Finais de fracdo futebol, sem brilho, e frente a rivais como o Sporting, perdidas devido a uim medo que não se percebia. Da final do passado sábado está quase tudo dito. Porém, parece mesmo que a melhor contratação do defeso foi o treinador, André Villas-Boas (AVB). Um treinador sem medo de arriscar, que contra uma equipa de ataque também não tem medo de atacar.
Que diferença com o treinador anterior. AVB mostra que é de uma nova geração de treinadores psicológica e mentalmente melhor preparados para os desafios actuais do futebol. Não parece enganar, apesar de termos que esperar pelo modo como a equipa se vai apresentar ao longo do campeonato. Mas as diferenças estão à vista, e parece haver um muito maior respeito e empatia entre os jogadores e treinador, o que é importante para a equipa.
Estão quase de regresso as competições europeias. Porto defronta o modesto K. R. C. Genk. Não nos parece que o Porto tenha problema em defrontar esta equipa, duas vezes campeã da Liga belga. Mas todo o cuidado é pouco quando vêm de um país que traz más recordações aos azuis e brancos. Desde logo, esta é a quarta equipa belga que o Porto defronta nas competições europeias.
A primeira foi o FC Brugge na época 72/ 73 para a Taça Uefa. Se dessa vez o Porto passou (vitória por 3-0 nas Antas e derrota por 3-2 em Brugge), os encontros seguintes com os belgas nos anos 70 e 80 correriam mal para os portistas. Na Taça das Taças de 77/78 o Porto é eliminado nos quartos-de-final pelo Anderlecht: vence por uma bola nas Antas (o jogo realizara-se debaixo de um tremendo temporal) mas perde em Bruxelas por 3 golos sem resposta. Época de 81/82, mesma competição, mesma eliminatória. Porto encontra Standard Liége e também não consegue passar: derrota por 2 bolas sem resposta em Liége e empate a 2 nas velhas Antas. O início da década de 90, já com o novo figurino da Champions, vê Porto e Anderlecht reencontrarem-se. No grupo B da Liga dos Campeões de 93/94, os portistas e os belgas têm uma vitória para cada lado: 2-0 para o Porto nas Antas (o segundo golo de Secretário) e 1-0 em Bruxelas para o Anderlecht. Última vez que estas duas equipas se reencontraram foi na terceira pré-eliminatória da Champions, em 2000/2001, eliminatória de má memória para os portistas.
18 comentários:
Realmente...O anterior tanto que não prestava que "só" ganhou 3 ligas...e deu 3 a jogar com 10 a um Benfica bem mais forte que este que o Porto encontrou na supertaça...
.
O anterior era tão fraco,que o novo até manteve o esquema táctico de Jesualdo,o 4-3-3, e até jogou com praticamente os mesmos jogadores,tirando o grande reforço Moutinho que Jesualdo não teve.
.
.
Fora isso,o 2º golo do Porto até nem é uma jogada ensaiada e mais que ensaiada dos tempos de Jesualdo. Uma típica transição rápida que ainda vem da época passada.
.
Uma das provas da inteligência de AVB foi exactamente não ir naquela ideia de romper com o passado,como alguns apregoavam...
.
Pelo contrário,ele indirectamente elogiou o trabalho de Jesualdo e manteve uma série de rotinas que a equipa já trazia de Jesualdo.
.
Deu-lhe o cunho pessoal, mas mantém a transição rápida tão bem trabalhada por Jesualdo,goza de Hulk,Falcao, Rolando,Fernando e Varela que foram jogadores aposta de Jesualdo e trabalhados por ele que explodiram no Porto com esse tal treinador fraco.
.
Incrível, como se pode odiar tanto alguém que tanto dá ao clube que se gosta...
.
Lembro também que já que se fala em atitude e domínio que o Porto de Jesualdo contra o Benfica no último jogo em que toda a equipa estava disponível (tirando o varela e o micael,ainda assim), deu 3 no Benfica,mandou ainda uma bola à trave e podiam ter sido 4.
.
Teve mais oportunidades flagrantes de golo que teve na supertaça.
