sábado, 28 de maio de 2011

Venha o Diabo e escolha…

Confesso que a Final da Liga dos Campeões entre o Barcelona e o Manchester United não tinha á partida nenhum interesse para a minha pessoa por se tratarem de duas Equipas que tem em comum a arrogância e o hábito de maltratar e de rebaixar o Futebol Clube do Porto. Mas depois da excelente vitória Azul e Branca na Liga Europa, eis que esta partida de Londres se revestiu de uma importância vital para mim e para qualquer outro adepto Portista.

Que se enganem os que pensam que é por causa da tal identidade que dizem existir entre Porto e Barcelona. Comigo esta hipocrisia e submissão a quem já cuspiu na cara do Dragão não cola nem nunca colará. O interesse maior deste jogo é o de saber quem será o adversário do FC Porto na Supertaça Europeia,

Em 3 Finais desta Competição, os Portista apenas ganharam uma, sendo que na altura do outro lado da barricada estava um super Ajax que foi derrotado pelo pequeno Rui barros. Seguiram-se depois os pupilos de Mourinho que apesar de terem conquistado uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões, não conseguiram derrotar AC Milan e Valência, falhando desta forma a possibilidade de somar mais duas Supertaças Europeias á única que Portugal tem.

A pergunta que se coloca neste momento é: Será desta? A Equipa de Villas-Boas fez uma Temporada brilhante, soberba, gratificante, galáctica e os níveis de confiança de todo o Universo Azul e Branco está tão elevado que todos acreditam que á 4ª será de vez. Mas quem será o melhor adversário para tão prestigiado jogo que irá ser disputado no Mónaco? Para ser sincero, e se me dessem a escolher, eu não quereria jogar contra nenhum dos Finalistas da Champions desta temporada. Como já aqui disse, nem um nem o outro merecem o meu respeito, contudo um deles vai jogar contra o nosso FC Porto quer eu queira quer não.

Então qual dos dois será o adversário ideal para o FC Porto de AVB? Bem sei que ainda faltam uns bons 3 meses para a tal Final da Supertaça Europeia e que muita coisa vai acontecer até lá, mas também não estou a ver o Mercado das Transferências a movimentar-se muito para os lados de Manchester e Barcelona, pelo que acredito que os onze que entrarem hoje em campo serão os mesmos na altura em que tiverem de jogar contra os Dragões. Portanto o critério que vai definir a minha escolha vai se basear no tipo de jogo que cada equipa possui.

Tendo em conta que o Barcelona não aposta nas Alas do seu Ataque, este poderá ser um factor positivo que os Portistas podem aproveitar dado que os Defesas Laterais Azuis e Brancos não têm capacidade para segurar Messi, Pedro e Villa. Mas do outro lado o tal futebol Cerebral que nasce e cresce nos pés do veterano Ryan Giggs e do qual o Manchester depende como nós do ar pata viver pode ser uma minha de ouro que devidamente explorada pelos Dragões dará a tão saudosa e desejada Supertaça Europeia. Uma vez que “tapando” o Galês, o futebol dos Ingleses morre por completo, bastando depois estar atento às movimentações dos Avançados Hernandez e Rooney.

Podia continuar aqui a expor os sistemas tácticos de Barcelona e Manchester e tentar perceber qual deles encaixa melhor no actual Dragão, mas escolher um destes dois “tristes” clubes para o nosso clubes defrontar no estádio Luís II, é coisa que não faço nem farei. O Diabo que se encarregue disto. Eu apenas quero reviver uma Conquista que não vejo o Dragão conseguir alcançar há mais de 18 anos.

Sem comentários: