sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Á conquista da 2ª Supertaça Europeia

Diz o Povo que não há duas sem três e a verdade é que hoje os Dragões tentarão pela 3ª vez conquistar novamente a Supertaça Europeia, algo que nunca conseguiram com José Mourinho que levou os Portistas á conquista da Taça UEFA e da Liga dos Campeões. Valência e AC Milan foram os Srs. que impediram que o Futebol Clube do Porto pudesse hoje conquistar este prestigiado troféu pela 4ª vez.

Desta vez o adversário dá pelo nome de FC Barcelona e é somente o actual Campeão Europeu a quem muitos apelidam de Melhor Equipa do Mundo. E não é por acaso que a Equipa Catalã tem este estatuto pois o seu futebol robotizado encanta qualquer um em qualquer parte do Mundo onde se goste de Futebol. Xavi, Iniesta, Abidal, Fabregas, Dani Alves, Iniesta, David Villa são apenas algumas das estrelas que estão sob o comando do Maestro Lionel Messi. Este Barcelona é sem sombra de dúvida uma Equipa de respeito cuja maioria dos Jogadores já se conhece desde os tempos da Formação.

Contudo não existem equipas imbatíveis e este Barça tem falhas que devem ser aproveitadas por Vítor Pereira e seus pares. Das observações que o Técnico Portista tem feito ao Barcelona de certeza que este reparou que o Barça joga sempre da mesma forma, pois os seus Jogadores jogam de olhos fechados uma vez que já estão tão rotinados entre si e a Defesa Catalã é o elo mais fraco ou não fosse Victor Valdés um Guardião de qualidade mediana e tanto Piqué como Carles Puyol não poderão jogar por estarem lesionados.

Para o FC Porto derrotar este Barcelona de Pep Guardiola terá de fazer muita pressão sobre o portador da bola, evitar as diagonais que os extremos do Barcelona fazem tão bem e os Jogadores Azuis e Brancos não devem nunca entrar no jogo individual e na finta (este recado é dirigido especialmente ao Hulk). A cabeça dos Jogadores deve manter-se sempre fria aconteça o que acontecer, pois á mínima distracção o Barcelona aproveitará para marcar golo e selar o jogo.

Também é importante que o Futebol Clube do Porto mantenha o seu sistema táctico e não embarque numa táctica defensiva com autocarros e carrinhas em frente á baliza. José Mourinho só por uma vez conseguiu fazer isto com resultado positivo e quando o fez com o seu Real Madrid saiu vergado a uma copiosa derrota de 5 a 0. Este Barcelona não pode ter bola e não será com bola para a frente e Hulk que resolva que se vai fazer frente aos Espanhóis.

Vítor Pereira chamou Cristian Rodríguez e Defour para este histórico encontro da Supertaça Europeia. O Extremo e o Médio entram para os lugares de Alvaro Pereira e Walter. Rafa e Alex Sandro deram continuidade aos respectivos programas de recuperação (treino integrado condicionado para o primeiro e tratamento para o segundo).

Lista de Convocados: Bracali, Helton, Fucile, Maicon, Otamendi, Rolando, Sapunaru, Belluschi, Defour, Fernando, Guarín, João Moutinho, Souza, Cristian Rodríguez, Djalma, Hulk, Kleber e Varela.

Tendo em consideração que Vítor Pereira não deverá alterar em nada o onze que tem garantido vitórias nas Competições Internas, é de crer que mais logo o FC Porto vá entrar em campo com o seguinte onze (sistema táctico 4x3x3):

- Helton, Sapunaru, Rolando, Otamendi, Fucile, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Varela, Hulk e Kleber.

O FC Porto defronta hoje o FC Barcelona, às 20h45 locais (19h45 em Portugal Continental), no Estádio Louis II, no Mónaco e esta partida pode ser seguida em directo aqui no Mística.

Uma comentário final sobre o sorteio da Liga dos Campeões para dizer que os Dragões tem muitas possibilidades de passar o fase de grupos em 1º. Shakhtar Donetsk (Ucrânia) e Zenit S. Petersburg (Rússia) serão com toda a certeza as equipas que darão muito mais trabalho uma vez que são equipas de grande valor e estarão muito mais adiantados no que a jogos diz respeito uma vez que os Campeonatos no Leste Europeu arrancam muito mais cedo do que o Campeonato Português. O APOEL Nicósia (Chipre) já é um velho conhecido dos Portistas e basta que os Dragões não os subestimem para que esta equipa não dê muitos problemas.

Sem comentários: