Aqui entra esta semana dedicada às selecções que obrigou a que os jogadores do F. C. Porto viajassem por esse mundo fora e tivessem o consequente desgaste de viagens e minutos acumulados em jogos importantes para a qualificação para o Mundial. Caberá a Jesualdo saber gerir o plantel tendo em conta estes dois jogos. Não se tratará de poupar jogadores de um jogo a pensar noutro somente, trata-se de tendo em atenção a gestão de esforço o escolher o melhor onze que possa apresentar o melhor rendimento para continuar a ganhar na liga e ao mesmo tempo preparar aqueles que ainda não estão fisicamente no ponto e que só para o jogo de Londres poderão dar uma resposta mais adequada aos interesses da equipa.
Parece-me então que Jesualdo deve avaliar o desgaste de tais viagens e escolher os jogadores que melhores condições dão para o Leixões e preparar bem outros que podem dar outra resposta em Londres, não esquecendo que em Londres a táctica terá que evoluir para o 4-4-2 para conseguir algum equilíbrio com aquele meio campo fortíssimo do Chelsea. No ataque será também necessário maior mobilidade do que um avançado fixo que se dê a marcação. Como tal algumas dúvidas residem no onze.
No meio começam as minhas dúvidas. Creio que Meireles não tem estado muito bem, e pelo que conhecemos da época passada sabemos que é um jogador raçudo mas que em termos de resistência não costuma durar os 90 minutos… Logo precisa de descanso pois precisaremos do melhor Meireles em Londres e ao mesmo tempo criar condições para outras opções num futuro em que Meireles não possa jogar ou não atravesse um grande momento como agora. Se calhar justificaria este jogo uma aposta por um meio campo com Valeri. Talvez se perdesse em recuperação de bola, mas o Leixões deverá ser uma equipa que jogará fechada no Dragão e daí a posse de bola será mais importante que a própria recuperação. Caso se sinta que é preciso mais poder de recuperação de bola, avança-se com Tomás Costa que também por cá fico a treinar-se esta semana.
No ataque acho que Mariano tem que sair, agora que todas as opções tirando Orlando Sá estão disponíveis. De todos apesar da sua entrega é o tecnicamente o mais fraco. Seria de uma grande injustiça para com Varela tira-lo do onze, com o futebol que tem apresentado… Ainda para mais há vontade de ver o que poderá ser este Porto com a explosão e técnica de Varela e Hulk nas faixas e com trocas posicionais…
No eixo do ataque reside a dúvida. Falcao ou Farías ou nenhum dos dois e a entrada de Mariano e passagem de Hulk para o meio. Aqui excluo a hipótese Hulk no meio para a entrada de Mariano… Hulk em Londres não jogará fixo em principio, jogará ou como 2º avançado ou em cunha com outro com liberdade para jogar entre o lateral e o central e deve-se preparar para isso.
Falcao deve ser titular no jogo com a Colómbia e tem uma viagem desgastante… Eu não apostaria em Falcao para o jogo com o Chelsea…Apostaria um meio campo de 4 com Rodriguez como o 4º homem e deixaria Hulk e Varela dois jogadores rápidos soltos no ataque para poder prender os laterais do Chelsea e ao mesmo tempo confundir os centrais. Falcao obrigaria a um jogo mais posicional no ataque e o Porto na champions contra este tipo de equipas precisa de muita mobilidade, principalmente para já em que a equipa ainda está a crescer. Logo Falcao em condições mínimas podia entrar no onze, pois acusando algum desgaste temos ainda Farias para entrar na 2ª parte,e Farías tem feito bem esse papel de ser alternativa a entrar na 2ª parte. Falcao podia ter esse desgaste extra pois em Londres poderia apenas jogar alguns minutos e ser uma opção a entrar no decorrer do jogo e não necessariamente um jogador para os 90 minutos.
Rodriguez é o jogador chave deste duplo compromisso e será importante saber que plano tem Jesualdo para o uruguaio. Um jogador ainda a recuperar índices físicos e depois de dois compromissos tão exigentes pode correr riscos de uma recaída por excesso de esforço em curto espaço de tempo.
Jesualdo tem a palavra, mas saber gerir a condição física dos atletas que regressarão das selecções poderá estar o segredo de dois bons resultados desta dupla operação… Não se deve pensar em poupanças pela poupança ou menosprezo do valor do Leixões, simplesmente escolher atendendo ao momento dos jogadores dois onzes para dois jogos diferentes que ofereçam à equipa as características e as ferramentas necessárias para operacionalizar os seus pontos fortes para ambos os jogos, sabendo que terão estilos, exigências e abordagens tácticas diferentes.
