sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ficou na gaveta

Como é do conhecimento geral, a Liga Portuguesa de Futebol levou várias propostas á Assembleia Geral de Clubes. Entre estas estava a aplicação de medidas muito mais severas aos Clubes cujos Adeptos arremessem objectos para o Campo, e segundo esta mesma medida a punição poderia passar pela interdição do Estádio do Clube cujos Adeptos resolvessem atirar com objectos para o campo.

A meu ver, tal iniciativa por parte da Liga é mais do que necessária e seria o primeiro grande passo que nós Portugueses daríamos rumo á civilização do nosso Futebol. É cansativo, deplorável e degradante ir ao futebol e ter de aturar com as malditas explosões de petardos, ouvir os Adeptos a queixarem-se do arremesso de bolas de golfe, animais, Pipocas e outras coisas para o campo que em nada dignificam o Clube dos Adeptos que praticam ridículo gesto.

Penso que só se tomando medidas extremas é que se conseguirá criar um clima de Paz e de Desportivismo no Futebol Português. A aplicação de x jogos com o Estádio interditado porque os Adeptos arremesaram com qualquer coisa para o campo, ou até mesmo quando estes resolvem andar á pancada com tudo e todos fora do recinto desportivo, seria uma excelente medida e iria terminar de vez com as Guerras de Palavras entre os Dirigentes do Futebol.

Só que tal proposta, que foi amplamente divulgada na altura em que foi tornada pública pelo Presidente da Liga Portuguesa de Futebol, parece ter-se eclipsado… Não se sabe se esta foi aprovada ou reprovada na tal Assembleia Geral de que já aqui falei e, pior ainda, os Dirigentes dos Clubes Portugueses permanecem surdos e mudos perante tal Medida. Em resumo, nada se sabe e nada se fez para não variar.

Pelos vistos tal constitutiva e interessante medida foi colocada numa qualquer gaveta de uma secretária que mais tarde será vendida sem que ninguém se lembre de esvaziar as gavetas. Tal como no Pós EURO 2004, esta foi somente mais uma Proposta para Inglês ver e agora o Adepto que vai ao futebol que continue a aturar os rebentamentos de Petardos, o arremesso de objectos para o campo e as cargas Policiais.

Alias, eu já vi em directo uma frase escrita num dos Muros de um Estádio Português que afirmava orgulhosamente que “a Violência é um Desporto Nacional”. Então se tal coisa é um Desporto Nacional, com tantos Adeptos e com Dirigentes que o parecem apoiar, porque raio de razão vão os Dirigentes do Futebol acabar com ele? Deixem andar… O Povão gosta e mesmo que morra alguém num Estádio de Futebol isto nada importa, pois o que interessa é que todos estejam felizes, entretidos e com os seus interesses bem acautelados (e todos nós sabemos que uma “Guarda de Honra” dá imenso jeito para tudo isto).

1 comentário:

Santos D disse...

Caro The Blue One:
Ao que sei a proposta de interditar os estádios devido ao mau comportamento dos adeptos vingou pelo que estará em vigor na próxima época.
Não será, contudo, o simples atirar objectos para o relvado que ditará a interdição.
Assim, de acordo com a deliberação da Liga, a partir da próxima época, um clube cujo adepto ou simpatizante tenha provocado, por arremesso de objectos passiveis de provocar lesão de especial gravidade nos intervenientes do jogo e que obriguem esse jogo a estar interrompido mais que cinco minutos, serão punidos de imediato com a realização de um a três jogos à porta fechada.
Foi igualmente decidido penalizar fortemente as declarações contra elementos da equipa de arbitragem desde a sua nomeação até à hora do jogo, subindo a penalização para esta infracção cinco vezes.
Poderá ver mais em http://www.lpfp.pt/Pages/DeclaraçãodoPresidentedaLiga.aspx

(curiosamente houve um clube que se absteve na votação final. Adivinhe qual...)
Um abraço e saudações Académicas
Santos D