quinta-feira, 9 de junho de 2011

Pescadinha de Rabo na Boca

Tenho por hábito acompanhar o que se vai escrevendo na Blogosfera Portista e dei de caras com este texto no Blog “Reflexão Portista”. Resumidamente, o texto em questão traça um quadro negro sobre o facto de no inicio de Temporada do Futebol Clube do Porto muitos dos seus Jogadores Sul-americanos estarem ausentes devido aos compromissos das suas Selecções (Copa América e Mundial de Sub 20). É uma análise interessante, se bem que me pareça algo exagerada porque faz do Barcelona o Bicho Papão que já mostrei por A+B que não é, mas não deixa de ser um artigo que recomendo.

Mas eu não estou aqui a escrever para fazer publicidade ao espaço Azul e Branco e muito menos para analisar e comentar o que lá foi escrito. Simplesmente depois de ler este texto do “Reflexão Portista” resolvi servir-me dele para dar continuidade a uma crítica minha que já vem de muito detrás. A velha questão da Formação Azul e Branca.

É um facto que o nosso Clube vai ficar ter de iniciar a Pré temporada sem muitos dos seus Jogadores. Falcao, Guarín, A. Pereira, Fucile e Cristian Rodriguez são Jogadores que durante o próximo mês de Julho irão estar a representar as suas Selecções na Copa América e como tal irão começar a Pré Temporada no Dragão muito mais tarde do que os outros Atletas que compõem o Plantel. E toda a gente sabe como o Porto vacilou muito quando Falcao e A. Pereira não puderam jogar devido a lesões complicadas… E também estamos com toda a certeza recordados de que Guarín fez imenso jeito quando foi preciso. E para piorar este cenário o FC Porto vai arrancar a nova Temporada oficialmente em 6 de Agosto contra o Vitória de Guimarães e 20 dias depois defronta a Equipa da Catalunha numa partida a contar para a Supertaça Europeia.

Coloca-se então a velha questão: Será que este cenário poderia ser amenizado se o Dragão apost6asse mais na sua formação em vez de contratar um "Contentor" de Sul-americanos?

Na minha opinião acho que uma aposta nas Camadas Jovens Azuis e Brancas poderia ajudar a amenizar este calendário complicado. Bem sei que apostar nos miúdos é algo que não entra na paciência do “Povão” que costuma ir ao estádio, pois este dá todo e qualquer benefício da dúvida ao Brasileiro/Uruguaio/Argentino/Colombiano cujo passe tenha custado milhões aos cofres Portistas do que aos Jovens Jogadores que dedicaram uma Vida ao Clube do seu coração e pelo qual sentem um enorme orgulho.

Apostar nas Camadas Jovens é algo que tem os seus riscos e não dá frutos a curto prazo, mas apostar no Estrangeiro de créditos firmados que depois irá fazer falta num momento tão crucial como a Pré Temporada também é algo de muito arriscado. Uma Pré Temporada mal feita por parte de qualquer Jogador pode-lhe custar uma Época e o Clube que representa ressentir-se disto.

Jogadores como Castro, Ukra, Hélder Barbosa, Ventura, André Pinto, Bura, Candeias e até mesmo o Orlando Sá poderiam ajudar a olhar para este inicio de Temporada com menos receio do que ai vem. Mas como a política actual do FC Porto é a de que comprar caro para vender ainda mais caro e deitar fora o que produz com imensa qualidade, teremos então de confiar na capacidade de gestão de André Villas-Boas e que os Deuses da Bola estejam do nosso lado… Uma verdadeira Pescadinha de rabo na Boca.

P.S.: Pedro Emanuel deixou o FC Porto para abraçar o cargo de Treinador Principal na Académica de Coimbra. É com imensa pena que o vejo partir, mas apenas lhe posso desejar as maiores das felicidades nesta sua nova fase da carreira e o meu muito obrigado por tudo o que fez pelo meu Clube. E lá vamos nós ter outra equipa para o Dragão "despejar" a sua Formação...

2 comentários:

Diogo disse...

só não concordo com um ponto, não ache que se tenha menos paciência com os nossos miudos. toda a gente gosta de ver os meninos da equipa a jogar, mas tem de haver por parte do treinador uma boa gestão dos momentos em que este entra, de modo a que ganhe confiança e conquiste o publico também.

Pedro Silva disse...

Daniel, não sei se o meu caro amigo é um frequentador habitual do Dragão, mas eu sou e o que me apercebo é o seguinte:

O Walter (por exemplo) joga mal porque ainda precisa de se adaptar e ainda leva palmas por cima, o Ukra (por exemplo) entra e tem um mau jogo é logo assobiado.

A massa adepta do Dragão não tem o mínimo de paciência com os Jogadores da Formação. E agora que o Clube está a ganhar de uma forma sucessiva a tendência é para as coisas piorarem no que á aposta na Formação diz respeito.

A maioria dos adeptos Azuis e Brancos só pensa no imediato e nos valores dos Passes. È caro e vem da América do Sul, então é bom e tem todo o tempo do Mundo para se adaptar...

(...) "mas tem de haver por parte do treinador uma boa gestão dos momentos em que este entra, de modo a que ganhe confiança" (...)

De acordo. Só que por detrás do Treinador está uma Direcção, Comunicação Social e Empresários a fazer uma enorme pressão para que o tal jogador que custou Milhões e que vem referenciado como Grande Craque jogue no lugar do Jovem da Formação.

Desta forma lá se vai a oportunidade de Castro e companhia poderem conquistar os Adeptos Portistas e de ganharem confiança.

Cumprimentos.