quinta-feira, 30 de junho de 2011

O Patinho Feio

Parece que finalmente Vítor Pereira definiu a sua equipa Técnica. Rui Quinta (ex Varzim), José Semedo (antigo Jogador do FC Porto), Wil Coort e Filipe Almeida (ex Santa Clara) vão ser os Homens nos quais Vítor Pereira vai depositar toda a sua confiança no que ao treino e preparação da Equipa Azul e Branca diz respeito. Parece ser uma Equipa Técnica ambiciosa e sobretudo jovem, o que poderá fazer renascer a vontade de vencer que André Villas-Boas implementou na Equipa na Temporada anterior.

Naturalmente que o nome que merece um maior destaque é o de José Semedo. O seu passado como Jogador do FC Porto que marcou uma página de ouro do Clube leva-me a destaca-lo dos demais, para além de que o seu trabalho vai ser o mais complicado, pois a este vai caber a sempre árdua tarefa de manter a Mística do Porto e a união do Grupo de Trabalho. Uma tarefa complicada para alguém que era um Patinho Feio nos seus tempos de Jogador.

Confesso que de Semedo recordo-me apenas da sua triste passagem pelo SC Salgueiros, Clube onde acabou por terminar a carreira de Jogador, mas do que me recordo vagamente da sua passagem pelo dragão, é de muitos assobios e pouca compreensão por um Atleta que tinha uma dificuldade enorme em mostrar aos Adeptos o seu Futebol. Ainda hoje quando se fala de Semedo aos Portistas mais velhos, estes descrevem-no da mesma maneira que nós quando nos referimos á pobreza de Jogador que foi o Mariano. Segundo estes, Semedo era uma das cismas de Ivic, e nem o facto de Semedo ter ajudado o FC Porto a ganhar um Campeonato Nacional, uma Supertaça Cândido de Oliveira, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental fazem com que os Portistas tenham boas recordações deste.

Se aliarmos a isto o simples facto de este ser o ano de arranque de Semedo no que ao cargo de Treinador de Futebol diz respeito, leva-me a colocar em causa esta escolha para um Adjunto que se quer como principal Guardião da Mística do Clube Azul e Branco. Tenho um certo receio de que Semedo não consiga conquistar aquilo que em muitos anos de Dragão ao peito não conseguiu conquistar: O respeito dos Adeptos. E tenho também sérias dúvidas de que o Ovarense Semedo consiga impor com sucesso a Paz, Tranquilidade, Respeito e Espírito de União e de Combate no Balneário do Dragão. Se me dessem e escolher um Homem para suceder a Pedro Emanuel como Adjunto, eu teria optado por Paulinho Santos ou até mesmo Capucho, porque estes como Jogadores conseguiram conquistar o respeito e carinho dos exigentes Adeptos Azuis e Brancos, para além de que estes marcaram de uma forma muito positiva uma das várias Páginas de Ouro do Futebol Clube do Porto.

Semedo tem assim uma dura tarefa pela frente, e só no Final desta Temporada que está quase a arrancar é que poderemos dizer se o Patinho Feio se transformou num Belo Cisne. Até lá, vamos indo e vamos vendo como dizia a minha Falecida Avó.

9 comentários:

rogério paulo almeida disse...

Meu caro, não ficaria de bem comigo mesmo se deixasse de comentar algumas passagens que aqui li no seu post.

Não vou sequer dizer que os comentários feitos sobre Semedo, enquanto jogador, são deselegantes e despropositados. Direi simplesmente que são completamente absurdos e enviesados. De qualquer forma, o autor, ao confessar que apenas se recorda de Semedo enquanto jogador do Salgueiros, reflecte de forma clara que não conhece nem nunca o conheceu, enquanto nosso jogador.

A comparação com Mariano, nos termos em que a colocou ("pobreza de jogador"), é totalmente absurda.

Semedo integrou o plantel sénior do Porto ainda júnior, com Pedroto/Morais, em 1983/84. Foi aposta de Artur Jorge, como titular, a partir de 1985/86. E desde aí só deixou de o ser quando as lesões demoradas começaram regularmente a surgir. Foram dez anos na equipa principal. Jogador de classe, esclarecido tacticamente, lúcido, técnico, fino no toque de bola, bom cabeceador. Um senão, era fisicamente frágil. Jogava também em qualquer posição, e com qualidade.

