segunda-feira, 6 de junho de 2011

Começou muito bem

Quem me conhece pessoalmente e dos textos que por vezes vou aqui colocando, sabe muito bem que eu não sou pessoa de fazer juízos sobre este ou aquele Jogador sem ter uma ideia do que digo e penso. Quando afirmo que o Jogador x ou y não tem arcaboiço para jogar no FC Porto é porque já o vi a jogar no nosso Campeonato (como é o caso do Sereno, que é um Jogador humilde e esforçado, mas que não tem categoria para jogar de Azul e Branco vestido) ou então este tem um historial de fracassos nos Clubes em que passou (como é o caso de Mariano que foi um desastre total no Inter e companhia).

Tenho notado que aqueles a quem eu gosto de apelidar de “Povão” depositam no jovem Argentino Iturbe uma grande confiança e esperança. Fazem-no com base no que anda a circular no Youtube e naquilo que certos sectores da nossa Comunicação Social escrevem sobre o rapaz. Uma atitude errada, pois quando eu vi os vídeos de Sapunaru no Youtube também tinha ficado com a ideia de que este era um fora de série, e o mesmo sucedeu com Fabiano que também vinha rotulado de craque apesar de ter tido uma passagem pela Europa a um nível muito baixo.

Sendo assim, afirmo com total sinceridade que não sei o que realmente vale o Iturbe e muito menos o apelido de “novo Messi”. Não caio nestes julgamentos sumários que depois podem dar para o torto. Mas este Argentino proferiu algumas declarações muito interessantes ao Jornal OJOGO (Edição de 4 de Junho de 2011) que me fazem olhar para este Rapazito com outros olhos e com muita esperança. Eis algumas destas declarações:

"Estou um pouco ansioso por descobrir o FC Porto, depois do que me têm dito e do que tenho visto à distância. É um clube grande"

"Vou tranquilo para Portugal, quero fazer bem o meu trabalho, porque vai ser a minha primeira época no futebol europeu e não me quero precipitar, quero fazer as coisas com tempo, vou precisar de tempo, porque não sei como me vou adaptar".

Exigir mais humildade, lucidez e inteligência a Iturbe é impossível. Este Jogador não veio com a conversa de que o Porto é o maior e que vem para ganhar tudo e mais alguma coisa, nem se afirma como o maior do Mundo. É o próprio que reitera que vem pela primeira vez para a Europa e que espera que o seu período de adaptação corra bem. Assumir isto é de uma lucidez impressionante para um Jogador tão jovem.

Não sei se Iturbe vai ter lugar no actual Plantel do FC Porto uma vez que a concorrência é muito forte e ainda tem o James Rodriguez pela frente, mas se o Argentino mantiver esta lucidez e humildade, acredito que este terá um futuro brilhante á sua frente e que o Futebol Clube do Porto fez mais uma excelente contratação. Vamos a ver se o “Povão” não o estraga com os insultos do costume e se a nossa Comunicação Social não o desencaminha.

Sem comentários: