domingo, 22 de maio de 2011

Em busca da 16ª

Depois de conquistado o Campeonato Nacional e de dominada a Europa do Futebol com a conquista da Liga Europa, eis que o Futebol Clube do Porto centra toa a sua atenção na Final da Taça de Portugal.

Se os Dragões conquistarem este troféu, será o 16º da sua História e ajudará a colocar uma Coroa de Louros sobre André Villas-Boas e os seus Jogadores. Alias a fabulosa reviravolta na Luz que atirou para fora da Competição o SL Benfica que tinha derrotado o FC Porto no Estádio do Dragão por 2 a 0 no jogo da primeira mão das Meias-finais da Taça de Portugal torna quase como que obrigatória uma vitória dos Dragões na partida de hoje.

Contudo do outro lado da barricada vai estar um Vitória de Guimarães que é liderado pelo competente treinador Manuel Machado e que vai dar muita luta para conquistar uma Taça que lhe “foge” há muito. O Guimarães irá sem sombra de dúvida dar t8udo por tudo para vencer os Dragões e e4stragar uma festa Portista que começou na Luz com a conquista do Campeonato, que passou por Dublin com a conquista da Liga Europa e que todos queremos que termine no Jamor com a conquista da taça de Portugal.

E temos também de ter em consideração que o Vitória conta nas suas fileiras com jogadores que podem fazer a diferença de um momento para o outro, como é o caso do Guardião Nílson, o Médio Jorge Ribeiro, o Avançado Toscano e a Ponta de lança Edgar. Portanto toda a cautela será pouca contra um Vitórias de Guimarães que irá apostar tudo numa defesa muito recuada e forte e num contra ataque venenoso.

É fundamental que os Dragões entrem em campo com mentalidade ganhadora e sobretudos descontraídos psicologicamente apesar de uma vitória hoje poder colocar o FC Porto como a equipa Portuguesa com mais Títulos em Portugal, ultrapassando desta forma o rival da Freguesia de Benfica.

O regresso de Mariano e as saídas de Falcao e Otamendi, ambos lesionados, são as novidades da convocatória de André Villas-Boas para a Final da Taça de Portugal.

Fucile, Cristian Rodríguez e Rafa continuam de fora dos convocados porque ainda se encontram lesionados e a cumprir os respectivos planos de recuperação (treino condicionado para o primeiro e tratamento para os outros dois); Falcao sofreu uma contusão no joelho direito e Otamendi apresenta uma lombalgia e como tal ficam de fora da Final do Jamor.

Lista de Convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Mariano, Hulk, Rolando, Sereno, Varela, Walter, James, Sapunaru, Souza, Beto, Fernando e Rúben Micael.

Tendo em consideração que o Vitória vai jogar á Defesa apostando no Contra ataque e na Força Bruta, acredito que AVB vá apostar no onze que tem dado tantas vitórias nas ultimas e decisivas partidas com a excepção dos lesionados falcão e Otamendi como é obvio (sistema táctico 4x3x3):

- Helton, Sapunaru, Rolando, Maicon, A. Pereira, Guarín, João Moutinho, Fernando, Varela, Hulk e Walter.

O FC Porto defronta o hoje V. Guimarães, às 17H, no "Estádio" (mais conhecido por buraco na montanha) do Jamor, e esta partida pode ser seguida em directo aqui no Mística.

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Amanhã os nossos jogadores podem mais uma vez fazer história, conquistando pela terceira vez consecutiva a Taça de Portugal, e juntar a conquista deste troféu ao da Liga Europa e ao de Campeão Nacional.

Espera-se um jogo aberto, pois o Guimarães por norma, é uma equipa de futebol mais de "jogo pelo jogo".

O Guimarães tem excelentes executantes no seu plantel, e só um Porto concentradíssimo, lutador e respeitando o adversário vencerá este "caneco".

Somos favoritos, mesmo sem Falcao e Otamendi, e estou convicto que vamos triunfar uma vez mais.

Que seja uma grande festa, com respeito entre adeptos e que o árbitro João "pode ser" Ferreira não estrague o jogo.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com