Eis que depois de uma Temporada em que o futebol me levou tanto tempo de escrita e de reflexão, posso finalmente debruçar-me sobre as Modalidades Colectivas do Futebol Clube do Porto., O Hóquei em Patins, Basquetebol e Andebol Portistas tiveram uma temporada recheada de sucessos. Inclusive no Hóquei patinado os Dragões alcançaram um feito inédito que mais nenhum Clube no Mundo alguma vez conseguiu: O DecaCampeonato.
Efectivamente ganhar 10 Campeonatos de Hóquei em Patins seguidos é obra e é algo que merecia um maior destaque por parte da Comunicação Social Portuguesa, mas esta prefere dar um simples “parabéns” aos Dragões por tal feito e seguir em frente, dando ao Futsal um ênfase que roça a loucura.
Não quero entrar na tal guerra entre o protagonismo do Benfica e da maioria Encarnada que milita no Jornalismo, até porque ir por este caminho é o mesmo que gritar para o vazio, e porque é uma verdade incompreensível que o Hóquei Patinado deixou de ser alvo de acompanhamento por parte da nossa Comunicação Social que dantes transmitia Jogos de Hóquei no Canal 1 da Rádio e Televisão de Portugal. Os duelos entre o FC Porto, Òquei de Barcelos, SL Benfica e Sporting CP eram sempre alvo de muito entusiasmo e de cobertura máxima por parte do Canal do Estado… Ainda estou para perceber porque razão a televisão para a qual todos contribuímos deixou de dar destaque a um desporto onde se batem recordes e onde até temos um Historial de Campeões do Mundo e da Europa.
O mesmo tipo de raciocino se aplica ao Andebol. Na temporada passada o Sporting Clube de Portugal conquistou a Taça Challenge em Andebol, e tal facto foi altamente divulgado por toda a Comunicação Social. Mas aqui nada tenho a opor, pois foi a primeira equipa Portuguesa a realizar tal proeza. O que eu critico é o facto de os Dragões terem conquistado o TriCampeonato de Andebol na Temporada 2010/11, mantendo assim a sua hegemonia no Andebol Nacional, e a Comunicação Social dar um enorme destaque ao falhanço do Benfica no que á conquista da Taça Challenge diz respeito.
Até a conquista da Taça de Portugal por parte do clube da Águia foi mais falada e comentada do que o Tri do Dragão. Até parece que ganhar 3 vezes seguidas o Campeonato Nacional de Andebol é uma coisa fácil que qualquer um consegue alcançar e tornar uma realidade.
No Basquetebol onde o FC Porto se sagrou Campeão Nacional 8 anos depois, o tratamento foi o mesmo que às Modalidades acima mencionadas, senão pior. Efectivamente o FC Porto vencer um Campeonato de Basquetebol onde Equipas como o Guimarães, Académica, Oliveirense e Benfica tem uma força impressionante é algo que sucede todos os dais… Qualquer um consegue derrotar a equipa de Basquetebol do Benfica na Final. È banal. Para quê dar algum destaque a isto?
Mas pior do que isto tudo, é o fazer de conta que nada se passou. O Futebol Clube do Porto no Futebol conquistou tudo o que havia para conquistar na Época que terminou, nas Modalidades sagrou-se Campeão Nacional em todas e o que faz a nossa Imprensa? Assobia para o lado e prefere dar destaque á novela Coentrão, às palermices do Godinho e às derrotas frustrantes de Portugal no Andebol, Basquetebol e Voleibol. É o tal Silêncio dos “Inocentes”… Mas quando é para denegrir a imagem do FC Porto e dos seus Adeptos/ Representantes, este tais “Inocentes” não tem travões na língua nem mãos a medir para levar a notícia aos confins do Universo e às entranhas do Planeta Terra.
4 comentários:
Caro The Blue One:
Quando um blog “portista” nosso conhecido, a única preocupação que demonstra é termos acabado com o Hóquei em Campo, o Ténis de Mesa, e a Pesca Desportiva… está tudo dito!
Abraço
Boas a todos!
Queria em 1º lugar enviar um abraço aos amigos José Lima e The Blue One!
Relativamete ao papel da comunicação social em geral no que concerne ao reconhecimento devido ao FCPorto, amigos, esperemos sentados, enquanto a escumalha "isenta" encarnada que polvilha esse meio estiver presente, enquanto não cair como as folhas no Outono, o FCPorto tem um trabalho nessa area arduo e longo.
Mas está a faze-lo! e na minha opinião, a faze-lo bem! em 1º lugar porque ganha no terreno num periodo de tempo que creio não existe já comparação e isto meus caros, é fundamental e dará os seus frutos. Por outro lado, desde este ultimo ano, o FCPorto corrigiu o caminho na lide com a comunicação social, podemos questionar este ou aquele aspecto/pormenor, mas na essencia, estamos lá.
O FCPorto está a consolidar uma posição de hegemonia não apenas já a nivel nacional. Notam-se nestes ultimos anos, desde 2003/2004, que o FCPorto deu um salto enorme e é sem sombra de duvida um dos clubes de referência em gestão desportiva e financeira.
A competencia no FCPorto não se circunscreve apenas à pronuncia da palavra, passa pela sua pratica!
Este o nosso destino!
Nota final relativa ao blog que reclama a extinção da pesca, etc...Para dizer que me desagrada profundamente as referências que faz à classe Politica utilizando o blog como meio quase de propaganda ao serviço do partido socialista num blog de indole desportiva conectado com o FCPorto. Não fora isso e apesar de nem sempre concordar com tudo, acho o blog interessante e também acho que fazem alum trabalho de informação interessante para a comunidade Portista.
Caro Deacon Blue
Espero que apareça mais vezes, sobretudo com as suas excelentes análises que me deixaram saudades no falecido Futebolar.
Abraço
Há que saber fazer as coisas
@ Lima
Já todos percebemos que o Blog "Sou Portista com Muito Orgulho" tem uma orientação muito particular.
Neste tal espaço existem textos que se aproveitam e há outros que nem vale a pena ler.
O facto de os seus proprietários não aceitarem comentários diz-nos alguma coisa sobre a seriedade(?) deste Blog e levanta duvidas se os seus autores querem mesmo ser levado a sério ou apenas falados.
Por isto meu caro amigo, leia e passe á frente. Com esta gente não vale a pena perdermos o nosso tempo.
@ Deacon Blue
Subscrevo por completo as suas palavras.
Como diria o outro: Mai Nada!!!
Apareça mais vezes aqui no Mística. Já sabe que é sempre bem-vindo.
Cumprimentos para todos.
Enviar um comentário