segunda-feira, 12 de abril de 2010

Só em Portugal…

Efectivamente, só em Portugal é que temos péssimos Profissionais no que toca ao Jornalismo Desportivo. É gritante a falta de Ética e de Isenção por parte dos Jornalistas que fazem os Relatos dos Jogos de Futebol e dos que escrevem Crónicas nos Jornais Desportivos e não só, uma vez que preferem vestir a sua camisola encarnada de águia ao peito em vez de prosseguirem o seu Dever de informar com total isenção.

Sempre entendi que um Jornalista deve ter um cuidado muito especial quando transmite a informação aos Telespectadores, Ouvintes e Leitores dos Meios de Comunicação que existem no nosso País, pois estes movem e modelam a opinião das massas e uma informação tendenciosamente mal dada, ou até mesmo maliciosamente mal transmitida, pode dar asas a confusões e conflitos perfeitamente desnecessários.

Naturalmente que o que se escreve nos Jornais Desportivos e nos Generalistas que só sabem ver o Benfica á frente pode ser perfeitamente ignorado e posto de lado por todos nós. Felizmente temos esta saudável opção uma vez que estes só sabem escrever maravilhas sobre o Clube da Luz, e até tem a distinta lata de gozar com a inteligência do Comum dos Cidadãos ao definir um resultado de 3 a 0 como goleada quando o Clube da Águia ganha uma partida por estes números, ou então afirmar que o Benfica caiu com dignidade quando este leva uma goleada de 4 a 1 na Liga Europa e que quando o FC Porto ou Sporting perdem na Europa do Futebol pelos mesmos números é uma humilhação.

O pior é quando este fanatismo doentio pelo Vermelho chega á Rádio Publica Portuguesa. A Antena 1 é uma Rádio que é patrocinada e sustentada por todos nós, daí que tenhamos todo o Direito de exigir um Jornalismo decente e isento quando esta Rádio faz os Relatos de Futebol.

O que sucedeu no passado Fim-de-semana foi algo que já aqui chamei a atenção, tendo como protagonista o mesmo Jornalista de nome Nuno Matos. Este Sr. Jornalista tem uma “Doença” Crónica de nome Benfica e qualquer relato que faça onde o Benfica jogue ou em que participe um Adversário Directo do Clube da Luz, este Sr. consegue fazer com que uma pessoa desligue o Rádio ou então que mudemos de Estação, pois o seu fanatismo chega a roçar a parvoíce.

Este Sr. na Jornada 26 da nossa Liga fez o relato da partida Leira x Braga, que foi uma partida de extrema importância para o Minhotos e para os Benfiquistas. Uma vitória do Sporting de Braga sobre um Leira Europeu colocaria uma pressão enorme sobre a equipa de Jesus que vem de uma derrota humilhante em Inglaterra.

Era portanto muito importante que o Braga perdesse pontos neste jogo. para que a Nação Benfiquista não tenha nenhum enfarte no jogo que vai realizar contra o Sporting Clube de Portugal (atentemos que Carvalhal tem todas as possibilidades de destruir por completo este "super" e mais do que anunciado “Campeão Nacional” ou “Campeão dos Túneis”).

Acreditem que este Jornalista durante TODO o seu Relato mostrou, sem vergonha nenhuma, o seu Benfiquismo ao apoiar a União Desportiva de Leiria. Inclusive quem estava a seguir o relato não conseguiu perceber qual foi o resultado final desta partida, pois este Sr. deu a ideia de que esta tinha terminado empatada a 2 bolas quando o Braga tinha ganho por 2 a 1!!! Não fosse o seu colega que estava nos Estúdios em Lisboa a comandar a transmissão a corrigir este “erro”,. e a ideia com que os Ouvintes teriam ficado era de que o Braga tinha empatado e que o Benfica iria para o seu jogo mais folgado…

Agora pergunto: Quantos anos mais vou ter de aturar estas parolices e falta de profissionalismo? Quantos anos mais vamos nós, Portugueses, sustentar estes “canais do Benfica”? Já não chega impingirem-nos o Canal de treta do Clube da Luz em todos os pacotes do MEO que estranhamente é da Portugal Telecom onde o Estado Português tem o seu “dedinho”?

3 comentários:

Manifcp disse...

Um beijinho grande ao Pedro....
Já sei que venho atrasada, mas é de boa vontade !!!!!!!

Pedro Silva disse...

Mani, a minha Amiga nunca chega atrasada a nada.

Muito obrigado e retribuo com um jinho do tamanho do seu Portismo.

Saudações Portistas!!!

Unknown disse...

Pois de facto tem toda a razão na sua análise. Já não se aguenta tanta farta de imparcialidade na análise desportiva.
Mas outro tema me ocupa o meu comentário: o fantástico Canal Benfica, um exclusivo MEO.
Para que serve este canal? Qual a sua utilidade, necessidade e razão da sua existência? Quando, ainda por cima, é vendido como uma mais valia na aquisição dos serviços MEO!!!!
O que não é porque não tem qualidade e não tem informação útil. Utilizar este "canal" de tv como uma mais valia de um serviço de televisão paga é não só um engano para os consumidores como revelador da estratégia do MEO: não só vender o que não tem, como a fibra óptica, como vender grandes inutilidades.
Por isso prefiro outros operadores que oferecem serviços de melhor qualidade e, acima de tudo, conteúdos de melhor qualidade. É que entre o escolher o hipotético "canal Benfica" e a TVI 24, o MOV e até há bem pouco tempo a FOX NEXT, prefiro estes últimos. Que são um exclusivo ZON.