.
Foi um banho de bola no dragão e jogava-se o campeonato para o Benfica...e o Porto marcou 2 golos a jogar com 10 e ainda enviou uma bola ao poste...
.
Falar só de raiva e sem fundamentos dá nisto...cai-se na injustiça,nos rótulos e nos preconceitos básicos...
.
Um treinador que vence uma supertaça de repente já deve ser se calhar melhor até do que o Mourinho...Jesualdo tem uma carreira já consolidada com títulos.AVB está agora a começar,tem lá calma.
.
Outra coisa...Os jogadores não tinham empatia com Jesualdo...?Estranho,eu que até os vi a festejar na sala de imprensa todos com o técnico quando foram campeões,numa imagem que nunca tinha visto na história do clube...isto quando ainda nem se sabia se ele se ia manter no clube.
.
Todo o plantel nesses anos em que se não se sabia se Jesualdo continuava ou não,o elogiavam e pediam a sua continuidade.
.
Ainda hoje jogadores como Hulk,Fernando,Fucile , entre outros agradecem a Jesualdo pelo facto de terem crescido como jogadores com ele.
.
Que tu não gostasses do Jesualdo nem tivesses empatia é uma coisa, agora transpor isso para o plante é outra totalmente diferente...O plantel sempre esteve com Jesualdo e sempre o defendeu e o elogiou.
.
.
Sobre o Genk,o Porto tem a obrigação de passar com facilidade pelo último 11º classificado da Liga Belga.
.
Outros eram os tempos em que o Porto perdia na Europa para Artmédias e ficava de fora da champions por ser eliminado numa pré eliminatória pelo Anderlecht...
.
Nestes últimos 4 anos habituamo-nos a estar sempre entre as 16 melhores equipas da Europa e até entre as 8 melhores...
.
Antes tinhamos grandes treinadores...depois nestes 4 anos com esse treinador fraco e medroso, habituamo-nos a estar sempre entre as melhores da Europa,logo o Genk não pode assustar sequer.
.
.
Mas lá está,mais vale cair em grça que ser engraçado...
.
Atira-se umas ideias para o ar...Ganhamos 3 ligas e sempre sendo melhor ataque e melhor defesa,esmagamos em Portugal e batemos record de distância para o 2º e mesmo tirando-nos 6 pontos ainda fomos campeões com enorme distância.
.
Sempre o fomos com melhor ataque...ano passado mesmo em 3º,fomos o 2º melhor ataque da prova não muito atrás do Benfica.
.
Mas lá está,o que fica é a ideia que era medroso e defensivo...Uma equipa medrosa e defensiva que era tricampeã sempre com o melhor ataque...Realmente,para quê falar da realidade,quando podemos fantasiar e fugir aos factos...?
.
abraço
Alguém explique ao Sr Ricardo Costa que o Jesualdo é passado. É bonito olhar para o que ele nos deixou no museu, mas se nos agarramos demasiado a isso não andamos para a frente.
Força Vilas Boas, que ganhes mts títulos e que delicies os adeptos com bons espectáculos de futebol, coisa que no tempo do Jesualdo não era frequente.
O Bieira foi (ou já veio sei lá) ao Brazil e deu azar.. imaginem o quem perdeu?pois isso mesmo o Santos,com o Avaí veste de azul e branco,e agora quer vender lá kits socio lol imaginem está desesperado ihihihihihihihihi''Uma das ideias é levar o kit sócio lançado pelo Benfica para o Santos.''maisfutebol
ass:jonas
troca de links?
http://templododragao.blogspot.com/
Não fui eu que mencionei o anterior treinador no texto,caro anónimo...
Parece que há gente que não consegue largar o Jesualdo, e para elogiar o que quer que seja tem a necessidade de bater no Jesualdo e no seu enorme legado que deixou...Jesualdo ainda incomoda muita gente,pelos vistos...talvez por os ter calado a todos...aqueles que diziam que ele não ganharia nada...Daí que ainda custa a engolir e é necessário estar constantemente a desvalorizar e a deitar abaixo,mesmo quando ele já não é o treinador do Porto...
