domingo, 10 de janeiro de 2010

Sofrer para manter a promessa

O FC Porto venceu a U.Leiria por 3-2 mas teve de suar para manter a sua vantagem até ao final. Os Dragões estiveram em vantagem por 3 vezes, tendo a U. Leiria empatado por duas vezes a partida. Falcao bisou no encontro onde Helton acabou por ser o herói ao defender uma grande penalidade já em tempo de descontos. O FC Porto garante assim uma importante vitória e continua a 4 pontos da dupla da frente.
A surpresa no onze Portista foi a inclusão de Miguel Lopes como lateral direito no lugar habitualmente ocupado por Fucile. Belluschi foi titular no meio campo, e a ausência de Hulk colocou Varela, Falcao e Rodriguez como os homens mais adiantados.

O FC Porto entrou bem na partida e cedo Falcao começou a ameaçar a baliza da U.Leiria. O Colombiano introduziu a bola na baliza adversária aos 13 minutos com o lance a ser anulado por fora de jogo. No minuto seguinte, e após um lance individual de Varela, o avançado voltou a marcar ao aproveitar uma bola quase perdida para colocar no fundo das redes.

Aos 32 minutos, num lance de bola parada, Diego Gaucho surge na cara de Helton e bate o guardião do FC Porto de cabeça. Passados apenas 4 minutos foi o inevitável Bruno Alves a apontar novo golo de cabeça na sequência de um canto de Raúl Meireles. O intervalo chegava com a vantagem do FC Porto, mas a promessa de um jogo disputado.

No arranque da segunda metade, Ronny dispara uma bomba que tem um ligeiro desvio num defesa azul e branco e acaba no fundo das redes de Helton. Os TetraCampeões Nacionais reagiram de imediato e pressionaram a baliza de Djuricic. Aos 63 minutos, Falcao bisou na partida a aproveitar um lance de insistência na pequena área após um canto apontado por Belluschi.

Aos 66 minutos, a U.Leiria ficou reduzida a 10 elementos após Elmano Santos ter expulsado o guardião Djuricic por suposta mão na bola fora da área. A gestão da vantagem dos Dragões foi abalada quando já em tempos de desconto a U.Leiria beneficiou de uma grande penalidade por mão de Fernando. Ronny foi chamado a converter, mas Helton defendeu e segurou os 3 pontos no Dragão.

O FC Porto mantém os 4 pontos de atraso para Sp. Braga e Benfica e continua assim à espreita de deslizes dos seus adversários para chegar ao topo da classificação.

Melhor em Campo: Silvestre Varela

2 comentários:

Pedro Silva disse...

Alguns pontos que não quis colocar na Crónica, mas que deverão ser alvo de analise pelos Portistas:

- O FC Porto anda a sofrer muitos golos de bola parada e isto é algo que é inadmissível nos tempos de hoje;

- Muitos comentadores ditos isentos da nossa Comunicação Social disseram com todas a letras que foi o Ronny que falhou a GP. Quando deveriam ter dito que foi o Helton que defendeu muito bem a GP;

- Estes comentadores aliados a alguns adeptos Benfiquistas criticaram o Sr. Elmano Santos por ter expulso o Guardião do Leiria. A meu ver fez muito mal em o ter feito, mas no Sábado o Coelho marcou o golo que deu os 3 pontos ao Benfica após um canto que não existiu. Efectivamente só fala quem têm que se lhe diga.

Saudações Portistas!!!

Gaspar Lança disse...

O resultado acaba por não ser o melhor, pois merecíamos uma maior diferença de golos, mas temos os três pontos, que é o que interessa!
Destaque para Helton, e Falcao que "bizou".

Gaspar