sexta-feira, 6 de maio de 2011

FC Porto vacilou mas não caiu, o SC Braga puxou o Autoclismo com estilo e a Nação agradeceu

O FC Porto perdeu com o Villarreal por 3 x 2, mas carimbou o passaporte para a Final da Liga Europa, num jogo no qual Falcao marcou o 16º golo na competição e bateu o recorde de Klinsmann.

Os Azuis e Brancos estiveram a perder por 1 x 0 (Cani), deram a volta para 1 x 2 (Hulk e Falcao), mas o Villarreal conseguiu colocar-se novamente na frente do marcador e vencer por 3 x 2 (Capdevila e Rossi), obrigando a equipa de Villas-Boas a somar a segunda derrota na competição, a segunda, também, contra equipas Espanholas.

Não era nada que não se esperasse, mas o Villarreal entrou muito bem no encontro e a defesa do FC Porto teve muitas dificuldades para travar as ofensivas Espanholas. Tal como no jogo no Estádio do Dragão, Álvaro Pereira e Sapunaru, mas essencialmente o Uruguaio, pois era por esse lado que o Villarreal mais atacava, não conseguiram dar conta do recado e Nilmar, Rossi e companhia iam acumulando jogadas de perigo junto da baliza de Helton.

O guarda-redes Brasileiro voltou a aparecer nos momentos decisivos e foi crucial para os Dragões manterem a vantagem na eliminatória. No entanto, também tal como aconteceu no jogo da primeira mão, Cani foi o jogador que obrigou Helton a ir buscar a bola ao fundo da baliza, quando aos 17 minutos inaugurou o marcador.

O FC Porto raramente conseguia passar do meio-campo e o remate cruzado de Cristian Rodriguez, logo aos três minutos, foi uma excepção à regra. Após o golo, a equipa da casa continuava melhor, mas a defesa dos Azuis e Brancos passou a saber dar conta do recado, com os avançados a ajudarem nas tarefas defensivas, tornando a equipa mais coesa.

Apesar do contratempo surgido com a lesão de Cristian Rodriguez, que por problemas musculares cedeu o lugar a James aos 30 minutos, a equipa de André Villas-Boas passou a soltar-se mais e Hulk, com sorte à mistura, restabeleceu o empate, que, praticamente, deitou por terra qualquer aspiração do Villarreal em dar a volta à eliminatória.

À pressão e aos perigos constantes do "submarino amarelo", o FC Porto respondeu com eficácia e foi para o intervalo com o jogo empatado e com o resultado na eliminatória controlado. Todavia, esta equipa e os seus jogadores parecem destinados a quebrar as barreiras históricas, tantos que são os recordes já batidos esta temporada, e no El Madrigal Falcao ultrapassou um de Klinsmann, ao marcar o 1 x 2 logo a abrir o segundo tempo, dando a volta ao resultado.

O goleador Colombiano marcou o quinto golo apenas contabilizando a eliminatória com o Villarreal e assinou o 16º na Liga Europa, quebrando o recorde de 15 golos marcados por Klinsmann, ao serviço do Bayern Munchen, numa só temporada na extinta Taça UEFA.

Apesar do bom reinício de jogo, o FC Porto acabou por perder pois o Villarreal, depois de Guarín já ter rematado à barra, deu a volta ao marcador, com golos de Capdevila e Rossi, de grande penalidade. Foi a segunda derrota dos Dragões na prova, a segunda contra equipa Espanholas, depois de o Sevilla ter vencido no Dragão.

Esse facto, porém, em nada prejudica o percurso do FC Porto na Liga Europa, que apenas irá terminar, agora com toda a certeza, na final de Dublin, que será 100 por cento portuguesa, sete anos depois da vitória sobre o Monaco em Gelsenkirchen.

Melhor em Campo: Helton

4 comentários:

JOSE LIMA disse...

ULTIMA HORA
Telefonou-me há momento o Nuno Luz a dizer que hoje não viu o nosso Presidente em nenhum restaurante com árbitros. Encontrou-o numa cafetaria a festejar com os jogadores a quem ofereceu cervejolas e umas sandes de presunto. Reinaldo Teles entregou um cheque de 100 euros a cada jogador: “não sabieis que tínheis que ganhar?! Achasteis lindo, não achasteis? Se calhar querieis 3 milhões de euros como os outros, humm, humm…? Vêde se ganhaindes em Dublin para o nosso presidente assinar essa chequíce toda. Cambada!

Penta disse...

caríssimos,

submarino ao fundo! :)

«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

Miguel | Tomo I

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Passagem à final como se espera e pretendia, num jogo complicado em que o FC Porto não foi capaz de evitar a derrota.

O jogo podia e devia ter sido melhor controlado, apesar da real valia do adversário. Os Dragões atravessaram neste jogo demasiados momentos de nervosismo e desconcentração, um tanto incompreensíveis, tendo em conta a confortável vantagem de que dispunham.

Valeu-nos nessas alturas o bom momento de Helton (que grande exibição!)que com um punhado de enormes defesas evitou o descalabro.

O objectivo foi conseguido, mas fiquei com a sensação de que se o FC Porto tivesse jogado o seu normal, teríamos saído do El Madrigal com mais uma vitória.

Parabéns a toda a «família» portista que contribuiu para mais uma final europeia.

Um abraço

P. Ungaro disse...

Boas,

Uma derrota com um agradavel saber a vitoria rumo a Dublin.
Há derrotas que são importantes, como na minha optica com o Sevilha que nos faz cair na realidade e não viver de uma ilusão ou do passado como muitos. No caso de ontem acho que AVB esteve mais uma vez á altura, deu responsabilidade a Moutinho e mentalizou os jogadores para não entrarem em panico se por ventura o villareal começasse a marcar e foi isso que se viu. De resto controlamos o jogo como se impunha e carimbamos o bilhete para mais uma final europeia.

Uma palavra para um miudo que se tornou um homem e um grande trinador de futebol. Domingos Paciencia.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com