.
.
.
O conceito de bons espectáculos de futebol é relativo...se os jogos com o atlético,a vitória na luz, a goleada e banho de bola no dragão contra o benfica o ano passado, o jogo em old trafford e uma equipa com Lucho,Lisandro,Quaresma etc não dava bons espectáculos...então alguém anda com conceitos de bom espectáculo bem distorcidos...
.
Eram os mesmos que pediam espectáculo que depois assobiavam o Quaresma a cada vez que ele tocava na bola...
.
Deviam achar que Adrianse era espectacular e super ofensivo...mas o Porto nessa época perdia com o artmedia na champions...mas era espectacular...e muito ofensivo...no entanto,com Jesualdo a equipa até marcava mais golos que com Co Adrianse e não era humilhada na champions...Mas lá está, o conceito de espectáculo é muito relativo...
.
abraço
Sr Ricardo Costa, chega a ser quase doentio a forma como defende o Professor Jesualdo. Se a imagem dele perante os adeptos esta degradada, ele só tem de se queixar dele próprio. Fez historia no clube, podia ter saído em grande, no entanto agarrou-se demasiado tempo ao lugar. A ultima imagem é sempre aquela que fica, e essa está associada a um 3º lugar que nos faz recordar os tempos do Octávio Machado.
Grande Ricardo, o anónimo tem razão... Já cansa ler sempre a mesma coisa sobre o Jesualdo. Vira a páagina e quem quiser que goste do Professor e quem não gostar que ponha na beira do prato. Da minha parte já sabes que só volto a falar sobre este assunto no final da temporada.
Quanto á Liga Europa (ainda ninguém comentou isto), penso que estamos a facilitar. O Genk é uma equipa Belga, e como tal deve ser olhada com respeito e muita cautela. Não acredito num embate facil...
Anónimo, eu espero bem que o Orelhas traga mais uma das suas contratações para o Benfica. È que quando o Rui Costa não mete o nariz e são apostas do Orelhas é cada uma que até faz pena. Portanto o gajo que traga muitas destas do Brasil.
Cumprimentos a todos.
Falando do Genk...Segundo algumas informações recolhidas a defesa é uma lastima. No ataque tem dois avançados perigosos (Barda e Vossen) coadjuvados pelo De Bruyne(procurem no youtube), um "menino" de 18 anos que é considerada uma das grandes esperanças do futebol belga. Somos claramente favoritos, nao ah que esconde-lo. No entanto já se sabe que os jogos começam 0 e 0 e quem facilita...
Caro anónimo, a imagem dele junto dos adeptos já estava degradada ainda nem ele tinha feito o seu 1º jogo com o Porto...Tal como com AVB já estava consolidada ainda nem ele tinha feito o seu 1º jogo...
.
São rótulos e ódios pessoais,nada que tenha que ver com futebol...Qualquer treinador em qq parte do MUndo que ganhe o que Jesualdo ganhou no Porto é elogiado ou pelo menos tem a gratidão dos adeptos...
.
Comparar Jesualdo com Octávio é para rir...Jesualdo é o único treinador português tricampeão consecutivamente.O único.
.
Não sou eu que não consigo esquecer o Jesualdo...Numa nova época,em que um texto aparece com a foto do Jesualdo e a bater no Jesualdo para poder falar do Porto este ano...deixando de lado o facto que a táctica da equipa e até os jogadores( tirando o Moutinho) são os mesmos do Jesualdo...
.
.
Eu virava a página,mas é complicado quando se chega ao blog e há sempre alguém que tem que fazer um texto sobre o Jesualdo...Não vi um ódio tão grande nem a pessoas que fizeram mal ao clube,quanto mais a quem nos deu tantos títulos...
.
Há coisas que são inexplicáveis mesmo...
.
.
O Porto tem obrigação de passar pelo Genk com facilidade...Lá está,co AVB já é preciso cautelas...fosse o Jesualdo ele seria um burro se não goleasse o 11º classificado da liga belga.
.
