sábado, 11 de junho de 2011

Há que saber fazer as coisas

É do conhecimento geral que para se empreender seja o que for, primeiro temos de saber fazer as coisas para que tal empreendimento não caia por terra ou morra à nascença por ignorância ou distracção. E vêm isto a respeito de quê? A resposta é muito simples: Petição para a criação de uma Equipa de Futsal do FC Porto. Quem tem conta no Facebook já deve ter sido confrontado com esta Petição que alguns Adeptos Portistas estão a levar a cabo.

A atitude é digna e a ideia interessante, pois o Futsal é uma modalidade cujo nº de adeptos tem aumentado em flecha e pela qual eu tenho um carinho muito grande, pois nos meus tempos de Faculdade tive o prazer de orientar uma equipa de Futsal que ajudei a conquistar um Campeonato e um honroso 3º Lugar/Finalista vencido da Taça.

Contudo esta Petição corre o sério risco de cair num abismo profundo onde será condenada ao esquecimento. E tudo isto porque os seus Autores não se deram ao trabalho de primeiro indagar como se criam e como funcionam as Secções das Modalidades no FC Porto. É que Pinto da Costa pode ter muitos defeitos, mas de burro não tem nada e não é por acaso que o nosso Clube tem tido tantos sucessos no Futebol e nas Modalidades. Organização e independência são a palavra-chave deste sucesso e também a razão de muitas queixas por parte de certos sectores da massa Adepta Azul e Branca.

Para quem não sabe, o Futebol Clube do Porto está administrativamente divido por Secções. Existe a Secção do Futebol, a Secção do Hóquei em Patins, a Secção do Andebol, a Secção de Basquetebol, a Secção que gere o Estádio do Dragão, a Secção que gere o Dragão Caixa e por ai adiante. E todas elas (atenção a este pormenor) são autónomas e independentes entre si. Ou seja, cada Secção tem de arranjar Patrocinadores que garantam os fundos necessários para a sua manutenção e normal funcionamento. Não existe nenhuma troca de fundos entre elas, ao contrário do que muita gente pensa (Futebol, por exemplo, não atribui mais ou menos € ao Andebol). E para comprovar isto mesmo, basta estarmos atentos á publicidade que existe nas Camisolas dos Jogadores de Hóquei em Patins/Andebol/Basquetebol e que acompanham as Equipas quando estas jogam fora do Dragão Caixa, para percebermos isto mesmo.

Quer isto dizer que a criação de uma Secção, ou o seu Encerramento, não está dependente da vontade de Pinto da Costa nem das Assembleias Gerais de Sócios, mas sim da existência ou não de fundos para que esta Secção consiga funcionar em pleno. Não há Dinheiro, não há Secçáo. E é por isto que durante os vários Mandatos de Pinto da Costa fecharam as Secções de Hóquei em Campo, Pesca Desportiva, Xadrez, Boxe, etc…

Portanto, o tal grupo de pessoas que anda a tentar impingir quase que diariamente a tal Petição para a criação de uma Equipa de Futsal no Dragão, primeiro deveria preocupar-se em arranjar Fundos que garantam que esta Secção consiga sobreviver sozinha e só depois pensarem na tal Petição para solidificarem a sua posição e mostrar a verdadeira vontade dos Adeptos Portistas.

O mesmo tipo de raciocínio se aplica aquelas pessoas que só sabem criticar o FC Porto por isto e por aquilo sem primeiro tentarem perceber como funcionam as coisas. O Clube não fecha Secções só porque lhe apetece, mas sim porque tem mesmo de fechar para evitar os sarilhos em que o Sporting Clube de Portugal (ou o Belenenses) está metido no que a Finanças diz respeito

3 comentários:

Admin disse...

Bem eu fui a criadora da petição! A petição foi criada com o intuito de alertar a direcção para a vontade dos seus adeptos, não é uma espécie de "obrigação".
Acho que se quiserem ingressar neste novo projecto, deve ser a direcção a negociar os seus próprios patrocínios! Até porque: quem sou eu para ter força nesse sector? -.- Queria ajudar? Queria esclarecer? Partilhava isso no Facebook e falavamos mas pelos vistos a opinião fica só pelos Blog's falar directamente com a pessoa CUSTA!!!! Enfim -.-

Pedro Silva disse...

Cara Ana (se não me engano é este o seu nome), como já deve ter percebido (se não percebeu eu cá estou e estarei para a elucidar no que for preciso) eu não tive, não tenho e nunca terei a intenção de minimizar o seu trabalho e projecto.

Alias, eu sou um Adepto incondicional do Futsal e nada me daria mais prazer do que ver o nosso FC Porto com uma Equipa nesta modalidade.

Simplesmente eu, tal como muitos outros sócios Portistas, já percebemos como funcionam as coisas no Dragão (para o bem e para o mal).

Acredite que se a minha amiga for a uma Assembleia Geral de associados (e se conseguir ir já é uma privilegiada) e apresentar este seu projecto sem fundos, acredite que a Direcção não lhe vai dar ouvidos... Ou melhor, vai ouvi-la e conforta-la porque a isto é obrigada, mas nunca dará seguimento ao seu projecto.

É por querer o bem do seu trabalho e esforço que resolvi colocar aqui este texto.

Mas pronto, eu agi com boa intenção e dei a minha opinião sobre algo que poderia ser mais bem aproveitado.

Quanto ao Facebook, lamento mas não tenho a disponibilidade que gostaria de ter para lhe responder neste tal espaço.

O Facebook implica ter muito tempo livre para estar a par de tudo o que é dito. E o meu tempo é precioso.Sabe Deus o que me custa manter o Blog "A Mística Azul e Branca" a andar.

Espero tê-la esclarecido. Até uma próxima e passe mais vezes por aqui.

Cumprimentos.

JOSE LIMA disse...

Olá minha cara Ultra
Devemos ser vizinhos! Eu moro no Bonfim, perto da ex-escola Soares dos Reis. Sabe que sou "dos antigos"? Já ouviu falar do Inocêncio Calabote que nos queria roubar um campeonato em 1958? Pois olhe, eu estava em Torres Vedras, a apoiar o nosso Porto e à espera que o cavalheiro acabasse o jogo (depois de 12 minutos de prolongamento) da "instituição" contra a CUF para ver se desempatavam connosco em número de golos.
"Eles" naquela altura já faziam "a coisa pelo outro lado"
Tal como o Blue One também não tenho tempo (nem paciência) para o Facebook, gosto mais de fazer umas crónicas. Um dia destes vou colocar aqui uma no Mística sobre o assunto e as implicações que não são fáceis de superar para criar mais uma modalidade, nem que seja como "secção".
Pelo que conheço da Administração do nosso Clube, não vejo que dêem uma nega a um projecto (desde que bem elaborado) só por dar.
Se quiser e tiver a ideia desenvolvida, mande-me um mail para eu comentar
joselima918@gmail.com
Cumprimentos