terça-feira, 16 de março de 2010

O Clube e o Presidente

Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa. O Presidente em exercício do Futebol Clube do Porto desde 1982 é considerado o maior Dirigente Desportivo da actualidade, pelos organismos internacionais ligados ao desporto.

Os nossos desportivos organismos, são um pouco avessos a esta inegável realidade e consideração, pois Pinto da Costa, continua a ser considerado por estes, « persona non grata» no mundo desportivo nacional. Pinto da Costa, não necessita de, no seu próprio País, ser reconhecido como um exemplo a seguir no desporto, em particular no futebol, ele é-o a nível mundial gostem ou não, aplaudam ou apupem! Os difamadores, e há muitos, que o invejam, tudo tem feito para denegrir a sua imagem, julgo que não haja personalidade neste Portugal mais odiada que Pinto da Costa. Nem o Director Geral de Finanças! Porquê?

Terá que existir uma explicação, naturalmente, para esta incompatibilidade de possivelmente 60% de portugueses. Penso saber o motivo desse indisfarçável ódio dos adversários de estimação deste enorme Presidente Desportivo. Pela sua marca nos destinos do Clube, pela sua personalidade, pela sua reconhecida inteligência e fundamentalmente pela sua abnegação à causa FC Porto que guindou este Clube, a um lugar de destaque, com um reconhecimento a nível Europeu e Mundial invejável.

Um exemplo, por sinal, muito pouco publicitado deste prestígio, dentro de portas, foi o facto do FC Porto ter tido o privilégio de ser o único clube português, co-fundador do «G14 », acompanhando na altura “nata” dos clubes Europeus! Este facto, foi pouco comentado pelos media, pois para além de ser uma evidente constatação Internacional do FC Porto, como uma potência do futebol europeu, era demasiado desprestigiante, para os clubes da Capital Portuguesa, enquistados ainda em mordomias politicas de antanho. Se a inveja pelos sucessos Desportivos, já eram bem visíveis, com este «status» o FCPorto ficou na mira de grande alvo a abater, pela sombra que estava a fazer ao “ umbigo desportivo“ da Capital.

A evidente cobiça, a falta de classe, as aldrabices económicas, os roubos, os escandalosos apoios oficiais ao clube, que mais votos patrocina à classe politica, e a falta de visibilidade além fronteiras no grande palco Internacional, como o FC Porto tem sido ao longo dos anos, gerou a maior perseguição contra um “Homem e um Clube Desportivo”, que há memória.

Pinto da Costa seria e continua a ser, o alvo a abater, coleccionando ódios e calúnias, por ser a léguas de distância, reconhecidamente o melhor gestor e presidente, comparando com os seus pares! Quando clubes estrangeiros apontam como exemplo a seguir a gestão do F C Porto, é o inequívoco sinal da sua excelência. As invejas por este facto nascem como cogumelos. Quando por exemplo Pinto da Costa é homenageado por Joseph Blatter, Presidente da FIFA.
Recordemos:

Surpreendendo o presidente do FC Porto ao aproveitar a presença deste em Zurique entregou-lhe as insígnias da FIFA em ouro. Um gesto que deixou sensibilizado, naturalmente o mais bem sucedido dirigente desportivo português!

Blatter na ocasião proferiu algumas palavras de circunstância, destacando o contributo de Pinto da Costa para o desenvolvimento da modalidade e o seu papel como dirigente a nível europeu!

As hostilidades ainda mais se reforçaram. O ódio, a inveja, mais aguçada ficou dentro do nosso rectângulo! Como é possível, um Presidente de um clube «Regional,» ter tanto reconhecimento, como tem Pinto da Costa? De tudo se tentou fazer, para apagar o seu valor, à boa maneira das conhecidas habilidades, compadrios mafiosos, de influências generosas, desde o uso do poder Político ao Judicial, com um objectivo bem definido, verem-se livres de tamanho empecilho, de tamanho estorvo e enorme sombra, aos privilégios bolorentos das gloriosas vitórias artificiais do antigamente!

Da maneira mais rude e inacreditável, foi congeminado e concebido um embuste contra Pinto da Costa e o Clube F C Porto, com a torpe alegação, pré-fabricada, carregada de maledicência e difamação baptizada por; “ CORRUPÇÃO”! A corrupção foi o que mais à mão encontraram, para denegrirem a pessoa e a imagem de uma Instituição Secular Desportiva, nascida na Invicta Cidade do Porto e historicamente respeitada na Europa. A evolução desta calunia, é por todos conhecida, sendo por fim e após penosos enxovalhos, enlameando a imagem do clube, ter tido o reconhecimento publico, (por exemplo) de Platini, que veio a afirmar, que afinal tinha sido induzido em erro e o Futebol Clube do Porto, não era o tal Clube BATOTEIRO, que alguns lhe tentaram maldosamente fazer crer!

Mas Portistas o mal estava feito! Estas palavras de Platini, terão sido conhecidas por 1/3 dos que tomaram na altura conhecimento da infâmia que o F C Porto foi sujeito ao ser considerado batoteiro! A ignomínia apontada maldosamente à falta de seriedade do Futebol Clube do Porto estava lançada, por adversários que vilmente promoveram sem pudor, esta má reputação a nível Mundial! Acredito que a Instituição FC Porto e em particular o homem Pinto da Costa, jamais perdoará aos mentores desta intriga.

A inveja, a cega avareza, de um simples reconhecimento, que o adversário é, ou tem sido melhor, foi demasiado enaltecido e propagandeado por estas personalidades de carácter muito baixo, que não olharam a meios, para enlamear o nome do FC PORTO! Pinto da Costa sobreviveu, a esta difamação, a este julgamento em praça pública, estoicamente, demonstrando a todos, o porquê de ser um verdadeiro líder, como muito poucos existem. Hoje, todos estes casos maldosamente congeminados pelos seus inimigos, estão resolvidos, arquivados, transitados em julgado e o Homem e o Clube, foi em toda a linha “INOCENTADO”. Mais uma estrondosa derrota, para quem urdiu e maquinou a tentativa de o derrubar. Mais uma derrota no curriculum destas toupeiras, fora das quatro linhas do relvado.

Caros desportistas, amantes de Futebol em especial Portistas, é fundamental reconhecer a situação menos boa que o F C Porto atravessa nesta época 2009-2010. O nosso eterno rival S L Benfica, tem este ano, um conjunto, Treinador e Jogadores, que formam no seu conjunto a actual melhor equipa portuguesa a jogar futebol. Custará a aceitar este facto, mas a grande diferença está exactamente aí, nós reconhecemos, aquilo que eles nunca reconheceram! Já estivemos durante anos numa situação idêntica, por isso sabemos bem o que é ganhar. Sendo efectivamente assim, pergunto qual a razão do S L Benfica, de há 20 anos para cá não ter tido, qualidade, classe, categoria, dentro da sua direcção para promover uma, gestão desportiva, com os predicados actuais?

Porque se terá o SLB, perdido em quezílias internas com permanentes mudanças dos órgãos sociais, cada um a remar para seu lado, promovendo por isso, os desaires desportivos que à falta de coragem de se assumirem, imputam sem vergonha, ao longo dos anos, à “Corrupção praticada", pelo FC Porto?

Este ano, por esta esgotada teoria, pelos vistos, o bom desempenho com que a equipa Benfiquista tem obsequiado os seus adeptos, a “ corrupção” do FCPorto terminou! Amigos e companheiros Portistas:

Espero que o nosso Presidente, bem ao seu estilo de actuar, corte o mal pela raiz, que tem vindo a contaminar a equipa de Futebol neste ano desportivo. Julgo que o nosso fracasso se deve também ao mérito do nosso adversário, realçado para mais por um momento de desequilíbrio e transformação da nossa equipa. Não podemos ganhar sempre, mas é bom que continuemos a ganhar! Como é usual dizer, encerra-se um ciclo, iniciando-se novo capítulo. Espero que, como tem sido normal ao longo destes anos, Pinto da Costa na sua ponderação de líder, dê um novo e conveniente impulso, rumo ao equilíbrio da equipa, promovendo assim os meios, para alcançar as tradicionais e normais vitórias, que o nosso Futebol Clube do Porto nos habituou ao longo dos últimos anos. Estou certo, que teremos um ano Desportivo 2010-2011, para reiniciar a senda das vitórias, a alegria do ganhar em campo, passeando a nossa classe por esses relvados, que venham a ter o privilégio de ver o F C Porto jogar!

Este que vos estima

2 comentários:

JOSE LIMA disse...

Excelente texto como sempre nos tem habituado. Passei pelo Futebolar, e aquilo está cada vez pior. Não compreendo aquela ADM, se é que existe. Por mim, vou deixar de comentar lá. Aquela tropa vermelhusca não só não coloca um único artigo como, ainda por cima, não entende os artigos dos outros.

Manifcp disse...

Caro Tavares, também acredito que para a próxima época, vamos voltar a ganhar. O Dragão este ano tropeçou, mas cair nunca....
Amigos Lima e Tavares, comentar no Futebolar, é pura perda de tempo.
Eu comento poucas vezes, aquilo é canalha que não sabe ganhar.
Abraço aos dois.