sábado, 4 de junho de 2011

Impulsos

No programa “Jogo Jogado” da TSF do passado dia 30 de Maio de 2011, o Comentador Desportivo Luís Freitas Lobo, quando questionado sobre o actual estado da nossa Selecção A de futebol, afirmou que esta vive de impulsos e que a nossa Selecção não consegue apresentar um Futebol que a identifique (a Espanha por exemplo é conhecida pelo seu Futebol de tikitaka que herdou do Barcelona)

Não podia estar mais de acordo com Freitas Lobo. Efectivamente, depois de Portugal se ter tornado num cliente habitual dos grandes palcos de futebol internacional desde o EURO 96 que se realizou em Inglaterra, que, passados 15 anos e após terem passado com maior e menor sucesso 6 Treinadores pela equipa Técnica (a contar com o actual como é óbvio), é realmente impressionante que Portugal ainda não tenha mostrado ao Mundo um “Futebol á Portuguesa” como afirmou Freitas Lobo.

É realmente impressionante que depois de tantos anos de aprendizagem e de constante evolução que a nossa Selecção ainda tenha de viver dos rasgos individuais de Cristiano Ronaldo, João Moutinho, Varela e outros… Mas já nos tempos de Figo, Rui Costa e Paulo Sousa era assim. Portugal só jogava bem e impressionava quando estes Jogadores resolviam dar á perna e puxar da sua arte e engenho. E a continuar desta forma podemos participar em mil e quinhentos Torneios de Selecções sem nada ganharmos.

É um facto que está mais do que comprovado. Um País Campeão Europeu ou Mundial de Selecções tem de apresentar um Futebol que o caracterize, uma matriz á qual Jogadores e Treinadores tem de se submeter naturalmente sempre que jogam pela Selecção do seu País. É assim com a Espanha, Inglaterra, Alemanha, Brasil, Argentina e Itália por exemplo. E todos eles são Países que já ganharam algo e são sempre eternos candidatos ao Título em qualquer altura e geração.

Então porque razão Portugal não adquire um Futebol á Portuguesa? Freitas Lobo não quis ou não soube responder a esta questão, mas eu sei porque razão tal não sucede. É que na Selecção Portuguesa de Futebol, ao contrário das outras Selecções Mundiais, quem manda não são os Dirigentes nem os Treinadores, mas sim os Jogadores. E a prova disto é que quando surge um Treinador que perceba de Futebol e que queira implantar o tal Futebol á Portuguesa, os Jogadores arranjam maneira de o por de lá para fora da pior maneira possível.

Foi assim com Queiroz e Artur Jorge que tentaram impor um Modelo de jogo que não agradou a quem jogava e como tal os resultados falaram por si… Foi vergonhosa a maneira como Portugal perdeu na Ucrânia nos tempos de Artur Jorge e mais vergonhosa foi a forma ridícula como Portugal empatou a 4 com o Chipre em Guimarães… Tudo porque as Vedetas não gostavam do Treinador. Sendo assim, só aquele Treinador que perceba de Futebol mas que não seja um Doutorado no Desporto Rei é que consegue fazer algo mais com Portugal, mas nunca ganhar seja que Competição for. Foi assim com António Oliveira, Humberto Coelho, Scolari e agora com Paulo Bento.

Muito se tem falado e repetido vezes sem conta que o ambiente na Selecção agora é bom e que nos tempos de Queiroz é que era mau. Mas ninguém fala no facto de os Estatutos da Federação Portuguesa de Futebol terem sido aprovados á base de uma “palhaçada Jurídica”, das intromissões do Governo no Futebol quando o assunto lhe interessa, do facto de o actual Vice Pr4sidente da Federação ter sido o protagonista do vergonhoso caso Saltillo, do fico/não fico de Gilberto Madaíl, da falta de coragem por parte da FPF para tomar posição em determinados assuntos Internos e Internacionais, etc. Todo um conjunto de situações que são propícias ao aparecimento de Vedetas ao estilo do Ronaldo, Carlos Martins, Coentrão e afins, para além de um conjunto de Treinadores que estão lá para o desenrasca e não para fazer de Portugal uma Equipa de Campeões com um Futebol que os caracterize como tal.

Não sei se hoje Portugal vai ganhar, mas tenho quase a certeza de que Portugal se vai apurar para o EURO 2012, mas depois não me venham com a musica do vai ganhar porque enquanto continuarem a haver uma série de parasitas á volta da Selecção, o mais provável é repetir o “sucesso” de 2004 e morrer mais uma vez na praia.

Uma aparte para terminar: acho uma certa piada mórbida ao que tem sucedido na FIFA nos últimos tempos. A atribuição da Organização de Mundiais sempre se fez por debaixo da mesa e com votos comprados, mas só depois de a Inglaterra ter perdido a organização do Mundial para a Rússia e Qatar é que a Federação Inglesa de Futebol se lembrou da Bandeira da Verdade Desportiva… Fazem lembrar um certo Clube cá do burgo que só fala quando lhe apetece, mas quando a Mentira Desportiva lhe convêm cala-se que nem um ratinho…

Sem comentários: