terça-feira, 21 de junho de 2011

Pânico Desnecessário & Reacções Estapafúrdias

Queria começar a minha sucinta análise ao caso Villas-Boas citando Zé Luís (Cronista do Blog “Portistas de Bancada”):”repito, não faço críticas, o mercado e o futebol são assim, nada me espanta, a vida continua, mas já se adivinha muitos assassinatos de carácter contra o treinador, muitas desilusões, e muito pessimismo para a nova época do Dragão.

Não podia estar mais de acordo com esta frase de Zé Luís. Alias, é engraçado como as reacções dos Adeptos Azuis e Brancos são completamente diferentes quando é um Jogador a fazer o que André Villas-Boas fez. Se o Jogador opta por sair do Clube mesmo depois de ter andado em tudo quanto é Jornal a dar conta do seu amor eterno ao FC Porto, os Adeptos aceitam isto a bem e até lhe desejam sorte, mas quando é um Treinador jovem e ambicioso que foi confrontado com um novo e aliciante desafio, eis que este passa logo de Bestial a Besta.

Para muitos o AVB deixou de ser o pequeno prodígio que arrumou com a arrogância e euforia Encarnada que dominou o País Futebolístico na Época que alguns resolveram apelidar de “Campeonato dos Túneis”, para agora passar agora a ser um mau carácter sem postura nem rectidão como... José Mourinho! E o mais engraçado é que estes Treinadores ganharam tudo o que havia para ganhar ao serviço dos Dragões, e tal trabalho deveria merecer um pouco mais de respeito e de admiração por parte de quem apoia o Futebol Clube do Porto nas bancadas do Dragão e não só. Até digo mais; estes mesmos que andam a insultar AVB (tal como insultaram Mourinho aquando da sua saída para o Chelsea) deveriam entender a posição que o Treinador tomou.

Falam, e escrevem, criticas carregadas de ódio e de pessimismo como se na sua Vida não aceitassem um convite para uma Vida melhor num espaço diferente e mais lucrativo. Gostam muito de apregoar a velha máxima do nosso Clube “de que os Jogadores passam, mas o Clube fica”, mas não são capazes de perceber isto quando do outro lado da barricada está um Treinador que simplesmente já ganhou tudo o que havia para ganhar. Atitude lamentável, triste e degradante para a imagem do Adepto Portista… Para não dizer hipócrita, porque no inicio da Temporada eram muitos poucos os que acreditavam no André como Treinador do FC Porto.

Já sei que muitos não criticam a saída do Técnico, mas sim o timming da sua saída. Meus caros o Homem esteve de férias e, tal como todos nós, tem todo o cabal direito de se desligar da sua Profissão e de viver as suas férias sossegado. Ou lá por ser Treinador do FC Porto e ter ganho tudo e mais alguma coisa, tem de definir o seu futuro no seu merecido período de descanso?

E depois há algo que muitos poucos Dragões sabem fazer, que é ler os sinais do que vai acontecendo no Reino do Dragão. A saída de Pedro Emanuel (Ex-Jogador e Treinador do FC Porto que manifestou por diversas vezes o seu amor eterno ao Clube) já era demonstrativo de que algo estava para mudar no FC Porto. Como é que um Adjunto que também ganhou tudo e mais alguma coisa iria abandonar o Clube numa altura em que podia acumular ainda mais Títulos ao seu Currículo? Talvez porque já sabia que a saída de AVB era uma realidade.

È por isto que eu defendo que o Futebol deve ser visto com a Razão e não com o Coração, porque o André Villas-Boas não merece este tratamento deplorável por parte de certos sectores da Massa Adepta do Futeb0ol Clube do Porto. E, para terminar, de uma coisa vos garanto; a Direcção do FC Porto não está a dormir na forma e, para além de fazer um excelente encaixe financeiro com a saída de AVB, já tem o Sucessor do "Mestre André" mais do que escolhido e nomeado. Apenas faço votos de que seja Português, sendo que a minha aposta vai para Jorge Costa.

18 comentários:

Anónimo disse...

... Mas então ele não se ia apresentar esta segunda-feira para começar a preparar a pré-época?

Quem dera que fosse mentira, mas já estou descrente e... desiludido, como todos os Portistas, por mais que não se queira.

http://longara.blogspot.com/

Pedro Silva disse...

Caro Armando, eu não estou desiludido mas sim agradecido pelo que AVB deu ao FC Porto enquanto lá esteve.

A Vida no Futebol é assim mesmo, e nós só temos de aceitar as coisas tal como elas são.

Nunca existiu o treinador fiel ao clube do seu coração e não é com AVB que vai passar a haver.

Agora respeito a desilusão de muitos Portistas. Não aceito é que insultem o moço por ter optado por outro campeonato e por dar continuidade á sua carreira.

Grande abraço.

Hugo disse...

O que se critica são as declarações recentes de AVB que nos enganou a todos.
Tratamento deplorável? Querias palminhas e abraços a quem nos abandona assim?
Ao menos o Mourinho foi mais honesto e ainda cumpriu duas épocas

Sakana disse...

ÚLTIMA HORA: VILAS SALTITÃO ENCURRALADO

www.sakanagem69.blogspot.com

Divulguem

Anónimo disse...

é um traidor e um judas. mentiroso. sinto-me um corno.

Santos D. disse...

Parece-me caro The Blue One, que muitos adeptos do Porto ainda não perceberam uma coisa: o "foot-ball" romãntico do amor à camisola já há muito que morreu.
Morreu com a profissionalização do futebol, com os salários milionários que são pagos e com os milhões que são movientados pelas SAD (e já pouco pelos clubes).
Veja que todos os intervenientes são hoje pagos do presidente ao massagista, da estrela da equipa ao roupeiro, do olheiro ao junior.
Porque é que o treionador seria diferente? Ele move-se num mundo em que o dinheiro é que faz mover a engrenagem logo, move-se igualmente pelo dinheiro.
Se juntar a isso, o amor à camisola e os títulos, tanto melhor. Pelo menos até aparecer um clube que lhe pague mais e que lhedê condições para ganhar mais (ou outros) títulos.
Assim, podemos dizer que o AVB acordou da "cadeira do sonho" para a realidade dos milhões do Chelsea.
Resta-nos apenas agradecer-lhe ostítulos e desejar-lhe toda a sorte do Mundo, excepto quando voltar a cruzar-se com o Porto.
Um abraço futeboleiro,
Santos D.

Pedro Silva disse...

@ Hugo

No Mundo do Futebol actual, só é enganado quem quer ser enganado.

O comentário do Santos D dá a resposta nua e crua.

As coisas são o que são e não há nada a fazer. AVB não deixa de ser mais ou menos Portista só porque vai embora do Clube.

O Timming da sua saída é pouco ou nada importante... Anres agora do que a meio da Temporada que está para começar.

Eu não quero que batam "palminhas" nem "abraços a quem nos abandonou", porque para começar ninguém nos abandonou, simplesmente foi um Profissional, que por acaso é adepto do nosso clube, que quis seguir a sua carreira noutro lugar e depois entendo que as pessoas não devem ser hipócritas e que devem aplicar o mesmo tratamento que dão aos Jogadores que não querem estar mais no FC Porto.

Isto de fazer protestos á porta da casa do Homem e de o insultar não tem jeito nenhum, não dignifica a imagem doa Adepto Portista e dá muita lenha para a fogueira dos inimigos do Dragão.

@ Sakana

A parte humorística do seu texto dá para a malta descontrair.

Boa sorte para o seu Atlético.

@ Anónimo

Sinceramente, não vejo razão para se sentir assim tão mal.

O Futebol é assim mesmo e já diz o Povo: "Atrás de uma Serra Alta, há uma ainda mais alta".

@ Santos D.

Subscrevo por inteiro o seu comentário.

Como sempre o meu caro amigo sabe ler e estar no Mundo do Futebol.

É assim que devemos estar com esta saída de Villas-Boas.

É de uma hipocrisia tremenda o que estão a fazer com AVB. O Treinador quer sair, então deixem-no ir e apenas temos de estar gratos por tudo aquilo que ele fez em uma Temporada.

Um grande abraço para si, cumprimentos a todos os outros e um bom S. João.

Hugo disse...

"É de uma hipocrisia tremenda o que estão a fazer com AVB"

Hipocrisia e dizer que se e portista desde pequenino e comportar-se desta forma, sem uma palavra que seja.
E ninguem esta a fazer nada ao AVB.Se fosse noutros sitios, muito pior se passaria.
Mas pronto vejo que admiram esta tipo de comportamentos e os maus da fita sao os adeptos que ainda se ralam com isto.

PS: Desculpem a falta de acentos

P. Ungaro disse...

Boas,

Não acho que o avb deva ser insultado, agredido ou enxovalhado, acho sim é que devemos ter pena de uma criatura que se vende á primeira oportunidade apos jurar amor eterno ao nosso (não dele) clube, mas é vida e os actos definem quem os pratica.

Vamos para a frente porque o PORTO SOMOS NÒS !!!

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

Hugo disse...

A rescisao por fax foi a derradeira prova do fraco caracter de avb. Nem homenzinho foi para dar a cara.

Pedro Silva disse...

@ Hugo

Se está a afirmar que eu concordo com a realidade das coisas e do Mundo em que vivemos, eu apenas lhe digo que não concordo nem discordo.

As coisas são como são e como tal há que seguir em frente e viver a Vida.

Como eu escrevi "Os jogadores/Treinadores passam e o Clube fica".

Agora peço-lhe que seja sincero: O meu caro acreditou mesmo naquela história do sou Portista e vou ficar aqui para sempre no Clube do meu Coração?

Se ainda vivêssemos nos tempos em que o Futebol começou a dar os primeiros passos e em que se publicavam anúncios no Jornal para contratar Treinadores, eu até o percebia, mas nos tempos que correm é me difícil aceitar que o meu amigo tenha acreditado na conversa do Villas.

No programa "Jogo Jogado" da TSF, o Jornalista pergunta a Luís Freitas Lobo o que este achava do amor eterno de Villas pelo FC Porto. Sabe o que este respondeu?

"isto é tudo conversa para agradar a Adeptos. Hoje em dia não existem Treinadores que treinem o Clube do seu Coração e que por lá fiquem eternamente."

E sabe o que ele disse mais?

"Villas-Boas é um profissional e surgindo uma boa proposta para treinar outro Clube este vai de imediato."

A nós Adeptos cabe-nos aceitar isto ou viver na ficção de que ainda existem Jogadores/Treinadores com amor á camisola.

Eu pessoalmente prefiro encarar a realidade e não embarcar nesta do "sou Portista e amo o FC Porto". É a cena que Falcao e Hulk andam a fazer...

Já estou a ver que quando estes forem embora os Portistas vão fazer um protesto á porta da casa destes e começar a insulta-los na Net e não só.

E quer que eu me acredite que Pinto da Costa não sabia com antecedência que AVB ia embora?

Os únicos que não sabiam de nada eram os Adeptos. O mais provavel é PC já ter o Treinador mais do que escolhido e a Época já trabalhada com este novo Treinador.

Quanto ao FAX, penso não estar a dizer asneiras ao afirmar que é necessário que o FC Porto mostre á CMVM por a+b que AVB rescindiu o contrato com o Clube e que o indemnizou por isto.

É que falcatruas e trafulhices só os da 2ª Circular podem fazer.

@ P. Ungaro

"Vamos para a frente porque o PORTO SOMOS NÒS !!!"

Nem mais. Estar a dar importância ao que já não cá está é pura perda de tempo.

Abraço para os dois.

P.S. Hugo não se preocupe com a acentuação, pois estamos todos numa animada conversa e o que interessa é que passemos a mensagem como pudermos e quisermos.

Deacon Blue disse...

Peço desculpa mas o FCPorto pôs ao serviço de um moço toda a sua estrutura com as capacidades reconhecidas que esta tem e apostou nele. Repito apostou nele.
O moço, com qualidade, sabe tirar partido dessa estrutura e valoriza-se confessando de forma repetida o seu amor UNICO ao clube. Apontam-se objectivos ambiciosos desportivos para a nova época e uma semana antes desta começar, o moço manda foder o clube para ir para Inglaterra!

Pelo amor de deus!
Então os principios que o moço andava a defender? não se praticam?

Da mesma forma que critiquei o FCPorto quando foi buscar o Jesualdo ao Boavista, como é que tenho agora que engolir isto?

Eu quero que os milhões se fod?&%am! pois o que me faz feliz são as vitórias desportivas e ver bom futebol do meu FCPorto!

Agora as coisas são assim? então eu com 44 anos sou um romantico!

Peço desculpa pela forma!


Deacon Blue

Pedro Silva disse...

Deacon Blue, o meu caro amigo já é prata da casa e como tal está á vontade para comentar.

Não insultou ninguém e simplesmente resolveu expressar a sua indignação, pelo que não precisa de pedir desculpas.

Sem nenhuma carga de negativismo ou de crítica, eu afirmo que o Deacon é um Romântico. Na Época em que estamos, onde até para se viver é preciso a porcaria do Dinheiro, mandar os Milhões para aquele lado só mesmo um Romântico o pode fazer e dizer.

AVB disse o que manteve os Adeptos felizes e com ele. A simbiose terminou numa li9mpexa total no que a Títulos diz respeito.

Agora foi-se embora e começou um novo ciclo. Por tudo que AVB fez pelo Porto eu deixo o meu muito obrigado.

Agora se outros preferem manda-lo ir aquele lado, isto é lá com eles... Não esperem é que eu aceite isto apesar de respeitar tal atitude.

Grande abraço para si e um Bom S. João.

Duarte disse...

Meu caro The Blue One, é a primeira vez que comento neste blog e, decerto, não será a última. Parabéns pelo vosso trabalho, em primeiro lugar.

Depois, a diferença entre a saída de Villas-Boas e de um outro qualquer jogador - por muito bom que seja - é abissal. E é abissal justamente porque as tarefas de um treinador são completamente diferentes das de um jogador. Villas-Boas era o líder de um projecto. O Miguel Sousa Tavares tem, nesse aspecto, toda a razão quando fala da falta de honestidade do AVB para com os seus próprios jogadores. Villas-Boas terá sido o primeiro a falar com as principais figuras do plantel e a convencê-las a ficar. Depois o que faz é ir-se embora, abandonando o navio e aqueles a quem andou a pedir que ficasse.

Mas o pior da saída de AVB, e o que a torna verdadeiramente reprovável, é o timing. Estamos a uma semana do início da pré-época, supostamente ontem começavam a ser tomadas decisões de fundo, de planeamento. Se o Villas-Boas tinha ponderado ir, devia tê-lo dito logo e tinha saído a seguir à final da Taça de Portugal. Sim, porque o Chelsea está sem treinador há muito tempo. Além do mais, ao sair só agora, Villas-Boas impediu o Porto de fazer outras escolhas que agora são inviáveis, mas que há um mês ou dois estavam em aberto.

Aliado ao timing, vêm as palavras. Neste capítulo, quanto a mim, nem é grave aquilo que Villas-Boas disse. É grave sim, aquilo que não disse e devia ter dito. AVB podia ter vincado bem o seu amor ao clube, mas referir que no futebol há imponderáveis e imprevistos que o poderiam fazer mudar de ideias. A mim bastava-me isto e o meu discurso hoje já seria diferente.

Pedro Silva disse...

Duarte, eu faço os mais sinceros votos de que comente muito mais vezes neste espaço.

Cada Comentário dos Leitores é um reforço da nossa confiança e vontade em nanter o "A Mística Azul e Branca" a funcionar em pleno.

Quanto ao assunto AVB, na minha maneira de ver as coisas, entendo que quem quer sair do FC Porto deve sair de imediato. Pague-se a Clausula de Rescisão e o Treinador/Jogador que se ponha a andar.

É importante manter a estabilidade e tranquilidade no seio do grupo de trabalho, e acho que tal seria de todo impossível se AVB tivesse recusado, ou tivesse sido forçado a recusar, a oferta do Chelsea.

É nesta linha de pensamento que fui buscar o facto comprovado de que se for um Jogador a pedir para sair os Adeptos não fazem este tipo de críticas que roçam o insulto e baixeza de espírito, mas se for um Treinador que andou a temporada toda a passar a mensagem que todos queriam ouvir já tem crise.

Penso eu que um Jogador faz tanta falta como um Treinador. Alias, citando Freitas Lobo, hoje em dia são os Jogadores que fazem os Treinadores e não os Treinadores que fazem os Jogadores. AVB teve um grupo fabuloso sob o seu comando e fez o que fez, se não tivesse um Moutinho, Falcao, A. Pereira e outros acredito que teria feito os serviços mínimos típicos do Professor Jesualdo.