Obviamente que todos os jogos são para serem levados a sério,mas não encaro como hipótese o Porto ser eliminado pelo Genk. Seria um dos resultados mais humilhantes da história internacional recente do clube.
.
abraço
Quem tem um Anónimo assim tem tudo :_D
O me umedo é o Facilitismo por parte dos Adeptos e não da equipa. Se porventura a coisa corre mal com o Genk é o Fim do Mundo....
Ricardo quando afirmas que o Jesualdo era mal visto pelos adeptos Portistas quando este chegou ao Porto estar a cometer um enorme equivoco.
Jesualdo foi Bem Amado até Janeiro. Depois aconteceu uma coisa que o colocou para sempre na desgraça.
Mas é o que eu te digo: Põe um ponto final neste maldito assunto que já cheira mal. Larga a "droga" pah LOL LOL
Um abraço (grande jogo o do Braga)
http://footinmyheart.blogspot.com/
uma jovem promessa!
gosto deste blogue, um abraço
O amigo ricardo costa tem sempre uma solução.........Mudar-se para Malaga ou acompanhar os jogos do Mr Jesualdo que é o que eu e milhares de portistas vamos fazer e mais vamos desejar-lhe uma grande carreira em Espanha.
Se por acaso ainda não percebeu o treinador do FCP chama-se André Villas-Boas ..............
Já cá tivemos aquele que é considerado o melhor treinador do mundo,mas agora está em Madrid !
Os Portistas em geral revelam um sentimento de agradecimento por JF.
Os Portistas em geral não apreciam o estilo de futebol que JF impôs no FCP apesar das vitórias.
O treinador do FCP e dos Portistas agora é AVB.
Insistir em defender JF do quê? e contra quem? pelo amor de deus, sejamos inteligentes.
Simplesmente ridiculo e começo a ter duvidas do Portismo do sr. Ricardo Costa....
Amigo Deacon, eu conheço pessoalmente o Ricardo Costa e sei muito bem que este é um grande Portista. Só que quando debate um assunto é muito radical e quer impor á força as suas ideías.
Já lhe chamei á atenção para este "defeito" muitas vezes, mas ele não muda e não faz por mal. Mas não deixa de ser um Grande Portista que sabe muito sobre Futebol e os seus Bastidores.
Um grande abraço
Ok The Blue One !
O que espero é que o amigo R. Costa seja capaz de perceber que ninguém anda a atacar o JF para ele o defender, parece qiue está sempre com essa preocupação.
Agora o clube virou a página e temos de apoiar o novo treinador ao invés de andar sempre com comparações e desconfianças que não fazem sentido!
Olhe, estamos a meio do jogo com a naval e não estou a apreciar especialmente.....
Um abraço para si e, claro, para o R. Costa !
P.S. - Ricardo amigo (que não conheço) , nunca tenha problemas se tiver de admitir que não tem a razão toda do seu lado !
Ok The Blue One !
O que espero é que o amigo R. Costa seja capaz de perceber que ninguém anda a atacar o JF para ele o defender, parece qiue está sempre com essa preocupação.
Agora o clube virou a página e temos de apoiar o novo treinador ao invés de andar sempre com comparações e desconfianças que não fazem sentido!
Olhe, estamos a meio do jogo com a naval e não estou a apreciar especialmente.....
Um abraço para si e, claro, para o R. Costa !
P.S. - Ricardo amigo (que não conheço) , nunca tenha problemas se tiver de admitir que não tem a razão toda do seu lado !
Ok The Blue One !
O que espero é que o amigo R. Costa seja capaz de perceber que ninguém anda a atacar o JF para ele o defender, parece qiue está sempre com essa preocupação.
Agora o clube virou a página e temos de apoiar o novo treinador ao invés de andar sempre com comparações e desconfianças que não fazem sentido!
Olhe, estamos a meio do jogo com a naval e não estou a apreciar especialmente.....
Um abraço para si e, claro, para o R. Costa !
P.S. - Ricardo amigo (que não conheço) , nunca tenha problemas se tiver de admitir que não tem a razão toda do seu lado !
Enviar um comentário