A 1ª impressão, a empatia que se cria entre uma pessoa e outra ou entre uma pessoa e um grupo, é inexplicável, vem da química, vem daquilo que as pessoas gostam de projectar como devendo ser o bom ou aceitável, vem da imagem mais agradável ou menos agradável, do discurso… Geralmente é muito difícil acabar com uma impressão e com uma imagem pré concebida, principalmente se todos a tentam perpetuar. Jesualdo Ferreira que o diga. Etiquetas que se vão criando, e que mesmo sem ter sempre um fundo de verdade, se colam independentemente do que a realidade demonstre em contrário…
Jesualdo chegou a um Porto com a época já a decorrer, sem pré-época possível para afinar a equipa a seu gosto, tendo que reformular um plantel formatado numa táctica no mínimo pouco convencional para outra que permitisse em tempo útil vitórias quer cá dentro quer na champions… Ninguém o viu a pedinchar tempo, a encontrar desculpas no plantel ( por vezes até mal, visto que trabalhava com tudo o que lhe davam e aceitava pagar a factura pelos erros dos outros que tinham por sua responsabilidade o recrutamento de jogadores)…No entanto, por mais competência que tenha provado, sempre foi e será visto comoo um treinador que era medroso, que não servia para o Porto, e sempre que se diga que ficou na história do clube com os seus títulos, logo dirão que são títulos que não contam…Mesmo que um tenha sido conquistado com quase 20 pontos de vantagem para o 2º, mesmo com outro tenha sido contra um Benfica treinado por Quique Flores que venceu a taça Uefa com o Atlético de Madrid e que já contava com grande base do plantel que é hoje campeão nacional.De nada valeu, a melhor exibição do F. C. Porto em solo inglês e a mais ousada, com mais posse de bola e mais remates, ter sido com o F. C. Porto de Jesualdo… Criticavam o estilo, que a equipa não jogava bonito…Muitos eram os mesmos que depois elogiavam as equipas de Mourinho e se esqueciam que o Porto de Mourinho em 2004 não jogava para nota artística, mas sim para ganhar. Que fez dois jogos super tácticos com o Depor para chegar na final. Que em Old Trafford teve a estrelinha de campeão após um jogo em que foi dominado pelo Manchester United.
O oposto verifica-se com André Vilas Boas. A ânsia de ver outro Porto era muita. Não é costume em Portugal um treinador durar tanto tempo num clube, ainda para mais no caso do Porto,após o apito dourado, Jesualdo teve que se expor em demasia e dar a cara quando outros não o faziam. A ânsia pela novidade, fez-nos ir em busca de um novo rumo. André Vilas Boas, teve um inicio de carreira algo caricato, enviando relatórios para o correio de Bobby Robson. A partir daí foi integrando equipas técnicas, sempre na vertente do estudo do adversário e de observador e estudioso, nunca no trabalho de campo efectivo. No entanto, após ter trabalhado para Mourinho, criou-se a ideia que pelo simples facto de ter estado perto de Mourinho que isso seria equivalente a ter algo de Mourinho… Como se Mourinho tivesse o toque de midas e tudo o que tocasse fosse transformado em ouro…Vilas Boas chega a Portugal para treinar a Académica e chega logo reverenciado como um treinador para treinar Sporting ou Porto, como o novo Mourinho, uma lufada de ar fresco no futebol em Portugal… Após ter orientado a Académica em uns 4 jogos, já era convidado para treinar o Sporting… Com base em quê? Nada. Uma vez que nem tempo tinha tido para demonstrar o quer quer fosse… Mas a imprensa e o adepto comum adoram criar rótulos… e se uns são maus como o de Jesualdo e não descolam nem que se ganhe tudo, outros são bons e aparecem sem qualquer fundamento prático aparente. Vilas Boas nunca tinha treinado um clube e já era equacionado para treinar um grande, enquanto técnicos mais experimentados nunca tinham tido uma chance… Casos por exemplo do Jorge Jesus e do próprio Jesualdo Ferreira, que só após vários anos de serviço apresentado em clubes mais pequenos poderam ter a sua oportunidade… Uns têm que trabalhar para ela e mostrar resultados…Outros, basta terem uma imagem e um discurso atraentes para os midia e para os adeptos, terem uma comparação com Mourinho e têm uma carreira feita...
Rejeitou o Sporting e acabou a época na Académica, com resultados nada superiores aos que por exemplo Domingos havia conseguido com sensivelmente o mesmo plantel. No entanto, Domingos mesmo depois de obter a melhor classificação de sempre na Académica, de ter colocado os estudantes e já antes o Leiria a praticarem o futebol consistente…mesmo assim, chegou a Braga com a etiqueta de que não estaria à altura e que ainda tinha muito a provar… Agora com André Vilas Boas, a época começa e vê-se um Porto sem uma base assente ainda do que quer fazer no jogo. A imprensa que tem que o vender como o novo Mourinho e todos os adeptos que não querem ter que admitir a qualidade de Jesualdo e se recusam a ter saudades dele, afirmam que é normal, que tem que se ter paciência, que é início de época.