4 comentários:
Ricardo, na minha opinião e conhecendo bem Jesualdo e tudo o que o rodeia, acredito que este Sábado as alterações serão quase inexistentes e que Mariano continuara a ter lugar cativo no onze inicial.
Se bem que Varela merecia mil vezes jogar no lugar de Mariano e o argentino deveria era fazer companhia aos adeptos na Bancada, mas pronto há sempre aquela coisa do Mariano..., Quando este meter água em Londres depois quero ver.
Meireles, e já pelo que Jesualdo fazia em épocas anteriores com o Lucho, por muito que esteja de rastos não o vai tirar de campo. Este ano até tem 2 alternativas que já se sabe que são bem piores do que Meireles (Guarin e Tomás Costa) e tem a incógnita Valeri.
Contudo Jesualdo joga sempre pelo seguro e Meireles é quem lhe dá mais segurança neste momento.
No ataque tem havido uma pressão imensa por parte da Comunicação Social para que Hulk entre no onze inicial, contudo quando é assim é quando Jesualdo mais depressa contraria as expectativas.
Acredito que vá manter uma frente de ataque com Varela e Mariano (este por causa do Lugar cativo se bem que o Cebola é de longe o melhor para esta posição) nas alas e Falcao no meio para o jogo com o Leixões e para Londres a única mudança nesta área será a troca de Varela por Hulk.
A ver vamos...
Saudações Portistas!!!
Bem quanto ao jogo do londres, estou em sintonia com o ricardo o mesmo chip dos jogos da champions do ano passado, com varela a fazer de lisandro.
Quanto ao jogo com o leixoes, na defesa acho que sapunaru pode entrar no 11, fucile foi poupado ontem por isso acho que pereira que jogou o jogo todo ontem (tal como o sapu) pode ser poupado, de resto tudo igual.
No meio campo, meireles jogou a tempo inteiro na selecção e a melhor nivel do que tem jogado no FCP, e acho que devia e que vai ser poupado, e a acompanhar beluschi pode aparecer valeri, tommy ou até mariano (que fez a 2 parte em aveiro contra o leixoes nessa posição.)
No ataque hulk tem lugar assegurado, falcao não jogou ontem e acho que vai voltar a ser titular e o outro lugar acho que vai ser ocupado pelo varela ou mariano caso não jogue no meio campo. Rodriguez jogou muito bem na selecção mas é aconselhável que comece no banco para estar a 100% para o jogo de londres.
destaque para o facto ter fretado um avião para trazer os jogadores colombianos e uruguaios, por forma a reduzir o tempo de chegada.
cumprimentos.
Ovrigado pelos comentários.
.
Pelos vistos The Blue One o Mariano será para manter...Diz-se qe o ataque será Mariano e Varela nas alas e Hulk no meio...A confirmar-se a inclusão do Falcao como afirma o Sirmister,aí um terá que sair...Espero que não seja Varela...
.
A hipótese Sapunaru seria boa,tal como a de Miguel Lopes mas ambos não foram convocados...
.
As laterais deverão mesmo ser ocupadas por Fucile e Alvaro Pereira...
.
Só não entendo o porquê de Nuno ser convocado em vez de Beto...Um mistério para mim...
.
Para Londres estamos de acordo sirmister, o plano da época passada mas com novos intérpretes...Varela deveria ficar no ataque com Hulk pressionando a defesa do Chelsea na saída de bola e ficando ambos bem abertos no ataque entre o lateral e o central, tendo Rodriguez como 4º homem no meio,capaz depois de arrancar e transportar bola e quando preciso encostar à esquerda em moviments exteriores quando a equipa ataca.
.
.
saudações portistas
Não entendes o porquê de Nuno na convocatória e banco Portista Ricardo?
A resposta é simples e eu já ta tinha dado pessoalmente.
Helton, por muita asneira que faça será sempre o Nº 1 do Dragão e o Nuno vendo que o Beto lhe poderia "arrumar de vez" com a sua carreira resolveu intitular-se o Dono do Balneário, obrigando desta forma Jesualdo a ter de o convocar para todos os jogos.
E não te esqueças que Jesualdo é um bom Treinador, mas é teimoso e vai apostar sempre no Helton. Quanto mais não seja para o tentar melhorar e calar os críticos.
Saudações Portistas!!!
Enviar um comentário