Patinho feio e mal amado, sim, é verdade, de forma incrivelmente injusta. E ao ler este post, no mínimo deselegante, vejo que ele continua e continuará a ser.

Semedo mereceria um pouco mais de respeito e sobretudo de conhecimento sobre quem realmente ele foi e do contributo que teve e deu para as conquistas do nosso Clube. Fomos, por exemplo, várias vezes Campeões Nacionais com Semedo indiscutivelmente titular da equipa.

Pedro Silva disse...

Caro rogério paulo almeida, antes de mais permita-me que lhe diga que a única coisa de deselegante aqui é o seu comentário pois este passa uma ideia de rebaixamento de uma opinião de alguém que tem todo o direito de a dar.

A minha opinião sobre o Semedo como Jogador baseia-se simplesmente naquilo que Portistas mais velhos me foram contando, pois como escrevi só me lembro de ver o Semedo a jogar no Salgueiros, pois quando passei a interessar-me mais pelo Futebol o José já estava de saída.

Eu não o comparei a Mariano nem nunca disse que este tinha sido igual a este nos seus tempos de Jogador. Simplesmente disse que as criticas que os Portistas mais velhos faziam ao Semedo são parecidas com as que fazíamos ao Mariano enquanto este esteve no FC Porto. Muita atenção a este porme4nor.

Continuo a dizer que o Semedo não é com toda a certeza a pessoa que eu escolheria para o desempenho da função para que foi nomeado por entender que existem, actualmente, pessoas com mais aptidão para o cargo, mas também não escrevi que o queria de lá para fora. Pelo contrariou, dou o beneficio da duvida ao Semedo e faço votos de que tudo corra bem.

Cumprimentos "deselegantes".

rogério paulo almeida disse...

Bom, se a ideia que meu comentário transmitiu foi de um "rebaixamento" relativamente à sua opinião como também ao direito em tê-la, com toda a certeza então ele está muito aquém da ideia de "rebaixamento" que o seu post transmite para com Semedo, enquanto nosso jogador.

Ao dar no seu post cobertura a essas críticas pré-concebidas que os tais "mais velhos" lhe transmitiram sobre Semedo, nomeadamente, na opinião deles, a falta de qualidade e "pobreza" enquanto futebolista e, ao não contrariar essas mesmas ideias, está, implicitamente, a concordar com elas.

Pela minha parte, tendo acompanhado a carreira de Semedo desde 1984, mas não fazendo parte desses "mais velhos", tenho uma opinião bem mais positiva e "elegante" sobre o referido atleta.

Quanto à questão de Semedo fazer a partir desta época parte da equipa técnica do Clube, não emiti qualquer opinião. De qualquer forma, tanto o nosso treinador, como sobretudo o nosso Presidente, serão pessoas mais avalizadas do que qualquer um de nós, sendo que Vítor Pereira, mais do que ninguém, quererá provar a sua qualidade e garantir o sucesso do Clube.

E sim, no que toca a ideia transmitida sobre Semedo enquanto jogador, o post é bastante deselegante e injusto.

Cumprimentos.

Pedro Silva disse...

Caro amigo Rogério, vamos lá a ver se nos entendemos porque me parece que está aqui a haver um grande problema de interpretação.

Diga-me, por favor, onde é que neste texto que estamos a comentar eu rebaixei o Semedo enquanto Atleta do nosso FC Porto?

Como é que eu poderia ter feito tal coisa se não o vi a jogar senão nos seu final de carreira?

Tenha santa paciência, mas eu não fiz tal coisa simplesmente porque não vi o Semedo a jogar. E se há cosia que não faço é opinar sobre o que não sei.

Não estará o meu caro amigo a ser injusto comigo?

"Ao dar no seu post cobertura a essas críticas pré-concebidas que os tais "mais velhos" lhe transmitiram sobre Semedo, nomeadamente, na opinião deles, a falta de qualidade e "pobreza" enquanto futebolista e, ao não contrariar essas mesmas ideias, está, implicitamente, a concordar com elas."

Tenha algum cuidado com o que escreve, pois alguns destes Portistas mais velhos são meus familiares e eu recorri a estes para que me dessem uma visão do que sentia a população Azul e Branca na altura em que Semedo jogou nas Antas. E eu parto do princípio que não me estão a mentir até porque os conheço muito bem.

E quem disse que eu concordava com eles? Eu escrevi alguma linha em que afirmava que Semedo era um mau Jogador?