Lia nos jornais que este Porto jogaria de forma mais atractiva, que teria mais posse de bola, que jogaria mais apoiado e que faria a tão famosa “pressão alta” ( expressão utilizada uma vez por Mourinho e que depois entrou no léxico de todo o adepto comum como sinónimo de futebol de alta qualidade, mesmo quando Mourinho já nem utiliza essa expressão…). Ora bem, o que eu vi desta equipa até ao momento, e isto é sempre com a margem de erro possível de que a equipa ainda estará a apreender as ideias do novo mister, é uma equipa que corre muito e que realmente tenta pressionar, mas que não o sabe como o fazer e que como tal, resulta numa pressão desorganizada e descoordenada, que faz com que a equipa em termos defensivos se desequilibre com facilidade e que em termos ofensivos tenha perdido a herança que trazia de anos atrás… As tão famosas e criticadas, por alguns, transições rápidas.
Nada contra o futebol apoiado e a pressão alta. O que não me obrigam a acreditar, é que só existe uma forma de se jogar bom futebol e ganhar. Equipas podem jogar muito bem a pressionar alto e a ter mais posse, como faz o Barca, mas também podem jogar muito bem, jogando em transições rápidas, ocupando bem os espaços, sendo organizadas e mais acutilantes no ataque sempre que recuperam a bola. São duas escolas, duas formas de ver o jogo. A escola mais de índole holandesa, hoje transporta para a cantera do Barca e para o estilo de jogar da Espanha, que passa pela ideia que o fundamento base do futebol é o passe, a posse de bola e que se deve tocar várias vezes na bola até fazer um golo.Mas por antítese a essa escola, temos uma preconizada pelo próprio Mourinho, ainda agora no seu último projecto vencedor,o Inter. A ideia de que, no futebol o objectivo é a baliza. A ideia de que não faz mal não ter mais tempo a bola, que de nada serve ter a posse de bola por ter. O importante é o que se faz com a posse que se tem, a qualidade e capacidade de retirar desses momentos em que se tem a bola, momentos confortáveis para a equipa e que possam fazer dano no adversário. Ambas as escolas são tacticamente ricas, e não creio que uma seja mais ofensiva que outra. Posso ver um jogo em que uma equipa tem mais posse de bola que outra mas a 2ª, quando a tem, cria muito mais ocasiões de perigo e é mais forte. Mourinho provou isso quando venceu em casa 3-1 o Barca e poderia ter vencido por mais, e isto com o Barca a ter mais bola mas a não conseguir criar perigo na maior parte das vezes.
Mas lá está… Jesualdo era criticado por preconizar esse estilo. E criou-se esse mito que jogar assim era jogar mal e feio. Quando eu lembro-me do Porto fazer grandes jogos com transições rápidas graças aos passes de Lucho, do Meireles e da velocidade e criatividade de Quaresma e Lisandro no ataque. Curiosamente o Inter de Mourinho até jogava com um bloco mais baixo que o Porto de Jesualdo, e apostava até num futebol menos plástico, pois geralmente saía muitas vezes a jogar com uma bola directa para o ataque, em vez de sair a jogar apoiado. Mourinho se o faz, é brilhante , se o treinador se chamar Jesualdo chama-se jogar feio, mal e ter medo. Então teríamos que ter um treinador que viesse colocar o Porto como o adepto quer, a ter muita bola, a pressionar alto e a jogar bonito.
17 comentários:
Puxa Ricardo! Até que enfim! Ando por aqui há meio ano a ouvir dizer mal do Jesualdo... Já perguntei a amigos comuns o porquê de no Mística, no Reflexão Portista e no Sou Portista com Orgulho, para só citar estes, toda a malta diz mal do homem. Será por "só" nos ter dado 6 troféus?
Obrigado meu amigo por se ter lembrado dele. O seu artigo é excelente.
Abraço
Obrigado pelo comentário!:)
.
Efectivamente, devo ser dos poucos adeptos do Porto que é grato e reconhece a competência de um treinador que nos deu 3 títulos consecutivos,sempre cumpriu os objectivos na champions e ainda ganhou taça e supertaça e sempre a ter que constroir novas equipas, a potenciar atletas jovens e muitos deles sem grande talento.
.
.
O problema de grande parte dos portistas, é que mal Jesualdo chegou ao Porto etiquetaram-no logo como não estando à altura dos pergaminhos do clube. Depois quanto mais ele vencia e mais difícil se tornava a tarefa de o desvalorizar e admitir que tinham errado nos seus julgamentos, preferiram continuar a encontrar descupas para desvalorizar as suas conquistas...
.
Muito difícil apagar um preconceito tão enraízado...Acima de tudo, as pessoas confundem o gostar com o ser competente...
.
.
.
Prova disso é a recepção que Vilas Boas tem, sem nunca ter ganho ainda na sua carreira...Jesualdo já tinha trabalho apresentado no nosso futebol e foi visto com desconfiança e sempre criticado por tudo e por nada...Vilas Boas,bastou trabalhar para Mourinho, uma boa imagem junto da imprensa, e já parecia que tinha chegado o novo Mourinho...
.
abraço
Também lhe agradeço a sua resposta.
Já agora, e na mesma linha, gostava de o desafiar: que tal um artigo sobre o Vítor?
Não me recordo se o Ricardo esteve naquele jantar do Mística há uns meses e também, como penso que deve ser bastante novo, não sei se tem memória deste grande atleta. Eu considero extraordinário, o nosso clube, não o ter aproveitado.
Hoje o Dr. Rui Moreira, num programa desportivo, adiantou uma explicação que me pareceu razoável.
O Vítor gostaria de, em vez de andar a vender kits como o Rui Costa, estar ligado à estrutura gestora do Clube.
O meu filho que anda a tirar Informática, foi colega dele no ISMAI até Junho mas, o Vítor acabou o Curso de Gestão de Desporto e já não vai aparecer mais por lá. Gostava de conhecer outros pormenores. Há alguém na SAD que não bate bem da bola.
Abraço
Tal como o artigo tambem concordo com os comentários!!!!!!!!!!!!
Parabéns:)
Muito bem esgalhado este artigo.
Estou de pleno acordo,mas a febre portista ás vezes é alta de mais,dizia-se de facto que Jesualado não arriscava,não concordo,ele arriscava com aquilo que era possivel!
Mas se no ultimo ano não tivemos
Lucho ,Lisandro e Quaresma.
Este ano não vamos ter Bruno Alves,Raul Meireles e possivelmente Fucile.
Dificilmente sem um central de gabarito e um lateral direito de categoria lá iremos.
Quanto ao Vilas Boas como todo os treinadores terá que provar,o bom treinador é aquele que com um plantel razoavel e algumas estrelas ganha campeonatos.
Neste momento está a criar uma nova equipa,aguardemos........
Não penso que a maioria dos Portistas seja ingrata para com o Prof. Jesualdo Ferreira... e da mesma forma que não se deve comparar o Villas-Boas a Mourinho, não se deve comparar Jesualdo com Mourinho! É arriscada a aposta neste novo treinador, que de um estudioso/observador muito competente e elogiado, esteve toda a carreira ao lado de 2 dos melhores treinadores do mundo...há melhor forma para aprender? todos aprendem em algum lado, certo?
Tem um enorme desafio pela frente, que irá provar se tem capacidade para o vencer ou não, espero e acredito que sim! Tem pinta de treinador, como o Walter ou o James de jogador...vamos esperar só (mesmo) um pouquinho.
Quanto ao Prof. Jesualdo Ferreira, quanto a mim, é inegável que foi um treinador que nos deu 3 títulos de campeão nacional, mais umas taças e, na Europa.......bom, na Europa talvez o facto de termos perdido apenas para o Man. Utd há 2 anos...talvez isso seja bom.
Não me parece que perder tantos pontos em casa seja normal, jogar em contra ataque em casa contra os clubes em Portugal seja normal e, apesar de tudo o que venceu, a concorrência desses anos andava pelas ruas da amargura (principalmente há 2 anos). Jesualdo, para mim, não deixa saudades pelas razões mencionadas e porque já tinha jogadores a acostumarem-se, a meu ver, a serem continuamente apostas sem provar que têm valor para jogar no Porto (sendo o caso do Mariano o mais gritante juntamente com o Tomás Costa). O Porto proporcionou-lhe os melhores momentos da carreira de treinador, mas mais um ano de Jesualdo? Não, obrigado.
Parabéns pelo BLog! Abraço para todos os Portistas.
Em relação ao bruno:
Desejo toda a sorte do mundo ao Bruno Alves e que seja muito feliz no Zenit, e se ele quiser voltar tem a porta aberta....
abraço
http://campeoesfcporto.blogspot.com/2010/08/bruno-alves-no-zenit-que-ronda-os-22.html
COMENTEM SFF
Lá está...As etiquetas...O Porto com Jesualdo jogava em contra ataque em casa...no entanto os factos provam que era sempre a equipa mais goleadora do campeonato, tirando o ano passado.
.
.
Sobre o que Vilas Boas aprendeu ou não...isso será referido na 2ª parte do texto...O próprio Mourinho afirma que Vilas Boas nunca trabalhou no campo com ele,era apenas observador. Lá está, um estudioso que observa os adversários.
.
Que observadores de grandes treinadores passam directamente de observadores para treinadores principais e clubes de topo...?Não conheço nenhum...Se alguém me souber apontar um...É que Mourinho antes de chegar ao Porto já treinava no campo o Barça de Van Gaal e até em alguns amigáveis era ele que orientava a equipa...Não se limitava a observar adversários e fazer relatórios...Passou também por essa fase, mas depois teve muita experiência no trabalho de campo...Já o André Vilas Boas, como trabalho de campo, conta apenas uns meses na Académica que nem se pode dizer que foram brilhantes...Se foram por esses meses na Académica e pelo 11º lugar conquistado...então até o Mitchel Van Der Gagg poderia treinar o Porto porque conseguiu um 5º lugar com o Marítimo.
.
Para quem tem memória curta,relembro as derrotas:
Schalke 04 nos penaltis num jogo em que vi a maoior exibição até ao momento de um guarda redes no Dragão.O agora titular da selecção Alemã: Neuer.
.
Chelsea: Lembro que o Porto esteve em vantagem em pleno Stamford Bridge, após dois grandes jogos contra o poderoso Chelsea de Mourinho. O Chelsea que só perdeu um jogo em casa em 3 anos e meio com Mourinho e foi contra o Barcelona...
.
O Porto esteve perto de derrotar o Chelsea no seu próprio estádio, não fosse um frango de todo o tamanho de Helton...Não me parece que isso seja culpa do treinador.
.
Depois tem a forma brilhante como o Porto se sobrepôs a um poderoso plantel do Atlético de Madrid, empatando em Madrid mas fazendo dos melhores jogos de sempre em terras espanholas.
.
No ano a seguir então,foram duas vitórias claras perante a equipa que mais tarde venceria a Taça Uefa, onde se encontrava o "poderoso" Benfica de Jorge Jesus.
.
Passamos aos quartos de final da champions e fomos eliminados pelo Manchester United, nessa época finalista da champions. Tirando o Barcelona, a única equipa que esteve mais próxima de os derrubar foi o Porto.
.
O melhor jogo de sempre do nosso clube em terras inglesas, a dominar o Manchester, a marcar 2 golos, com oportunidades para fazer mais...Lembro que a vitórias escapou principalmente graças a uma fífia de todo o tamanho de Bruno Alves que deu a bola a Rooney para igualar a patida...Não me parece que a culpa aí seja de Jesualdo.
.
A única eliminação verdadeiramente sem grande luta foi a contra o Arsenal. Um Porto carregado de lesões, com um Hulk sem ritmo de jogo devido ao castigo que vinha cumprindo na Liga.
Excelente artigo! É sempre bom encontrar portistas com uma lucidez e independência intelectual que não se deixam perturbar pelo "seguidismo" que impera.
Abraço
Outro mito e rótulo é o da concorrência...Como não se gosta do Jesualdo,desvaloriza-se os títulos que conquista...O Benfica de Jesus teve concorrência? O Porto de Mourinho teve concorrência? de quem? de um Sporting fraco? De um Benfica com titulares do calibre de: Fernando Aguiar,Armando Sá,Geovanni e companhia?
.
Lá está,quando se gosta já não se retira mérito das vitórias...
.
Jesualdo ganhou ao melhor Sporting desde que o Sporting foi campeão...Até os sportinguistas ainda hoje têm saudades de Paulo Bento e o Sporting foi sempre um grande rival do Porto na luta pelo título.
.
Ua equipa com: Nani, Miguel Veloso,Moutinho, Liedson e Izmailov e companhia é fraca concorrência...?
.
O Benfica que Jesualdo derrotou no seu 3º campeonato tinha basicamente a mesma estrutura que teve na época em que foi campeão: Quim, Maxi,David Luiz,Luisão,Aimar,Di Maria,Carlos Martins,Cardozo.
8 jogadores que transitaram. E se não tinha o Javi Garcia, tinha um Katsouranis, não tinha Saviola mas tinha um David Suazo e tinha ainda o Reyez e o Leo.
.
Essas equipas é que são a fraca concorrência...?
.
Lá está, são os rótulos que se criam...e depois já nem interessa se têm algum fundo de verdade ou não...Manda-se a ideia para o ar e assim fica...
Outra queixa recorrente...A Europa...Lembro que nunca um treinador no F. C. Porto conseguiu 4 apuramentos consecutivos para os oitavos de final da champions...As pessoas tendem a desvalorizar e a achar pouco...mas o facto é que o Porto tinha como objectivo mínimo o apuramento e nem sempre o conseguia em anos anteriores...com Jesualdo conseguiu-o sempre e duas vezes em 1º lugar na frente de equipas como Liverpool e Arsenal.
.
Lembro que em toda a história do clube, se o Porto passou uma vez em 1º do grupo na champions até a chegada de Jesualdo, foi muito...
.
No comentário anterior já falei sobre essas eliminações.
.
Não deixa de ser curiosa essa visão do Porto lhe ter proporcionado tudo e como se o Jesualdo não proporcionasse nada ao Porto...
.
É a velha máxima que no Porto os treinadores são acessórios...Quando ganha é o presidente que ganha,quando se perder é porque o treinador não presta.
.
Porto deu a Jesualdo uma chance de treinar num grande clube, Jesualdo respondeu com títulos em todos os anos. Não ficou nenhum ano sem ganhar nada. Em 4 anos são 3 campeonatos,um conquistado com record de pontos de distância para o 2º, são 4 passagens na champions,duas delas em 1º e uns quartos de final. Taça e Supertaça.
.
E foi mais que isso...Um treinador que deu a cara quando muitos não a deram num momento difícil do clube...Ele teve que falar como treinador, como presidente,como adepto, como tudo,só ele falava.
.
Chegou numa das épocas mais conturbadas da história da instituição e ganhou. maior parte das vezes com a massa associativa contra até...Sempre à espera que ele caísse para apontarem o dedo e ele sempre a ganhar e a construir novas equipas...
.
Este ano vamos perder dois jogadores? Isso era uma época normal do Jesualdo...Com a diferença que a ele davam-lhe tomás costas e não Moutinhos...
.
Obviamente que cometeu erros,como qq outro comete, mas os seus resultados e a sua competência deveriam fazê-lo inquestionável..
.
Sobre continuar ou não,acho que não havia condições porque neste clube é muito complicado um treinador durar tanto tempo...Agora será que mudamos para melhor ou mudamos só por mudar...?Aí está a questão.
.
É claro que o Vilas Boas pode melhorar,crescer como treinador e até triunfar...Mas é um facto que a imagem ajuda muito...Afinal, Jesualdo nunca teve o tempo e a paciência dos adeptos...que com Vilas Boas até aceitam uma pré-época do pior que se viu em anos, sem sequer contestar...Jesualdo chegou com a época já a começar, sem pré -época e logo lhe exigiam tudo e oo assobiavam e o classificavam como incompetente ao mais mínimo deslize...Não se falavam em tempo na época nem em ter paciência...Lá está, são os rótulos e etiquetas...Mais vale cair em graça que ser engraçado.
Outro mito e rótulo é o da concorrência...Como não se gosta do Jesualdo,desvaloriza-se os títulos que conquista...O Benfica de Jesus teve concorrência? O Porto de Mourinho teve concorrência? de quem? de um Sporting fraco? De um Benfica com titulares do calibre de: Fernando Aguiar,Armando Sá,Geovanni e companhia?
.
Lá está,quando se gosta já não se retira mérito das vitórias...
.
Jesualdo ganhou ao melhor Sporting desde que o Sporting foi campeão...Até os sportinguistas ainda hoje têm saudades de Paulo Bento e o Sporting foi sempre um grande rival do Porto na luta pelo título.
.
Ua equipa com: Nani, Miguel Veloso,Moutinho, Liedson e Izmailov e companhia é fraca concorrência...?
.
O Benfica que Jesualdo derrotou no seu 3º campeonato tinha basicamente a mesma estrutura que teve na época em que foi campeão: Quim, Maxi,David Luiz,Luisão,Aimar,Di Maria,Carlos Martins,Cardozo.
8 jogadores que transitaram. E se não tinha o Javi Garcia, tinha um Katsouranis, não tinha Saviola mas tinha um David Suazo e tinha ainda o Reyez e o Leo.
.
Essas equipas é que são a fraca concorrência...?
.
Lá está, são os rótulos que se criam...e depois já nem interessa se têm algum fundo de verdade ou não...Manda-se a ideia para o ar e assim fica...
Outra queixa recorrente...A Europa...Lembro que nunca um treinador no F. C. Porto conseguiu 4 apuramentos consecutivos para os oitavos de final da champions...As pessoas tendem a desvalorizar e a achar pouco...mas o facto é que o Porto tinha como objectivo mínimo o apuramento e nem sempre o conseguia em anos anteriores...com Jesualdo conseguiu-o sempre e duas vezes em 1º lugar na frente de equipas como Liverpool e Arsenal.
.
Lembro que em toda a história do clube, se o Porto passou uma vez em 1º do grupo na champions até a chegada de Jesualdo, foi muito...
.
No comentário anterior já falei sobre essas eliminações.
.
Não deixa de ser curiosa essa visão do Porto lhe ter proporcionado tudo e como se o Jesualdo não proporcionasse nada ao Porto...
.
É a velha máxima que no Porto os treinadores são acessórios...Quando ganha é o presidente que ganha,quando se perder é porque o treinador não presta.
.
Porto deu a Jesualdo uma chance de treinar num grande clube, Jesualdo respondeu com títulos em todos os anos. Não ficou nenhum ano sem ganhar nada. Em 4 anos são 3 campeonatos,um conquistado com record de pontos de distância para o 2º, são 4 passagens na champions,duas delas em 1º e uns quartos de final. Taça e Supertaça.
.
E foi mais que isso...Um treinador que deu a cara quando muitos não a deram num momento difícil do clube...Ele teve que falar como treinador, como presidente,como adepto, como tudo,só ele falava.
.
Chegou numa das épocas mais conturbadas da história da instituição e ganhou. maior parte das vezes com a massa associativa contra até...Sempre à espera que ele caísse para apontarem o dedo e ele sempre a ganhar e a construir novas equipas...
.
Este ano vamos perder dois jogadores? Isso era uma época normal do Jesualdo...Com a diferença que a ele davam-lhe tomás costas e não Moutinhos...
.
Obviamente que cometeu erros,como qq outro comete, mas os seus resultados e a sua competência deveriam fazê-lo inquestionável..
.
Sobre continuar ou não,acho que não havia condições porque neste clube é muito complicado um treinador durar tanto tempo...Agora será que mudamos para melhor ou mudamos só por mudar...?Aí está a questão.
.
É claro que o Vilas Boas pode melhorar,crescer como treinador e até triunfar...Mas é um facto que a imagem ajuda muito...Afinal, Jesualdo nunca teve o tempo e a paciência dos adeptos...que com Vilas Boas até aceitam uma pré-época do pior que se viu em anos, sem sequer contestar...Jesualdo chegou com a época já a começar, sem pré -época e logo lhe exigiam tudo e oo assobiavam e o classificavam como incompetente ao mais mínimo deslize...Não se falavam em tempo na época nem em ter paciência...Lá está, são os rótulos e etiquetas...Mais vale cair em graça que ser engraçado.
Caro José Lima, estive sim presente nesse jantar de convívio.;)
.
Claro que Baía é um ídolo do nosso clube, e acho que tem capacidade de liderança e uma formação e um capital de respeito quer entre os adeptos quer a nível internacional que lhe deveria permitir um cargo de maior importância na estrutura...
.
Parece-me claro,que após concluído o curso e com a reestruturação que a sad conheceu, Baía tinha fundadas expectativas de poder evoluir na sua carreira dentro do clube. Achei uma boa medida, não fazer de Baía o que o Benfica fez do Rui Costa,um guarda chuva para os resultados desportivos e lançá-los às feras sem competências para exercer o cargo...A ideia seria Baía não queimar etapas e ir-se integrando lentamente...O problema é que o deixaram estagnado.
.
Baía vale mais do que ser um mero assistente de sorteios da taça e da champions. Como é óbvio, merece mais e tem competência para desempenhar uma função de maior relevância e preparou-se durante estes anos para isso.
.
Naturalmente quando reparou que isso não iria acontecer, nem com todas as mudanças que se operaram, Baía bateu com a porta e preferiu dedicar-se à sua fundação e esperar pela oportunidade para exercer funções coadunantes com o seu estatuto e com as suas competências entretando adquiridas.
.
Espero que não seja um adeus definitivo...Mas mais uma vez fico com o amargo de boca de que o Porto não tratou como devia um dos seus símbolos.
.
.
abraço a todos e obrigado pelos comentários.
Ricardo Costa,
Sem dúvida que o Jesualdo tem mérito no trabalho que desenvolveu no F.C. Porto, mas as "etiquetas" e "rótulos" também não podem ser usadas ao contrário, ou seja, o Prof. Jesualdo não é nenhuma vítima...se lhe davam "Tomás Costas" era porque deixava/queria...se "quase que" ganhava os jogos que referiu é porque não os ganhou...
Em grandes jogos o Porto raramente ganhava e com um modelo de jogo que levava vinte e tal mil pessoas ao estádio durante vários jogos, o que não é nem nunca foi normal no Dragão. Nunca pensei, com os meus 26 anos, adormecer a ver o Porto na TV e isso aconteceu pelo menos 2/3 vezes!
O Porto, como um Gigante que é, quer(ainda bem)mudar sempre para melhor e não mudar para "satisfazer caprichos da direcção" que são todos uns "mafiosos"...
Basicamente no futebol não há verdades nem mentiras, eu, pessoalmente não gostava do estilo de jogo e "os processos e transições" que o Jesualdo "colou" no Porto durante estes anos, mas aceito que haja Portistas que tenham gostado e desejado que ele ficasse cá por mais uns tempos...
Como adeptos do nosso clube, todos queremos vitórias e bom futebol. Queremos bons jogadores, queremos golos, queremos entrar em campo e "meter medo" a qualquer adversário...
Como o Ricardo disse e muito bem, vamos ver se é desta e se este treinador tem o que é preciso. Espero sinceramente que sim, e já agora, que o Málaga faça uma boa campanha na liga espanhola!
Vamos Porto!
Ricardo, eu já conversei contigo sobre o Professor Jesualdo e sempre te alertei para que o teu radicalismo não te tirasse a razão que possas ter.
Eu não gosto, nem nunca gostei, do sistema de jogo que o Professor implantou no nosso Porto. Nunca gostei de ver o Porto perder pontos em casa como sucedeu, nunca gostei que os Jogadores se acomodassem ao lugar como sucedeu no tempo de Jesualdo, entre outras coisas. E isto não são rótulos, são factos e tu sabes bem disto.
Mas o não gostar do sistema de jogo não é sinónimo de que estou contra Jesualdo. Pelo contrário. Este deu Títulos ao Dragão e eu estou-lhe muito grato por isto, mas continuo a não gostar do trabalho dele.
Penso que ainda tenho o direito de ter opinião sem ter de ser insultado por ti e por quem admira o Professor
Eu nunca escrevi aqui nenhuma linha onde afirmasse que Jesualdo tinha de sair do Porto. Mas tu sabes muito bem que este já não tinha espaço no FC Porto actual e que ficou em 3º com o mesmo nº de pontos que teve quando foi Campeão Nacional e na Europa do Futebol obrigou-nos a ver muitas desilusões. Ou seja, quando Jesualdo teve concorrência á altura terminou bem abaixo do que lhe era exigido.
Por muito que digas o contrário o Professor fazia e contentava-se com os serviços mínimos. E, mais uma vez, isto são factos e não rótulos.
Mas lá está... Para ti eu tenho de dizer que o Homem é o maior senão sou Ingrato...
Gostei do sistema de Jogo que o Villas implementou na Académica e estou esperançado que este consiga fazer o mesmo no nosso Porto. Ao contrário de ti e de muitos Portistas que ao mínimo erro caem logo em cima do Homem a desanca-lo e a rebaixa-lo…
È como te disse no outro dia: Jesualdo é Passado. O que interessa agora é o Presente e o Futuro que dá pelo nome de André Villas-Boas. E isto é assim quer gostes ou não.
Adoro os teus textos onde mostras que sabes do que escreves, mas pecas por causa do teu radicalismo… E eu não te digo isto para o teu mal, mas sim para o teu bem e como teu grande amigo.
Vamos lá a ver o que escreveste na segunda parte do teu excelente texto… Já fazias muita falta a este espaço ;-)
Um abraço do tamanho do Mundo
Caro Rui,
A discussão do Jesualdo aceitar jogadores só porque queria daria uma discussão mais profunda sobre a política do clube...Essa tem sido clara, e os treinadores não piam na altura de colocar alguns jogadores no plantel...Treinador treina, dirigente dirige. Essa é a lógica do Porto. Jesualdo,tal como Vilas Boas, e outros com a excepção de Mourinho ( e porque o Porto estava numa situação muito delicada em que tinha que arriscar tudo) apenas dizem que posições querem ver preenchidas no plantel.
.
O resto,é outra estrutura que não a técnica que trabalha no mercado e traz os jogadores que melhor convém para os seus interesses...
.
.
Não era o modelo de jogo que tirava pessoas do estádio, era o tal rótulo...Não vejo adeptos do Inter acharem o futebol do Inter chato...Não gostam de transições rápidas e preferem posse de bola e futebol apoiado...?Então não entendo como admiram José Mourinho.
.
Nos últimos anos,ele tem sido o maior exemplo da competitividade e dos resultados que as transições rápidas e a boa organização colectiva podem ter.
.
A táctica e o modelo de Jesualdo era a única para que uma equipa como o Porto possa adaptar-se a ganhar em Portugal e a poder aspirar a lutar com equipas com outro poderio , fora de portas.
.
Porque nenhuma equipa portuguesa, pode jogar a fazer pressão alta e a jogar com futebol apoiado contra equipas como Barcelona ou Chelsea.
.
O mais inteligente é mesmo ter a capacidade de ter uma equipa inteligente tacticamente, capaz de jogar bem sem a bola, e quando a recupera em pouco tempo e sem grandes perdas de tempo criar chances de golo com transições rápidas.
.
Deu vontade de dormir? E os jogos do Mourinho no Porto contra o Depor?
.
E estes dois jogos em Paris de Vilas Boas? Eu adormeci... E não vei nenhum futebol dominador,esmagador, capaz de encostar os adversáriso às cordas e de ter mais posse de bola...Vi uma equipa sem automatismos, que perdeu o que de bom tinha conquistado em 4 anos, sem ganhar nada em troca...Uma equipa que hoje em dia, mais que nunca, vive de lances individuais para poder ganhar um jogo e não tanto de um modelo forte de jogo, que nos faz ver claramente a ideia do treinador explanada em campo.
Eu não acho que todos devam gostar do mesmo estilo....Há fãs da escola holandesa do Barça, há certamente fãs da escola de Mourinho de um futebol mais objectivo e eficaz...o que não me parece correcto é deixar que o nosso gosto, tolde a capacidade de reconhecer qualidade...
.
Se me perguntarem. Gostavas que o Porto jogasse como o Barcelona? Claro que sim. Mas para jogar assim,tem que se ter uma escola, uma preparação que vem das camadas jovens( que nós nem aproveitaos convenientemente), é preciso ter jogadores para jogar dessa forma e é preciso considerar os adversários.
.