Não vou discordar nem concordar com MST, simplesmente vou contrapor com a opinião de alguém que resolveu ver o caso Villas-Boas de outro prisma: Miguel Guedes disse na Antena 1 que a forma como AVB saiu do FC Porto serve para exorcizar qualquer fantasma do jovem Técnico, o que facilita um pouco o trabalho do seu Sucessor.

Quanto ao Timming da sida de AVB; a Direcção já sabia com mais de um mês de antecedência que este ia para o Chelsea. Alias, eu acredito piamente que foi a Direcção, juntamente com Vítor Pereira, que pediu aos Jogadores para ficarem mais uma temporada.

Estou em crer que AVB não conseguirá levar quase ninguém consigo... A única excreção poderá ser falcao que anda há muito a fazer por sair do Dragão.

Mas pronto, opiniões são opiniões, assim como reacções são reacções. Não percebo o porque de certas reacções e opiniões iradas contra AVB, mas respeito-as e aceito-as.

Cumprimentos e um Bom S. João.

Duarte disse...

Não posso concordar completamente consigo, The Blue One. Preferia perder Falcao, ou Hulk, ou os dois do que Villas-Boas. O André era a cabeça de um projecto, os jogadores "apenas" peças de um xadrez construído por ele, com objectivos e competência máximas. Um ou dois jogadores são substituíveis, por melhores que sejam. É óbvio que se Villas-Boas ficasse com uma equipa sem soluções, não teria sucesso, mas também ninguém falou em vender a equipa inteira.

Quando diz que há jogadores a pedir para sair, é verdade e também é certo que nestes casos a ira dos adeptos é menor. Mas se isso acontece, é justamente porque esses jogadores eram substituíveis se o AVB se mantivesse. Além do mais, nenhum desses atletas é portista, ao contrário do André, o que tem o seu peso. Ouvir jogadores sul-americanos a dizer que querem sair ou a sairem mesmo já é normal, ver um portista fazê-lo - e logo nesta altura - é muito mais triste.

Um bom S.João.

Santos D disse...

Caro The Blue One(esclarecendo a história do fax): para um trabalhador poder rescindir o seu contrato tem de notificar a sua entidade patronal pelos meios legalmente previstos de uma forma que não deixe quaisquer dúvidas quanto à efectiva notificação desta.
O meio mais usual é a carta registada com aviso de recepção o que, no presente caso, atrasaria a rescisão com o Porto e a contratação pelo Chelsea.
O Fax é um meio legalmente permitido para operar a notificação, pelo que nada há a criticar.
Pr outro lado, ficou claro no comunicado do Porto que a SAD, embora nada tivesse recebido formalmente (nem rescisão, nem depósito da cláusula de rescisão, nem tampouco a notificação formal da intenção de rescisão ou accionamento da cláusula) já sabia que a mesma iria acontecer, o que me leva a presumir que o AVB já tinha falado com o PdC.
Santos D.

Pedro Silva disse...

@ Duarte

Eu posso dar-lhe aqui os nomes de alguns Jogadores do nosso FC Porto que quiseram partir e que são Portistas.

Assim de repente lembro-me do Bruno Alves. Não me lembro de os Adeptos terem feito tanto "barulho" quando este disse que queria ir embora do Dragão.

Quanto aos Jogadores insubstituíveis, depende do Jogador e da posição. Quando Lucho nos deixou, foi um 31 para arranjar alguém que trouxesse organização e tranquilidade ao Meio Campo Portista.

Permita-me terminar dizendo que estou muito agradado com os seus comentários. Pode estar descontente com a saída de AVB, mas não colocou uma única vez o "Portismo" deste em causa.

Obrigado pela sua lucidez.

@ Santos D.

Acrescente ao seu comentário que a Lei prevê que o trabalhador em caso de rescisão do contrato tem a obrigação de avisar a Entidade Patronal com 30 dias de antecedência.

Perante tudo isto, é mais do que correcto afirmar que Pinto da Costa já sabia que AVB ia embora e que a preparação da próxima Temporada já foi mais do que planeada com Vítor Pereira.

Grande abraço para os dois e bom S. João.