e o Canal Benfica não os pode transmitir eis que o Telespectador tem de levar com dois gajos a relatar um jogo, como se hoje em dia não existissem rádios para isto.
A única fonte de receita deste canal reside no facto de estar obrigatoriamente integrado no pacote base do MEO, uma vez que não pode ser substituído por nenhum outro canal como me foi dito por um Técnico desta mesma operadora e quando confrontado com este meu desagrado a sua sugestão foi a de não sintonizar o tal canal… Pois queria ele que eu estivesse a pagar um canal que não vejo, mas como não gosto que me explorem nem de contribuir á força para a causa benfiquista, não subscrevi o serviço Assim até a TV da Escola Secundária do Carolina dá lucro. È realmente um grande e lucrativo canal esta Benfica TV. Todos os Clubes da Liga Sagres deveriam copiar esta ideia e iniciativa do Benfica.
3 comentários:
Acho estranho ainda ninguém ter comentado...Dos melhores textos que já vi no blog. Parabéns the blue one...Tá tudo escrito,nada a acrescentar.
.
abraço
Obrigado por teres percebido o conteúdo e objectivo desta minha Crónica Ricardo.
Sabes porquê que ninguém a comenta? Porque ultimamente tem andado por aqui umas melgas que estão mais interessadas em fazer "bota abaixo" ao Blog e pelos vistos dá-lhes um especial gozo insultar a equipa do Mística.
Isto de sermos um Blog sem palas dá nisto.
Saudações Portistas e forte abraço
ahahahahah!!!! isto é só rir!!!! tripeiros da merda....
Enviar um comentário