Se me perguntarem. Preferes jogar ao ataque de forma desenfreada como fazia o Adrianse e até ganhar em Portugal mas depois ser humilhado na Europa...?Eu digo, prefiro mil vezes um treinador com o perfil de Jesualdo e um modelo de jogo e um sistema que nos permita dominar cá e lá fora dignificar o clube...Que Jesualdo cumpriu com ambos os objectivos iss é inquestionável. Nunca o Porto havia conseguido 4 apuramentos seguidos para os oitavos da champions e nos entretantos ganhou 3 ligas, duas delas de forma esmagadora.
.
.
Sobre os quase ganhou...Obviamente que não é uma desculpa. Só digo que é mito dizer que era medroso na Europa...Porque vamos analisar e o Porto não passou o poderoso Chelsea por muito pouco e por um erro individual de Helton e não por um erro táctico de Jesualdo que preparou bem o jogo de forma a o Porto estar em vantagem em pleno stamford bridge no final da 1ª parte. Um estádio onde só o Barça conseguiu vencer , enquanto Mourinho treinou o Chelsea.
.
Tal como com o Manchester United, não foi culpa da abordagem táctica da equipa,que o Bruno Alves fez aquela fífia numa altura em que o Porto vencia e convencia em old trafford.
.
Acima de tudo eu sou grato a todo e qualquer treinador que tenha sucesso no meu clube. É-me totalmente indiferente se o estilo de jogo é aquele que eu mais gosto ou não, se o treinador é aquele que eu achava mais competente ou não.
.
Eu quero é vitórias. Sou portista, é de vitórias que eu me alimento, não de pressões altas ou baixas, nem de conceitos subjectivos do que é jogar bonito ou feio. Sei o que é jogar bem ou mal. E uma equipa que é 3 vezes campeã, certamente que tem que jogar bem, independentemente dos gostos de cada um e opiniões sobre qual é o estilo mais atrativo de jogo.
.
Senao deviamos trazer de volta o Adrianse. Jogava só com 3 defesas,muita posse de bola e venceu tudo em Portugal...Lá fora eramos humilhados...Mas até aí, são os mitos que se criam...Que Adrianse jogava muito ao ataque e Jesualdo é defensivo e que jogavam em contra ataque...Pois os números dizem que com Jesualdo o Porto marcava mais golos que com Adrianse...
.
Mas lá está, o que fica é o rótulo...
Pedro,
O Jesualdo teve concorrência,como podes ver no que escrevi anteriormente. O Benfica do Quique tinha praticamente o mesmo plantel do Benfica campeão...O Sporting do Paulo Bento ainda hoje é lembado com saudade pelos sportinguistas e eram um rival que dava muita luta. Tanto era assim, que até havia portistas que o gostavam de ver como treinador do Porto (desde já, que fique claro que eu não me incluo nesse grupo)...O nº de pontos é irrelevante, porque o Porto faz a gestão e são épocas diferentes...Se és líder a liga toda é natural que a equipa relaxe mais e não ganhe tantos pontos...acontceu com Mourinho...Também ele não tinha grande concorrência, e no entanto não ganhou a liga com mais pontos de vantagem do que ganhou o Porto de Jesualdo...Porquê? Era inferior ? Não, ia gerindo a equipa e era natural que não se fizesse tantos pontos...O Benfica teve que suar até à última jornada para ser campeão, daí que tivesse que ganhar mais pontos e nunca podia desleixar-se no campeonato ou pensar noutra competição que não fosse apenas o campeonato...Muito por isso, foi humilhado em Liverpool na liga europa e na taça foi mandado borda fora bem cedo.
O Porto teve uma onda de lesoes e ainda o caso Hulk...Quando regressou,só deu vitórias e um banho de bola ao Benfica.Obviamente que se o Porto tivesse na máxima força,teria feito mais pontos.
.
.
Não obrigo ninguém a gostar do Jesualdo. Apenas dou a minha opinião, e acho que uma coisa é gostar ou não gostar, isso parte da subjectividade,outra é reconhecer competência,aí falamos de alguns dados objectivos, como os títulos conquistados e o legado que deixou.
.
Eu não tenho ódios por ninguém. Se o Vilas Boas fizer o mesmo que Jesualdo fez, estarei mt satisfeito...E é-me totalmente indiferente se o faz com pressão alta ou se o faz com transições rápidas...
.
O Mourinho provou ao longo da sua carreira,que existe mais que um caminho e mais que um estilo para chegar ao sucesso...Para isso é preciso é ter competência...A de Jesualdo tá mais que provada, a de Vilas Boas está por provar... Ele na Académica não fez nem sequer de perto um campeonato similar ao que Domingos fez.
.
Lembro que a Académica lutou quase até à última jornada para não descer...Por essa lógica,digo, J. Costa no Olhanense, com um plantel bem mais inexperiente colocou a equipa a praticar um futebol esteticamente bem mais atractivo que o da Académica...E conseguiu roubar pontos aos grandes todos. A Académica de Vilas Boas foi goleada pelo Benfica e no final o Vilas Boas disse que achava que 4-0 não era goleada....
.
abraço a todos.
Enviar um comentário