Ou será que eu disse simplesmente que Semedo, como Jogador, nunca conseguiu conquistar a simpatia da maioria dos Adeptos Portistas?

Por favor leia o texto com atenção e vai perceber como está a ser "deselegante" e "injusto" com a minha pessoa.

"Quanto à questão de Semedo fazer a partir desta época parte da equipa técnica do Clube, não emiti qualquer opinião. De qualquer forma, tanto o nosso treinador, como sobretudo o nosso Presidente, serão pessoas mais avalizadas do que qualquer um de nós, sendo que Vítor Pereira, mais do que ninguém, quererá provar a sua qualidade e garantir o sucesso do Clube."

E este facto não me dá o direito de questionar livremente as opções de Pinto da Costa e Vítor Pereira?

Que eu saiba vivemos em Democracia e cada um tem direito á sua livre opinião e a expô-la como quiser.

Cumprimentos e comente mais vezes, pois fazem falta tértulias desats.

rogério paulo almeida disse...

Caro amigo, não precisarei ter "cuidado" com o que escrevi pois não fui mal-educado com ninguém. Limitei-me a emitir a minha opinião sobre o post e algumas passagens nele contido. Opinião que, embora não sendo "habitué" deste espaço, muito menos seu "dono", acaba por ser tão válida como outra qualquer, e não vai de encontro nem tem o mesmo sentido daquela das pessoas a quem recorreu para a sua elaboração.

O teor do post, sendo próximo ou não à sua opinião, tendo sido transmitido ou não por terceiros, vai num sentido claro de depreciação a um atleta que foi um dos mais preponderantes durante algumas épocas a fio.

Estarei a ser injusto consigo? Poderei até estar... no entanto, tanto eu como os restantes leitores, ao lerem o texto, irão focar-se concretamente nas ideias transmitidas sobre "Semedo"... e a minha opinião é que, enquanto jogador do nosso Clube, são profundamente injustas.

Abraço

Pedro Silva disse...

Amigo Rogério, peço-lhe que não fique com a ideia errada de que lá por eu ser um dos membros do Blog, todos os que aqui escrevem e comentam tem de aceitar a minha opinião.

Muito pelo contrário!!! Se eu quisesse impor a minha opinião aos outros, simplesmente nem criava a Caixa de comentários.

Eu respeito e aceito a sua opinião. Aliás eu não consigo perceber como é que um Jogador como o Semedo que ganhou o que ganhou ao serviço do FC Porto foi tão mal amado no nosso Clube.

E o meu texto baseou-se nesta relação difícil entre os adeptos e o Semedo Jogador para dar a entender que, a meu ver, o José vai ter um trabalho imenso como Treinador Adjunto.

Daí que eu tenha dito que, na minha opinião, existiam outros ex jogadores do nosso porto que dariam outra segurança.

Mas também acredito no Semedo, e estou á espera que este faça um bom trabalho numa Temporada que se avizinha muito complicada ou não estivessem as expectativas muito elevadas.

Apareça mais vezes aqui no Mística. Sempre que puder terei imenso prazer em trocar ideias consigo, pois é para isto que existe o Mística.

Aquele abraço.

Santos D disse...

Caro The Blue One:
Recordo bem o Semedo como jogador do Porto. Era um jogador tecnicamente muito evoluído e ambidextro (fintava, rematava e passava com ambos os pés, e tinha um excelente jogo de cabeça).
Recordo que tacticamente (e sabe como aprecio os aspecto táctico do jogo)era excelente.
Na transição dos júniores para os séniores, o Semedo deixou de ser extremo (onde era conhecido como "A Gazela" pela sua velocidade) passando a médio. Creio que jogava na "posição 8", em que o jogo do porto passava quase todo por ele.
O Pedroto que o lançou em 83/84 via nele um futuro sucessor de Sousa (de quem dizia ser o jogador português mais completo). Tinha outra característca importante: nunca virava a cara à luta. Se os jogos tinham 90' era para se jogar TODOS os 90' com a mesma garra e empenho.
Infelizmente o Semedo sofria daquilo que nós chamávamos o "complexo das Antas": fora de casa fazia exibições fantásticas; nas Antas as coisas não lhe corriam bem, muito por força da incompreensão dos adeptos caseiros que o assobiavam mal perdia uma bola (mesmo que antes tivesse feito 1 assistência, recuperado um sem número de bolas e marcado um golo).
E não foi só com Ivic (recentemente falecido) que o Semedo jogava sempre; também era primeira escolha do Rei Artur Jorge, do Carlos Alberto Silva, e dos demais treinadores que de 83/84 a 92/93 treinaram o Porto.
se não me engano, em 93 ele teve uma lesão muito grave e nas 2 últimas épocas no Porto quase não jogou. Tentou relançar a carreira no Salgueiros mas foi apanhado nas malhas do dopping. Com a honestidade e a frontalidade que sempre teve, assumiu o erro e terminou sem glória uma carreira recheada de êxitos e sacrifícios em prol do seu clube do coração.
Um abraço e Saudações Académicas
Santos D.

Pedro Silva disse...

"Infelizmente o Semedo sofria daquilo que nós chamávamos o "complexo das Antas": fora de casa fazia exibições fantásticas; nas Antas as coisas não lhe corriam bem, muito por força da incompreensão dos adeptos caseiros que o assobiavam mal perdia uma bola (mesmo que antes tivesse feito 1 assistência, recuperado um sem número de bolas e marcado um golo)."

Caro SantosD, é precisamente neste ponto que eu quero tocar e analisar.

Se o Semedo, apesar de ter sido o Jogador que foi, nunca conquistou o respeito dos Adeptos Portistas, como vai ele ser o Guardião da Mística do FC Porto?

É uma pergunta para a qual só terei a resposta quando o Dragão começar a jogar. Até lá mantenho as minhas manifestas dúvidas sobre o Semedo como "Adjunto".

Grande abraço.

Santos D disse...

Caro The Blue One:
Como disse ontem o Semedo encarnou, enquanto jogador do Porto, a mística do Dragão, apesar da incompreesão de alguma massa adepta (provavelmente demasiado exigente).
Assisti a inúmeros jogos do Semedo nas Antas e fora e por isso sei do que falo.
O problema dele não foi convencer a massa adepta na globalidade mas sim uma parte dela que não lhe perdoava o mínimo erro, ao passo que a outros tudo perdoava.
Recordo que o Semedo já fazia parte da equipa do Porto que venceu a Liga dos Campeões em '87 (fez 7 jogos nessa época e 21 na seguinte).
Na relação com a massa adepta o Semedo fazia lembrar como refere o Mariano, tal como fazia lembrar o mesmo jogador no que se refere ao empenho.
Deve-se recordar o que um dia escrevi no futebolar acerca do mariano: que tinha pormenores interessantes, muito empenho e garra, mas que isso não era, a meu ver suficiente para fazer parte do plantel do Porto. Com o Semedo digo-lhe sem assombros que foi um dos melhores jogadores portugueses que vi jogar no Porto e não tenho dúvidas que tinha o "espírito do Dragão" numa altura em que ainda se não falava em "Dragões".
Permita-me recoradr uma pequena hitória que se passou na mítica época de '87, num jogo da Taça dos Campeões que viríamos a vencer:
Na segunda eliminatória, depois de termos despachado o Rabat Ajax de Malta por 10-0 nas duas mãos (9-0 em vila do Conde (se não me engano por o estádio das Antas estar em obras) defrontamos a equipa do Vitkovice (da então Checoslováquia). Na primeira mão, perdemos 1-0 e na segunda, à passagem da meia hora já vencíamos por 2-0 (golos de André e Celso). O jogo contudo estava renhido e os checos criavam oportunidades. Entretanto o Futre, falhou de seguida 2 ou 3 oportunidades flagrantes. Na Bancada, sucediam-se as críticas ao miúdo e surgiam volta e meia assobios. Atrás de mim, um adepto insultava o Futre dizendo que devia regressar ao Sporting e que de lá nunca devia ter saído.
Aos 82' o Futre marcou o golo da tranquilidade (e com ele o Viktovice) afundou-se) e o mesmo adepto já gritava que o futre era o melhor do mundo (e arredores acrescento eu). Recordo que este adepto, após o golo, dizia "Eu sempre disse que este puto ia longe" e "Eu nunca deixei de acreditar nele".
Como vê, eram estes adeptos que assobiavam o Semedo ao primeiro erro mas raramente lhe aplaudiam os acertos . Afinal era para isso (os acertos) que o semedo estava em campo.
Por isso, não duvide que apesar de incompreendido pelos adeptos, o Semedo saberá transmitir aos jogadores a Mística do Dragão.
Um abraço e Saudações Académicas,
Santos D